A Transfeera não realiza empréstimos financeiros. Em caso de dúvidas, fale com nossa ouvidoria.

Processamento de Pagamentos
Confira o crescimento do Pix no e-commerce e adote essa estratégia

Confira o crescimento do Pix no e-commerce e adote essa estratégia

O Pix no e-commerce é uma modalidade de pagamentos que vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos, tanto por parte do número de lojas virtuais que passaram a oferecê-lo, quanto por parte dos clientes que optam por pagar por Pix.

Lançado pelo Banco Central em novembro de 2020, a modalidade instantânea faz parte das estratégias para e-commerces que querem ganhar clientes e aumentar a lucratividade. A seguir, mostramos para você o porquê de isso estar acontecendo e damos algumas dicas de como disponibilizar o Pix como um dos meios de pagamentos no seu comércio eletrônico. Confira!

O que é o Pix?

O Pix é o método de pagamento criado pelo Banco Central para facilitar os pagamentos, tornar as transações mais seguras e reduzir o uso do dinheiro em espécie. Ele tem algumas características, como:

  • As transações são praticamente instantâneas, ou seja, poucos segundos após um Pix ter sido realizado, o dinheiro entra na conta do destinatário;
  • Taxas reduzidas;
  • É possível pagar ou transferir dinheiro via Pix 24 horas por dia e 7 dias por semana (incluindo os feriados nacionais);
  • Praticidade, pois os pagamentos no e-commerce podem ser feitos com QR Code ou por meio do preenchimento manual da chave Pix (ao contrário de outros meios, que exigem um preenchimento de mais dados).

Banner Guia completo do Pix para empresas: tire suas dúvidas e comece a usar!

O crescimento do Pix no e-commerce

Como um dos meios de pagamento no e-commerce, o Pix tem tido um crescimento meteórico se levarmos em consideração seu pouco tempo no mercado (lembrando que ele começou a ser usado pelos brasileiros em novembro de 2020).

Muitos dados comprovam isso. Um deles vem da consultoria Gmattos, que mostra que, considerando a aceitação e a disponibilidade, o Pix chega cada vez mais perto de opções como o boleto e o cartão de crédito.

Nesta reportagem da CNN, que também se baseia em informações da Gmattos, o Pix já atingiu o segundo lugar no pódio de modalidade de pagamentos mais utilizada no Brasil. A mesma matéria ainda cita o fato de que a empresa de consultoria prevê que logo o Pix chegue em 92% aceitação no comércio digital.

Esses são apenas alguns dados que mostram que, se você procura por estratégias para e-commerce especialmente pensando em aumentar as vendas, vai ser muito difícil fugir do Pix.

Por isso, essa é uma oportunidade para considerar oferecer aos seus clientes o método de pagamento e ter diversos benefícios, como explicamos no próximo tópico.

Vantagens do Pix no e-commerce

O crescimento do Pix já traduz uma de suas maiores vantagens: o aumento nas vendas. O motivo é que, se cada vez mais pessoas estão optando por pagar por suas compras digitais via Pix, quem não o oferece corre o sério risco de perder para a concorrência.

Além do crescimento nas vendas, o Pix no e-commerce traz benefícios como:

Melhora a experiência do checkout

Se seu e-commerce lida com um alto índice de abandono de carrinho, existem grandes chances de que a experiência de checkout não esteja boa. Vários fatores podem impactar, como é o caso do cliente não encontrar o meio de pagamento que deseja e do tempo que ele precisa gastar para preencher seus dados.

O pagamento por Pix nas lojas virtuais pode ser feito com a leitura de QR Code e o procedimento é realizado em poucos segundos. Assim, o método de pagamento não apenas melhora a experiência de checkout, como também não dá tempo para o cliente desistir da compra.

Agilidade na liquidação de um pagamento

Uma compra realizada via Pix é confirmada na hora. Do mesmo modo, o dinheiro sai da conta do comprador e vai para a conta da empresa quase que instantaneamente.

Isso não ocorre com outros meios de pagamento. O boleto, por exemplo, pode levar até 3 dias para compensar (sem contar que o cliente costuma ter até 24 horas para realizar o pagamento propriamente dito). Como consequência, o estoque fica trancado.

Se pensarmos no cartão de crédito, ele também tem um tempo de compensação, o que resulta igualmente na diminuição dos lucros projetados.

Nada disso acontece com o Pix, que tem a instantaneidade como uma de suas principais características. Consequentemente, a saúde do fluxo de caixa melhora.

Custos reduzidos para e-commerce

As taxas Pix são menores do que as cobradas por outros meios de pagamento. Isso é algo definido pelo próprio Banco Central, que determinou que os custos das operações por Pix não podem exceder os valores cobrados por outras formas de pagamento.

Diversificação nos meios de pagamentos

Oferecer o Pix como um dos meios de pagamento no seu e-commerce significa aumentar o leque de possibilidades para seu cliente. Como resultado, aumentam as chances de o seu negócio atingir um público cada vez maior.

Além disso, um dos grandes beneficiados pelo Pix são as pessoas que não possuem cartão de crédito, ou que têm medo de utilizá-lo no ambiente digital. Ele também beneficia aqueles indivíduos que, por estarem inadimplentes, não possuem acesso ao crédito.

E se você tem dúvida sobre a diversificação dos meios de pagamentos, lembre-se que: quanto mais variados eles forem, maiores podem ser as taxas de conversão do seu e-commerce.

Melhora o controle financeiro

Como a compensação dos pagamentos via Pix ocorre quase que instantaneamente, o financeiro consegue melhor controlar as entradas de dinheiro e planejar também as saídas.

Tudo isso acaba influenciando em atividades de rotina, como conciliação bancária, administração do fluxo de caixa, previsão de custos, controle de investimentos, gerenciamento de capital de giro, entre outras.

Estratégias com o Pix no e-commerce

As vantagens em oferecer o Pix no e-commerce dão às lojas virtuais a possibilidade de adotarem algumas estratégias. Dentre elas, destacamos os descontos.

O Pix incentiva o e-commerce a oferecer descontos pois, como ele possui taxas reduzidas, o seu e-commerce pode aproveitar essa economia nos custos para aumentar o ticket médio por meio de diminuição de preços.

Destacamos ainda que, se a redução das taxas pode ser um incentivo para os negócios digitais oferecerem descontos, outro impulsionador é o fato de que o Pix melhora o planejamento financeiro da empresa.

Explicando melhor, como os recebimentos via o método de pagamento são instantâneos, é possível melhor se planejar na adoção de uma política de preços para atrair clientes. Isso é especialmente importante para épocas movimentadas e que costumam alavancar as vendas, como é o caso da Black Friday.

Quais são as funcionalidades do Pix para usar no e-commerce?

Além das vantagens de receber por Pix, os e-commerces podem contar com duas funcionalidades que poderão dar mais agilidade às operações financeiras. Estamos falando do split de pagamentos e do iniciador de pagamentos.

Veja a explicação de cada uma delas:

Split de pagamentos

O split de pagamentos é uma funcionalidade que pode fazer toda a diferença para marketplaces. Isso porque a função é especialmente indicada para negócios digitais que envolvem mais de um recebedor nas transações financeiras.

Imagine, por exemplo, que um mesmo cliente compre vários produtos de sellers diferentes. Com o split de pagamentos o comprador faz um único pagamento e, depois, a plataforma que disponibiliza essa funcionalidade faz os repasses automaticamente.

O split de pagamentos Pix alia toda a agilidade e instantaneidade do Pix ao aumento da produtividade do setor financeiro da sua empresa. Saiba mais sobre a funcionalidade clicando no banner:

Banner Split de Pagamentos Pix

Iniciador de pagamentos

O iniciador de pagamentos Pix é uma funcionalidade lançada pelo Bacen para reduzir as fricções nos pagamentos online e melhorar a experiência do cliente.

Os iniciadores conectam os usuários aos seus bancos, mantendo uma conta transacional transparente. Com isso, eles iniciam pagamentos ou transferências sem precisarem acessar as instituições de pagamentos. Por essa razão, as etapas necessárias para que um pagamento seja realizado são reduzidas.

Em pagamentos via Pix, os iniciadores de pagamentos reduzem as etapas de todo o processo de 7 para 3. Colocando em outros termos, a funcionalidade traz muito mais agilidade nos pagamentos e torna a experiência muito melhor para os clientes. Saiba mais em:

Iniciador de pagamento: o que é e quais os benefícios de utilizar a API da Transfeera

Como disponibilizar o Pix no e-commerce?

Para oferecer o Pix como meio de pagamento no seu e-commerce, a melhor maneira é adotar uma solução que centralize os pagamentos e recebimentos, como a plataforma da Transfeera. Ela pode ser integrada com o seu negócio virtual por meio de uma API Pix robusta e de fácil integração.

Graças a essa integração, o seu e-commerce não precisa mais se preocupar com bancos e seus relacionamentos complexos, nem utilizar o Internet Banking para efetuar e confirmar as transações. Outras vantagens da API Pix da Transfeera são:

  • Controle total de seu fluxo de caixa;
  • Pagamentos e recebimentos em um só lugar;
  • Organização dos recebimentos e pagamentos com agilidade e transparência;
  • Emissão de QR Codes estáticos ou dinâmicos;
  • Redução de custos operacionais bancários;
  • Split de pagamentos Pix;
  • Integração com o ERP;
  • Envio de alerta a cada pagamento recebido;
  • Recebimentos 24 horas por dia, 7 dias da semana
  • E muitas outras.

A solução garante ainda a segurança das transações, pois elas são executadas dentro da Rede do Sistema Financeiro Nacional. Outro ponto importante é que a plataforma da Transfeera conquistou a nova certificação PCI DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard), um padrão de segurança internacional e que é auditado de tempos em tempos.

A Transfeera atingiu todos os requisitos com nota máxima, o que comprova que recebemos pagamentos com segurança e que nosso ambiente está de acordo com os mais altos índices de qualidade internacionais.

Banner Três cases de sucesso com o Pix

Conte com a Transfeera!

Fomos uma das primeiras fintechs a serem autorizadas pelo Bacen a fazer e receber pagamentos pelo Pix. Também fomos uma das primeiras a oferecer a API Iniciador de Pagamentos.

Isso só comprova que temos todo o conhecimento necessário para ajudarmos negócios digitais a melhorarem suas operações e a inovarem o financeiro. Para saber como realizar a integração da plataforma de pagamentos da Transfeera ao seu e-commerce, bem como as possibilidades de utilizar uma solução simples, elaboramos um material gratuito que apresenta:

  • Como receber com a Transfeera
  • APIs e chaves Pix
  • Como cadastrar a chave Pix
  • E muito mais!

Acesse o e-book agora mesmo: Descubra como funciona o recebimento por Pix na Transfeera.

material - info recebimento por Pix na Transfeera

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!