Gestão Financeira
Como fazer conciliação bancária de Pix?

Como fazer conciliação bancária de Pix?

O Pix é um método de pagamentos que conquista cada vez mais espaço na rotina financeira de uma empresa. Como consequência, o volume das transações feitas através dele também cresce dia após dia, criando a necessidade de um gerenciamento efetivo dos recebimentos e pagamentos realizados com a ferramenta. Você sabe como fazer conciliação bancária de Pix?

Em resumo, a conciliação bancária consiste no processo que compara o extrato da conta corrente de sua empresa com o controle interno das finanças.

O objetivo final dessa atividade é acompanhar a entrada e saída de capital em um determinado período de tempo.

Sem utilizar esse método, o gestor pode se confundir no meio de tantas transações que são comuns no cotidiano de uma empresa, resultando em problemas na organização do setor.

E justamente por envolver diretamente o fluxo de caixa da empresa, a realização de uma conciliação bancária é fundamental para a saúde financeira do negócio permanecer estável.

Mas afinal, como inserir o Pix nesse procedimento?

Nesse artigo, iremos te ensinar como fazer a conciliação bancária de Pix de forma otimizada, dinâmica e segura. Siga a leitura!

Conciliação bancária de Pix: como fazer?

Você sabia que o Pix pode dinamizar a realização de sua conciliação bancária?

Em síntese, o funcionamento é simples, rápido e muito intuitivo. Tudo isso utilizando apenas a chave (que pode ser CPF, CNPJ, número de telefone, e-mail ou chave aleatória) do destinatário ou um QRcode.

É importante lembrar que outros métodos de transferência (como TED e DOC, por exemplo) podem demorar para cair na conta da empresa, atrasando a conciliação bancária. Nessas transferências, por exemplo, o usuário fica limitado a fazer suas transações apenas em horários específicos. Além disso, o sistema não funciona nos fins de semana.

Por ser uma transação instantânea, o Pix torna mais fácil o processo de conferir e registrar todas as atividades econômicas do negócio sem a necessidade de esperar a confirmação de pagamento ou recebimento, ou seja, esse fato dinamiza a aferição do responsável e o controle bancário, trazendo um serviço mais ágil que poderá ser feito em tempo real.

Nesse cenário, concluímos que um exemplo fácil de como fazer conciliação bancária de Pix é utilizar o auxílio de inovações tecnológicas que garantem um processo de recebimentos mais organizado e intuitivo.

A plataforma ContaTransfeera para receber garante que sua rotina de transações por Pix seja muito mais otimizada, permitindo que você tenha um maior controle do fluxo financeiro e da conciliação bancária de sua empresa.

A solução faz com que os recebimentos Pix sejam organizados em um mesmo lugar, facilitando a checagem de informações. Além disso, a plataforma envia notificações a cada transação realizada, o que permite que o gestor tenha um maior controle de sua conta.

Por que a conciliação bancária é importante?

Em primeiro lugar, devemos ressaltar que a conciliação bancária é uma ferramenta fundamental para um funcionamento pleno das operações financeiras do negócio.

Logo, podemos afirmar que ela é uma das principais bases para a saúde econômica de qualquer empresa.

Esse é um processo que permite organizar todas as entradas e saídas de capital, garantindo que o fluxo de caixa esteja sempre atualizado.

Para realizar a conciliação bancária, o gestor deve adotar em sua empresa uma rotina de acompanhamento diário do setor financeiro.

Em outras palavraas, todas as atividades econômicas (recibos, extratos bancários, notas fiscais, comprovantes de pagamento, transferências, depósitos, etc) precisam ser registradas.

Como consequência dessa organização realizada de maneira bem feita, o gestor terá um controle mais amplo de toda a situação econômica da empresa.

Através desse acompanhamento, será possível encontrar falhas operacionais, gargalos ou visualizar novas oportunidades de negócio baseadas nas informações obtidas pela conciliação bancária.

Além desses benefícios, a conciliação bancária também garante relatórios financeiros e gerenciais sempre atualizados e precisos.

Consequentemente, as obrigações tributárias também entram nesse cenário, facilitando que a empresa permaneça em dia com os impostos.

Por fim, ignorar a conciliação bancária pode desregular profundamente o controle financeiro do negócio.

Em outras palavras, o gestor pode encontrar problemas em cumprir obrigações com empréstimos, financiamentos ou pagamentos de parcelas, visto que esses documentos podem passar despercebidos sem uma conferência periódica.

Benefícios da conciliação bancária automática

Nesse artigo, vimos como fazer a conciliação bancária pode ser positivo para o dia a dia das empresas. Mas afinal, como esses benefícios podem ser demonstrados na prática?

