Gestão Financeira

Lucro Operacional: Como Calcular da Forma Correta?

Lucro Operacional: Como Calcular da Forma Correta?

Ter um bom controle financeiro significa cuidar para que o seu negócio online tenha o desempenho esperado. Uma das maneiras de saber se o objetivo foi atingido é por meio do lucro operacional, considerado um dos relatórios mais essenciais para qualquer empresa.

Não é para menos, afinal, trata-se de um indicador-chave de lucratividade que funciona como um alerta, pois ele mostra se um negócio está gastando mais dinheiro do que recebendo. Se esse for o caso, então os gestores precisarão adotar estratégias para mudar o cenário.

Neste texto, explicamos com mais detalhes o que é lucro operacional e por que ele é tão importante para as organizações. Mostramos também como fazer para calculá-lo. Boa leitura!

O que é lucro operacional?

O lucro operacional é o resultado direto das operações de uma empresa, ou seja, da venda de seus produtos e serviços. Ele serve para demonstrar se um negócio é ou não rentável.

Trata-se, portanto, de um indicador financeiro e é representado pelo Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE). Para você entender bem o que é lucro operacional, é preciso compreender como funciona um DRE.

Esse demonstrativo trabalha com o regime de competência, o que significa que os eventos são registrados conforme acontecem. Ilustrando, um cliente que comprou um produto no valor de R$ 400 no dia 20/08 e optou por parcelá-lo em 4x, terá o registro de R$ 400 na competência.

O lucro operacional aparece no DRE como a receita total que uma empresa gera com as vendas depois de pagar todas as despesas operacionais. Incluem aí o aluguel, os custos de estoque, a folha de pagamento de funcionários etc. No entanto, observe que ele desconsidera os juros e os impostos.

Por esse motivo, o resultado operacional é também chamado pelo termo EBIT (lucro antes dos juros e impostos).

Dica Transfeera: para saber se sua empresa já atingiu o ponto de equilíbrio, com receitas e despesas se igualando, conheça o break even point. Saiba mais em:

Quais as diferenças entre lucro operacional bruto e lucro operacional líquido?

Entender a diferença entre eles é fundamental para evitar possíveis equívocos. Dê só uma olhada:

O lucro operacional bruto é o montante que resta após o pagamento das despesas diretas, ou seja, após as deduções dos custos de produção.

Entram neste cálculo também todos os custos que a empresa teve para que uma mercadoria chegasse no cliente, ou para que um serviço fosse executado. Sua fórmula é a seguinte:

Lucro bruto = receita total – custos variáveis

Por sua vez, o lucro líquido é o que resta da receita após as subtrações de todos os custos do exercício. Assim sendo, é o capital que poderá ser convertido em caixa depois de terem sido realizadas todas as deduções. No DRE é preciso ter o resultado do operacional bruto para obter o líquido.

A fórmula do lucro líquido é:

Lucro líquido = receita total – custo total

Como calcular lucro operacional?

O lucro operacional considera os custos de operação. Isso inclui:

  • Receitas de Vendas
  • Custos Variáveis
  • Despesas Fixas
  • Investimentos

Desse modo, perceba que o lucro operacional vai além do lucro bruto, pois para o cálculo deste último apenas os custos variáveis são descontados.

Já para calcular o lucro operacional deve-se pegar a receita de vendas e dela subtrair os custos variáveis, as despesas fixas e os investimentos. Para melhor compreensão, entenda que:

  • O custo variável depende da produção e das vendas. Por isso, ele não é um valor fixo e, portanto, a cada mês pode mudar. Como exemplos temos a compra de estoque e de matéria-prima, ou até mesmo o pagamento de tributos.
  • As despesas fixas independem do quanto foi vendido ou produzido. Aqui entra tudo o que uma empresa precisa pagar mesmo se não vender ou produzir nada. É o caso do pagamento do aluguel.
  • Os investimentos são todas as saídas de dinheiro voltadas para aumentar os lucros de um negócio.

E o que é a margem de lucro operacional?

A margem de lucro operacional nada mais é do que o efeito dos custos operacionais. Voltando ao que explicamos no início deste artigo, lembra que falamos que o lucro operacional é o resultado direto das operações de uma empresa?

Pois bem, ele considera também os custos indiretos, que são, para citar alguns exemplos, as despesas administrativas, os investimentos em ações de marketing, os gastos com desenvolvimento de produtos, as devoluções de produtos, a depreciação e assim por diante.

A margem de lucro operacional considera tudo isso, pois para obtê-la é necessário subtrair as despesas operacionais do lucro bruto. Observe a fórmula:

Margem de lucro operacional = despesas operacionais – lucro bruto

Por que o lucro operacional é importante?

Também como comentamos, o lucro operacional é um indicador de lucratividade. Isso significa que analisá-lo é importante por três motivos principais:

1 – Serve como um direcionamento de rota

Se as despesas mensais da sua organização forem maiores que o lucro bruto, significa que ela está perdendo dinheiro. Dessa maneira, estar atualizado sobre o lucro operacional ajuda a equipe financeira a avaliar se há necessidade de controlar melhor os custos.

Caso as saídas estejam maiores que as entradas, a empresa pode se concentrar em ações para melhorar as vendas, melhorar a precificação dos produtos, reduzir os custos etc.

2 – Assegura investidores

O lucro operacional oferece uma visão instantânea de como está a saúde financeira de uma empresa. Com isso, investidores podem melhor avaliar como anda a organização em termos financeiros, principalmente focando em como está a sua capacidade de geração de lucro para, então, compará-la com outras operando no mesmo setor.

Leia também:

3 – Mostra o quanto a empresa é sólida

Uma empresa é considerada valiosa quando gera valor a partir de suas operações principais. E é justamente isso que o lucro operacional demonstra, já que ele apresenta a lucratividade proveniente da atividade core.

Colocando em outros termos, ele reflete o quão eficiente uma organização está sendo operada e como está sua solidez. Vale dizer que um negócio sólido é aquele que aumenta os lucros operacionais a uma taxa melhor do que o crescimento da receita.

Conclusão

O lucro operacional dá à administração a visão de como as despesas impactam na lucratividade de um negócio. É por isso que, muitas vezes, para melhorar esse indicador muitas empresas percebem que precisam cortar custos desnecessários.

Claro que essa é apenas uma das tantas ações que podem ser tomadas e cada caso é um caso. Mas como normalmente a redução dos custos já ajuda a melhorar o lucro operacional, o ideal é o seu negócio virtual começar a pensar em estratégias nesse sentido.

Uma das etapas a serem tomadas é entender os tipos de custos que a organização possui e definir um início, meio e fim para eles. Com o objetivo de te ajudar, levantamos de forma rápida e objetiva quais podem ser esses custos, bem como as estratégias para a otimização de empresas.

Para saber mais, baixe agora mesmo nosso guia 100% gratuito:

Guia: redução de custos nas empresas

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!