Gestão Financeira
Ferramentas de gestão financeira para facilitar o seu dia a dia

Ferramentas de gestão financeira para facilitar o seu dia a dia

Rodrigo Kratzer

Rodrigo Kratzer

As finanças de uma empresa são a espinha dorsal de qualquer negócio. Saber, por exemplo, a previsão de entradas e saídas dos próximos meses pode ajudar gestores a tomarem decisões que tragam bons resultados. Para isso, é fundamental contarem com as informações certas, e é aí que entram as ferramentas de gestão financeira.

Em um ambiente cada vez mais data-driven, analisá-las significa munir-se de dados confiáveis que conduzirão a empresa a alcançar um bom desempenho. Além disso, as ferramentas ajudam os profissionais da área a organizarem a rotina financeira.

Quer conhecer quais ferramentas são essas? Continue lendo este artigo!

Quais são as principais ferramentas de gestão financeira?

A gestão financeira está relacionada com o planejamento estratégico, a organização e o controle das finanças de uma empresa. Ela cobre diversas tarefas e responsabilidades, e as ferramentas a seguir ajudam a melhorar a rotina e a tomada de decisão:

Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa possui uma das informações financeiras mais importantes para as empresas. O objetivo em gerenciá-lo é garantir que o caixa da organização tenha dinheiro para arcar com as contas atuais e futuras. Estas últimas podem ser verificadas com a projeção do fluxo de caixa.

É também analisando esta ferramenta de gestão financeira que os profissionais da área financeira conseguem fazer um prognóstico dos eventuais excedentes ou escassez de caixa. Da mesma maneira, verificam quais atividades sendo conduzidas pela empresa demandam mais recursos.

Por isso, tenha em mente que dominar o fluxo de caixa é utilizar suas informações como uma bússola para o futuro da empresa. É, também, uma maneira de agir com prudência.

Dica: o controle do fluxo de caixa é igualmente importante para ter eficiência nos pagamentos. Abordamos mais o tema neste artigo.

Planejamento Orçamentário

O planejamento orçamentário é extremamente útil para planejar as finanças e, em seguida, monitorar se as operações estão de acordo com o plano.

A ferramenta é do mesmo modo importante para projetar quanto dinheiro será necessário para iniciativas de negócios como, por exemplo, contratação de novos funcionários e investimentos em softwares. Em outras palavras, o planejamento orçamentário fornece dados financeiros importantes para tomadas de decisão.

Controle de Custos

Com esta ferramenta de gestão financeira os profissionais analisam se a empresa gasta de forma eficiente ou se os investimentos possuem baixo ROI. Além disso, eles avaliam se os valores cobrados por serviços e produtos condizem com a realidade da organização.

A ferramenta é usada ainda para analisar a evolução das vendas, do lucro, dos custos e do capital investido nos serviços e em linhas de produtos.

Para realizar o controle de custos, certifique-se de verificar todos os custos e despesas, bem como as variações entre custos previstos e reais.

Conciliação Bancária

Serve para comparar os dados das entradas, saídas e saldos da empresa com as informações provenientes da movimentação bancária. O objetivo é conferir se as entradas e saídas registradas conferem com os registros bancários.

A conciliação é uma ferramenta de gestão financeira importante para qualquer negócio, em especial para aqueles com grande volume de transações, como os marketplaces.

Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial (BP) é uma ferramenta que serve para mostrar a saúde de um negócio em um determinado período. Funciona como uma fotografia da posição financeira de uma empresa em um momento específico. Geralmente, é analisado após cada trimestre, seis meses ou um ano.

O balanço patrimonial tem duas categorias principais: ativos e passivos. Os primeiros referem-se ao dinheiro em caixa, contas e notas a receber, imóveis, equipamentos e veículos. Já os segundos dizem respeito às contas a pagar, aos salários e contribuições e dívidas de longo prazo.

A análise do BP permite um levantamento das finanças, proporcionando ao gestor e sua equipe segurança para saber a posição da empresa em termos contábeis, financeiros e econômicos. Além disso, o resultado do balanço patrimonial mostra o patrimônio líquido da empresa.