A Revolução Digital trouxe diversas facilidades para a sociedade no geral. Como não poderia ser diferente, o universo dos negócios foi muito beneficiado pelas inovações tecnológicas das últimas décadas.

Em seguida, separamos cinco pontos que comprovam a importância da realização de uma conciliação bancária automática.

Relatórios financeiros assertivos

Manter uma gestão financeira operante é um dos desafios mais difíceis para as empresas. Afinal, analisar manualmente um volume massivo de documentos é uma tarefa minuciosa que pode ocasionar em erros.

Sendo uma opção útil para acabar com os problemas nos relatórios financeiros é adotar a conciliação bancária automática. 

Esse sistema, além de auxiliar no acompanhamento de entradas e saídas de capital, também pode fornecer relatórios mais assertivos sobre o cenário financeiro de seu negócio.

Com essas informações, será possível identificar gargalos e reagir de forma mais ágil logo no primeiro sinal de problemas como fraudes ou inconsistência de dados.

Maior gestão do fluxo de caixa

Falhas na gestão do fluxo de caixa também são problemas enfrentados por muitas empresas.

Para diminuir essas adversidades o recomendado é que você opte por um software de conciliação bancária automática.

Através desse sistema, o gestor poderá examinar com maior precisão a gestão do fluxo de caixa. Todas as informações referentes ao capital que entra e sai serão disponibilizadas de forma mais clara, sem erros.

Otimização do trabalho em equipe

Um dos principais benefícios da conciliação bancária automática é permitir que os colaboradores possam otimizar suas tarefas e percam menos tempo realizando atividades mais burocráticas.

Assim, eles poderão focar em trabalhos mais estratégicos que pedem o know-how exclusivamente humano.

Como consequência, a empresa observará melhorias nos resultados e na produtividade do time de funcionários.

Segurança Financeira

Por fim, um sistema de conciliação bancária permite que haja um planejamento financeiro mais efetivo e seguro dentro da empresa.

No setor financeiro, qualquer informação errada ou falha em algum relatório pode trazer profundos prejuízos para os negócios.

Afinal, estamos falando de um campo da empresa que trabalha com números. Todo erro é suficiente para causar algum tipo de problema com clientes e colaboradores.

Dessa forma, a solução garante que todas as informações sejam reunidas de maneira correta, sem risco de envios para contas erradas.

Ganhe tempo e eficiência com as soluções da Transfeera

Para potencializar a produtividade do setor financeiro, adotar soluções tecnológicas que automatizam atividades mostra-se como uma alternativa viável para as empresas.

Nesse cenário, a Transfeera oferece duas soluções ideais para você organizar as finanças da instituição.

A Plataforma de Recebimentos Transfeera tem como foco automatizar as rotinas de recebimentos por Pix, facilitando o seu processo de conciliação bancária e, consequentemente, melhorando o controle do fluxo da empresa.

Tudo isso pode ser observado a partir de cases de clientes Transfeera, que observaram um crescimento de faturamento e otimização da gestão, desde o início da aplicação da solução no seu negócio.

Pay 4 Fun

A Pay4Fun, plataforma de pagamentos online, esbarrava em uma problemática com a manualidade dos processos financeiros, o que acabava resultando em erros operacionais e, consequentemente, em prejuízos.

Com o auxílio da plataforma de recebimentos Transfeera, a Pay4Fun ganhou mais eficiência operacional e agilidade nos processos financeiros, somatizando um total de 17 mil pagamentos por mêss, cerca de R$ 14 milhões, apenas em julho do último ano. Confira o case

Psicologia Viva

A Psicologia Viva, maior plataforma de psicologia da América Latina, utilizou a plataforma de pagamentos para suprir as demandas exigidas pelo crescimento das atividades. Como resultado, a startup hoje paga todos os seus psicólogos na mesma plataforma. Além disso, a Transfeera reduziu em 77% o valor mensal gasto pela Psicologia Viva em taxas para os grandes bancos. Confira mais esse case de sucesso! 

Dinamize a rotina das suas contas a pagar

A Plataforma de Pagamentos Transfeera tem como principal objetivo dinamizar as rotinas de contas a pagar. Tudo isso para garantir que você e sua equipe possam focar exclusivamente nos negócios. As vantagens da solução são:

  • pagamentos em um único lugar;
  • Possibilidade de realizar pagamentos em lote;
  • Produção de relatórios e indicadores sobre as atividades financeiras de seu negócio;
  • Comprovante de pagamentos na palma da mão.

Quer saber mais sobre o crescente papel do Pix no cotidiano das empresas?

Nesse material, separamos um guia completo do Pix para negócios. Acesse o link e baixe gratuitamente o conteúdo.

Banner Guia completo do Pix para empresas: tire suas dúvidas e comece a usar!

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!