Se você ainda tem dúvida sobre o sucesso do Pix, saiba que é oficial: o meio de pagamento foi confirmado como o mais popular do Brasil. Com isso, já deu para entender que deixar de oferecer a modalidade para os clientes pode significar diminuição nas vendas, certo?
Bom, mas se a importância do Pix nos checkouts é indiscutível, ainda existe uma dúvida. Será que utilizar a chave aleatória Pix faz sentido? Como exatamente ela funciona? Quais são as vantagens do recurso? Essas e outras perguntas serão respondidas a seguir. Confira!
O que é chave aleatória do Pix?
A chave aleatória é uma das maneiras de enviar ou receber pagamentos via Pix. Sendo assim, ela substitui os outros tipos de chave, que podem ser o CPF, CNPJ, número de telefone ou e-mail.
Também conhecida por EVP, sigla para Endereço Virtual de Pagamento, a chave aleatória do Pix é gerada automaticamente pela instituição financeira na qual a empresa ou pessoa física tem conta. Ela é composta por um código alfanumérico, isto é, por letras e números. No total, possui 32 caracteres.
Assim como as demais chaves, a aleatória pode ser utilizada tanto para receber transferências quanto para realizá-las. Destacamos ainda que ela é temporária, sendo desativada sempre que um novo código é gerado.
Mas atenção: existe o limite de 5 chaves aleatórias por usuário pessoa física e 20 para pessoa jurídica).
Como funciona a chave aleatória do Pix?
O funcionamento é bem simples. Dê uma olhada no passo a passo:
- O usuário acessa a área Pix no aplicativo ou site da instituição financeira na qual tem conta;
- Em seguida, pede para criar uma chave aleatória;
- Feito isso, é só copiar a chave e enviá-la para quem for fazer a transferência;
A chave aleatória do Pix é segura?
O Pix, em si, é uma forma de pagamento segura, pois conta com diversas camadas de proteção. Aliás, o próprio DICT (Diretório de Identificadores de Contas Transacionais) foi criado para trazer mais segurança às transações que ocorrem via o meio de pagamentos instantâneos.
Quanto à chave aleatória, ela é um dispositivo seguro. O principal motivo é que o código alfanumérico criado é único e intransferível. Outra razão é que ela evita a necessidade de ter que compartilhar dados pessoais para pagamentos (como CPF, e-mail ou telefone).
Vantagens da chave aleatória do Pix
A chave aleatória, como vimos até aqui, é uma das opções para receber via Pix. A seguir, dê uma olhada nas suas vantagens:
Privacidade dos seus dados
Uma das principais razões por preferir a chave aleatória do Pix é porque ela garante a privacidade dos dados do recebedor. Isso porque a pessoa/empresa que receberá o valor não precisará informar dados como CPF/CNPJ, e-mail ou telefone.
Exclusividade da chave
Os códigos gerados como chave aleatória Pix são controlados pelo Banco Central. Dessa maneira, a instituição garante que o código seja único, ou seja, não poderá ser repetido.
Essa característica evita que uma transferência seja realizada para uma conta errada porque o código foi repetido. No entanto, destacamos que antes de enviar uma transferência ou realizar um pagamento Pix é sempre importante conferir se os dados do recebedor estão corretos.
Possibilidade de renovação do código
O usuário pode facilmente emitir um novo código e inviabilizar a chave aleatória anterior. Assim, torna-a pouco rastreável (lembrando que há um limite de chaves para pessoas físicas e jurídicas, conforme explicamos mais acima).
Como fazer Pix com uma chave aleatória?
Uma das características do Pix é a sua praticidade. Fazer um Pix com uma chave aleatória, portanto, é bem fácil. Veja o passo a passo:
- O pagador abre o aplicativo da instituição financeira e vai até a área Pix;
- Depois, escolhe a opção Transferir;
- Na tela seguinte é necessário informar o valor que será enviado;
- Dependendo do aplicativo, existe a opção de “chave Pix aleatória” ou o usuário cola o código enviado pelo recebedor no campo indicado;
- Uma tela é aberta com os dados da conta para conferência;
- Se tudo estiver certo, basta confirmar a transação.
É possível trocar a chave aleatória do Pix?
Sim, sempre que desejar o usuário pode excluir a chave aleatória sendo utilizada e criar uma nova. O procedimento para criação é o mesmo seguido para cadastrar a chave antiga.