DRE – Demonstração de resultados do exercício

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) apresenta um mapa da real situação da empresa. Trata-se de um relatório essencial para saber se o negócio teve lucro ou prejuízo. Para isso, esta ferramenta de gestão financeira considera a receita, os custos, tributos e lucro.

O DRE é criado com as informações do regime de competência, o qual registra um evento na data do fato gerador. A análise deste demonstrativo permite também que os resultados da empresa sejam comparados com outras semelhantes.

Qual a importância delas?

A “maioria das empresas no país não dura 10 anos, e 1 de 5 fecha após 1 ano”, segundo esta matéria. Uma das principais causas da mortalidade dos negócios no Brasil é a falta de planejamento e controle financeiro.

As ferramentas de gestão financeira são, portanto, essenciais para garantir a eficiência e eficácia de empresas de todos os portes e de qualquer segmento. Utilizá-las, como vimos, significa ter um melhor controle das finanças e melhor capacidade para se preparar para o futuro.

Em suma, graças a elas os gestores da área de finanças e suas equipes têm em mãos dados importantes para garantir a sustentabilidade financeira de seus negócios. Elas são igualmente imprescindíveis para que as organizações cresçam com segurança.

Soluções tecnológicas para auxiliar a gestão financeira

É certo que as ferramentas que vimos são essenciais para tomadas de decisão.

Contudo, no que diz respeito a facilitar a rotina financeira, auxiliar a gestão e ganhar em escala, eficiência e segurança, é importante entrar na transformação digital e contar com a ajuda da tecnologia.

A seguir, separamos três soluções tecnológicas desenvolvidas pela Transfeera, uma fintech Open Banking de pagamentos que vem ajudando mais de 250 empresas no Brasil com as soluções de pagamentos, validação de contas bancárias e recebimentos via Pix. Confira:

Automação de pagamentos

A Transfeera pensou em uma solução para automatizar a rotina das empresas que fazem muitas transações financeiras para diferentes recebedores em diferentes bancos e que, além disso, precisam de uma ferramenta que as ajude a crescer sem perder a segurança.

Com a automação do fluxo de pagamentos, é possível realizar transações de transferências bancárias muito mais baratas comparadas àquelas realizadas por bancos tradicionais.

Outras funcionalidades incluem:

  • Todos os pagamentos em um único lugar;
  • Indicadores, números e relatórios sempre à mão;
  • Extrato no período desejado;
  • Pagamentos em lote;
  • Integração com o ERP financeiro.

Validação bancária

O validador de contas bancárias faz a verificação automática dos dados cadastrados, evitando erros, estornos e possíveis fraudes em transações bancárias futuras.

O serviço é disponibilizado por meio de API, que verifica a autenticidade dos dados bancários dos favorecidos antes das transações financeiras. Assim, o sistema somente realiza uma transferência após verificar se os dados estão corretos.

Essa verificação evita que o dinheiro vá para uma conta diferente ou mesmo inexistente, consequentemente eliminando os estornos. A solução de validação bancária da Transfeera verifica também as chaves Pix, garantindo um processo de pagamentos mais eficiente também para pagamentos instantâneos.

Pix

Para ganhar ainda mais agilidade e eficiência na hora de receber de seus clientes, a solução Pix da Transfeera automatiza a rotina de recebimentos via Pix.

Com a ferramenta, os pagamentos e recebimentos são realizados em um só lugar, sem que para isso o financeiro precisa entrar no Internet Banking. Ou seja, a equipe controla todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa diretamente no ambiente financeiro.

O sistema também envia um alerta na API a cada nova entrada de valor na conta. Da mesma maneira, envia, em tempo real, o comprovante de recebimento. A solução ainda permite a emissão de QR Codes estáticos ou dinâmicos para fazer cobranças com Pix.

Como você viu, as três soluções tecnológicas podem facilitar a rotina financeira da sua empresa. Com elas, você e sua equipe deixam de se preocupar com questões mais operacionais e focam em analisar as ferramentas de gestão para trazer mais resultados à empresa.

Então, aproveite que está aqui e conheça a plataforma de pagamentos da Transfeera.

Banner Três cases de sucesso com o Pix

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!