Gestão Financeira

API Pix: fique por dentro das vantagens e razões para utilizar

API Pix: fique por dentro das vantagens e razões para utilizar

A modalidade de pagamentos instantâneos criada pelo Banco Central do Brasil, o Pix, traz diversas vantagens para as empresas, como a compensação praticamente em tempo real, a qual proporciona um aumento na eficiência na gestão de fluxo de caixa e ajuda a reduzir a inadimplência comum aos pagamentos via boleto.

Mas os benefícios não acabam aí e, para usufruir de todos eles de forma ainda mais ágil, transparente, segura, prática e automatizada, surgiu a API Pix. Neste artigo, explicamos a você o seu funcionamento, as vantagens de utilizá-la para pagamentos instantâneos e a diferença em relação a outras APIs de pagamento. Boa leitura!

O que é API Pix? Entenda seu papel nas transações financeiras

Para contextualizar, API, sigla para Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicação, em português) é um conjunto de protocolos, rotinas e ferramentas para a construção de aplicações de software.

Conforme explicamos em API de pagamento: entenda como funciona, suas vantagens e por que você deveria utilizar, o objetivo dessas aplicações é o de permitir o intercâmbio de informações entre diferentes linguagens de programação e sistemas.

Quando o assunto é API Pix, estamos falando de uma Interface de Programação de Aplicação padronizada pelo Banco Central do Brasil. Ou seja, é o BC que determina que os PSPs (sigla para Provedor de Serviços de Pagamento) respeitem um padrão ao desenvolver a API. O processo para reconhecimento como Instituição de Pagamentos (IP) também acontece junto ao BC.

Dentre os objetivos da API Pix estão:

  • Tornar a integração com soluções de automação de pagamentos mais facilitada;
  • Reduzir os custos aos usuários finais;
  • Ampliar a concorrência no setor de pagamentos.

Pelo fato de o Banco Central padronizar a API do Pix é que instituições de pagamentos autorizadas, como a Transfeera, podem desenvolver integrações que façam a comunicação de empresas com instituições financeiras.

A fim de oferecermos aos nossos clientes a possibilidade de cobranças e recebimentos via Pix, somos participantes indiretos do Pix, dentro do Sistema de Pagamentos Instantâneos Brasileiro (SPI).

Banner 11 pontos para integrar uma API de pagamentos

E de que forma funciona a API Pix?

Como toda API de pagamento, seu objetivo é facilitar a integração entre os sistemas da empresa e o ambiente de transações bancárias, eliminando a necessidade de acessar manualmente contas para realizar ou confirmar pagamentos.

Com uma API Pix, é possível realizar diversas operações, como emitir QR Code estáticos ou dinâmicos, utilizar split de pagamento via Pix, emitir boleto com QR Code Pix, ter comprovante de recebimento em tempo real, entre outras ações.

Isso somente é possível porque a API realiza a comunicação direta com o sistema bancário do Pix. Desse modo, o processo torna-se mais rápido e, por ser automatizado, a margem de erro diminui consideravelmente.

E tem mais! Se colocarmos um intermediador de pagamentos, como a Transfeera, na jogada, o consumidor que deseja pagar com Pix pelas compras realizadas no e-commerce ou marketplace não precisa sair da página de checkout para isso.

Confira como a Pix API pode transformar seu negócio

Com uma API Pix, a sua empresa pode se conectar ao sistema Pix do Banco Central. Consequentemente, consegue realizar operações como:

  • Gerar QR Codes personalizados para cada transação, facilitando pagamentos instantâneos em vendas online ou físicas;
  • Receber e realizar pagamentos via Pix;
  • Agilidade nas rotinas de contas a pagar;
  • Verificação facilitada de liquidação;
  • Cash management mais eficiente;
  • Sistema que opera 24 horas por dia e 7 dias por semana;
  • Conciliação bancária em tempo real;
  • Processos financeiros realizados automaticamente, resultando em economia de tempo e custos.

Banner Três cases de sucesso com o Pix

Mas quais tipos de negócio devem utilizar uma API Pix?

O fato é que, qualquer empresa que precise receber ou enviar pagamentos de maneira eficiente e via Pix, pode incorporar a API Pix para otimizar processos e proporcionar uma experiência melhor ao cliente.

Isso vale para e-commerces, marketplaces, fintechs, provedores de serviços recorrentes e de assinaturas, e até mesmo varejistas físicos. Falando especialmente de marketplaces, uma das vantagens que a API Pix pode oferecer é o split automático Pix. Com essa funcionalidade, os repasses aos vendedores são feitos de forma automática, garantindo que cada seller receba a comissão acordada e com agilidade.

Para negócios que trabalham com serviços recorrentes ou empresas que funcionam no modelo de assinatura, a API Pix é uma forma de garantir a geração de cobranças automáticas semanais, mensais ou em intervalos específicos.