Quanto tempo dura a chave aleatória Pix?
A chave aleatória do Pix não tem um limite definido. Em outras palavras, ela pode durar o tempo que o usuário desejar.
Destacamos que caso a conta bancária seja excluída, todas as chaves aleatórias criadas e em uso são removidas.
Faz sentido usar chave aleatória do Pix em empresas?
Apesar de que a chave aleatória seja uma das maneiras de receber via Pix, ela não é a melhor opção para empresas. Existem três motivos principais que justificam isso.
O primeiro é que passa uma imagem de amadorismo. A maioria dos brasileiros já estão acostumados a pagar por Pix. Em estabelecimentos comerciais, instituições, academias, empresas etc., o pagamento normalmente é feito pela chave CNPJ ou por QR Code estático ou dinâmico.
O segundo é que a chave aleatória é de difícil memorização e pode confundir o pagador. Por fim, ela não ajuda a reforçar a identidade da marca, afinal, se trata de um código alfanumérico aleatório.
Outros recursos do Pix que você pode explorar no seu negócio
Pelas razões citadas acima, o ideal é utilizar outros recursos para pagamento Pix, como o QR Code, o boleto com Pix e o Pix cobrança. Entenda detalhadamente sobre cada um desses métodos abaixo:
QR Code
É possível receber com QR Code Pix no físico e no digital. Existem dois tipos:
- QR Code estático: como o nome sugere, esse tipo não muda e é utilizado em várias transações. Ele também não possibilita alterações depois de ter sido gerado, ou seja, tudo o que for armazenado nele não poderá ser mudado. É indicado para pequenos varejistas e prestadores de serviços. Pode ser disponibilizado em um display ou adesivo em um local visível para que os clientes possam fazer o pagamento via Pix.
- QR Code dinâmico: ele pode ser gerado em várias transações. Também pode ser gerado a cada transação pela maquininha de cartão.
Leia também:
Boleto com Pix
O boleto com Pix é uma maneira de oferecer o Pix como forma de pagamento, somado com a tradição do boleto. Ele nada mais é do que um boleto que, no lugar do código de barras, apresenta o código QR para pagamento via Pix.
Os benefícios dessa forma de pagamento são:
- Validado pelo Banco Central;
- Pagamento realizado quase instantaneamente, evitando, assim, a espera da compensação;
- A análise e conferência é feita automaticamente;
- O usuário pode pagar de qualquer lugar e não precisa digitar nenhuma informação;
- Integração via API com o banco;
- Emissão e envio automático para os clientes.
Clique no banner saiba como emitir boletos QR Code Pix para seus clientes:
Pix cobrança
O Pix cobrança possibilita os pagamentos recorrentes, pois permite o envio de cobranças periodicamente. Ele tem como principal característica a inserção de informações sobre a venda, como data de vencimento, valor, multa e juros.
No Pix cobrança é gerado um código QR dinâmico para pagamento. Saiba mais em:
Conclusão
Agora que você entendeu o que é chave aleatória Pix e conheceu suas vantagens, conta com as informações para decidir se vale ou não utilizar no seu negócio. E se você ainda não oferece o Pix como meio de pagamento, ou precisa de uma solução que automatiza pagamentos e recebimentos Pix, precisa conhecer a plataforma da Transfeera.
Confira algumas das vantagens da solução:
- Pagamentos e recebimentos em um só lugar e sem o Internet Banking;
- Redução de custos operacionais bancários;
- Possibilidade de validação de dados bancários e chave Pix;
- Experiência de checkout sem atrito;
- Envio de alerta a cada nova entrada de valor na conta;
- Comprovante de recebimento do cliente ou parceiro em tempo real;
- Redução do risco de fraude e mais segurança com recursos robustos de autenticação de pagamento;
- Controle dos recebíveis dentro da plataforma, com exportação de dados rapidamente;
- Split de pagamentos;
- Emissão de boleto com QR Code;
- Criação de Contas Digitais, com com chaves Pix específicas para cada uma delas;
- E outras.
A solução pode ser integrada ao seu ERP via API de pagamentos. Clique aqui e assista a um webinar onde apresentamos como funciona a API da Transfeera e as possibilidades de integração para a sua empresa. Confira também os testes e os casos de uso de clientes reais.