Leia também:

Vantagens de usar a API Pix para pagamentos instantâneos

Utilizar a API Pix é uma maneira de tornar possível aos seus clientes pagarem via Pix. Só isso já se traduz em grande vantagem para o seu negócio digital, especialmente considerando que estamos falando de uma das formas de pagamento mais adotada pelos brasileiros.

A API Pix proporciona ainda um ambiente seguro para transações. Com criptografia e rigorosas medidas de segurança, além de trazer agilidade para sua empresa, proporciona aos seus clientes uma experiência fácil e confiável.

Por falar em experiência, com uma API Pix os pagamentos são feitos sem complicações e com a facilidade e agilidade do Pix, o que pode resultar em um aumento significativo nas taxas de conversão e satisfação do cliente.

Diferença entre API Pix e outras APIs de pagamento

Você entendeu o que é API Pix, como ela funciona e quais são as suas vantagens. Agora vem a pergunta: qual a diferença para outras APIs de pagamento?

Para começar, destacamos que todas elas, seja API Pix ou API de cartão de crédito, por exemplo, funcionam como uma ponte entre o sistema de uma empresa e o sistema bancário. No caso da API Pix, a grande diferença é que ela foi desenvolvida pelo Banco Central do Brasil.

Com isso, conforme comentamos mais acima, a API Pix é padronizada pelo Bacen. Ademais, apenas instituições financeiras autorizadas pela instituição podem desenvolvê-la.

Produto - API Pix

API integração Pix: como implementar em sua plataforma

A seguir, explicamos como é feita a integração da API Pix da Transfeera.

Primeiramente, destacamos que a autenticação e a autorização seguem o padrão OAuth2. Ele permite ao usuário conceder acesso limitado a seus recursos para terceiros, sem precisar expor suas credenciais. Em outras palavras, não é necessário que o cliente compartilhe login e senha com ninguém.

Indo para a integração propriamente dita, o primeiro passo é habilitar a sua conta Pix na Transfeera.

A chave é criada dentro do Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT) associado à conta Pix na Transfeera. Além de permitir o recebimento de terceiros, possibilita pagamentos usando os dados da empresa do usuário como pagador.

Os tipos de chaves disponíveis são:

  • CNPJ
  • EMAIL
  • TELEFONE
  • CHAVE_ALEATORIA

Feito isso, o usuário já pode começar a receber pagamentos de terceiros utilizando a sua chave Pix registrada na Transfeera. Do mesmo modo, consegue gerar QR Codes para o seu cliente poder fazer o pagamento utilizando o app do banco ou no formato “copia e cola”.

Para receber pagamentos de terceiro, pode-se utilizar o QR Code Pix, podendo gerar cobranças com valores pré-definidos ou QR Codes estáticos que permitem o envio de  qualquer valor. Todos os pagamentos aparecerão para o usuário como destino a sua conta Pix na Transfeera com os seus dados.

Tipos de QR Code disponíveis

  • ESTATICO
  • COBRANCA_IMEDIATA
  • COBRANCA_COM_VENCIMENTO

APIs de chave PIX e APIS de QR Code

As APIs relacionadas com as operações envolvendo chaves Pix são:

  • POST – Criar chave
  • GET – Consultar chave por ID
  • GET – Consultar todas as chaves
  • PUT – Reenviar código de verificação
  • PUT – Verificar chave criada
  • DELETE – Deletar uma chave
  • POST – Reivindicar ou solicitar portabilidade de chave
  • POST – Confirmar reivindicação ou portabilidade
  • POST – Cancelar/negar reivindicação ou portabilidade

As APIs relacionadas com as operações envolvendo QR Code são:

  • POST – Criar QR Code estático
  • POST – Criar cobrança imediata
  • POST – Criar cobrança com vencimento
  • POST – Solicitar devolução de CashIn Pix recebido
  • GET – Listar QR Codes
  • GET – Buscar QR Code
  • DELETE – Revogar QR Code

Para mais informações sobre APIs de chaves Pix e de APIs de QR Code, clique aqui.

Conclusão

Se sua empresa deseja ter o Pix como forma de pagamento, a API Pix é uma ferramenta indispensável para possibilitar uma experiência mais ágil e segura aos seus clientes.

E para garantir eficiência e rapidez aos processos financeiros, organização dos recebimentos e pagamentos com agilidade e transparência, além de redução de custos bancários, conte com a API Pix da Transfeera. Confira as principais vantagens:

Quer saber como a API da Transfeera vai transformar a experiência do seu negócio ao pagar e receber por Pix? Clique no banner, conheça a nossa solução e solicite uma demonstração!

Banner solicite uma demonstração

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade