Processamento de Pagamentos Faça o pagamento de funcionários com uma plataforma open banking

Faça o pagamento de funcionários com uma plataforma open banking

Fernando Nunes

Fernando Nunes

Entre as tantas obrigações do setor de contas a pagar de uma empresa está o pagamento de funcionários. Apesar de uma tarefa corriqueira, pode se tornar um grande desafio caso não haja eficiência e organização.

Isso porque, de negócios de todos os portes precisam contar com processos ágeis no processamento destas transferências, além de evitar custos desnecessários com as altas taxas cobradas pelos bancos para fazer remessas de valores entre instituições diferentes.

Até pouco tempo atrás, uma solução para reduzir esses custos era a  abertura de contas em diversos bancos ou solicitar que o colaborador utilizasse a mesma instituição bancária da empresa. Apesar das menores taxas, este tipo de processo gerava um maior trabalho para o financeiro da empresa ou até um certo inconveniente com os funcionários.

Mas hoje, sistemas de gestão e processamento de pagamentos como a Transfeera são uma ótima opção para a realização destas transferências. Utilizando a tecnologia open banking, estas plataformas passaram a garantir transferências mais baratas e seguras para qualquer instituição bancária, além de permitir à empresa mais facilidade para gerir os pagamentos. Isso significou um alívio para empresas que fazem pagamentos em lote.

Desde que foi lançado o PIX, meio de pagamento instantâneo do Banco Central, essa facilidade se tornou ainda maior, uma vez que o novo modelo de pagamento veio para substituir a TED e o DOC, muito mais onerosos para as empresas.

O PIX garantiu não só mais economia para realizar o pagamento de funcionários, como também mais agilidade, já que as transferências são efetuadas em poucos segundos, diferente das outras modalidades de transferência, que podem levar alguns dias.

No entanto, mesmo trazendo essas vantagens para o dia a dia do departamento financeiro, o PIX não é eficiente em relação à gestão dos pagamentos. O uso conjunto de uma plataforma open banking como a Transfeera é essencial para garantir tanto processamento quanto gestão das transações.

Neste artigo, entenda as vantagens de usar a Transfeera para fazer o pagamento de funcionários.

Conteúdos Relacionados:

Por que usar a Transfeera para o pagamento de funcionários?

Automatize as transferências

Usar a Transfeera para realizar o pagamento de funcionários permite que as transferências sejam feitas automaticamente, não exigindo da equipe o esforço de, todo mês, inserir os dados dos favorecidos.

Essa automação é importante porque evita muitos erros. Afinal, fazer o mesmo processo diversas vezes pode gerar falhas nas transferências e, consequentemente, a mais gastos.

Isso porque as transferências realizadas com dados errados não têm a taxa devolvida pelo banco. Vale lembrar que as instituições bancárias entendem que a responsabilidade de informar os dados incorretos é da empresa e que a instituição bancária fez a parte dela na tentativa da transação.

Garanta transações mais rápidas

A solução da Transfeera permite que o pagamento de funcionários seja realizado em muito menos tempo, se comparado a fazer esse processo manualmente.

O PIX trouxe mais agilidade para o recebimento do valor pelo funcionário, mas ainda assim a empresa precisa  inserir os dados do favorecido e efetuar a transação.

Por isso, contar com uma solução inteligente como a Transfeera, em conjunto com o PIX, possibilita ganho de produtividade para a equipe financeira da empresa, garantindo mais eficiência no pagamento de funcionários.

Pague os funcionários com mais segurança

Com os pagamentos hoje sendo realizados majoritariamente por meio digital, é preciso contar com ferramentas que realmente garantam a segurança de dados.

Para proteger os dados das empresas que usam a Transfeera, o sistema roda 100% em provedor na nuvem, garantindo que a infraestrutura esteja segura de acordo com os melhores padrões do mercado e seguindo as normas da LGPD.

A solução também usa um  firewall de aplicação web na frente de todos os serviços expostos para a internet, o que possibilita monitorar e prevenir ataques que possam colocar o sistema em risco.

A Transfeera utiliza a mesma tecnologia dos sistemas bancários, que geralmente é encontrada em internet banking. Ou seja, todos os dados são criptografados do início ao fim do processo, garantindo que nenhuma informação da empresa seja visível.

Garanta que o pagamento será feito na conta certa

Outro grande diferencial da solução Transfeera é a possibilidade de validar os dados bancários antes de efetuar os pagamentos.

Funciona assim: antes de o dinheiro ser transferido para o funcionário, o sistema faz uma verificação por meio de algoritmos e consulta a CPF/CNPJ, para saber se os dados bancários inseridos estão corretos (por exemplo, se não está faltando ou sobrando algum dígito) e se correspondem a uma conta válida na instituição bancária informada.

Isso contribui para que a empresa tenha menos problemas com transferências que retornam. O site de financiamento coletivo Vakinha, por exemplo, conseguiu reduzir em 50% as falhas nas transferências de dinheiro arrecadado pelos usuários usando nosso sistema.

Banner Vakinha

Faça a gestão dos pagamentos

A partir de uma plataforma open banking como a Transfeera, é possível fazer não apenas o processamento do pagamento dos funcionários, mas também toda a gestão necessária.

A empresa tem uma visão geral dos pagamentos a partir de relatórios gerados pelo sistema para ter controle de como está a eficácia das transações.

Isso permite ao gestor ter as informações necessárias para corrigir dados incorretos e minimizar as perdas que a empresa pode ter por pagamentos errados.

Você pode saber mais sobre como usar meios de pagamento para otimizar os processos financeiros da sua empresa neste artigo:

Meios de pagamento: o papel das fintechs na ampliação de serviços para empresas

Também recomendamos que confira esse checklist sobre integração de APIs:

Banner 11 pontos para integrar uma API de pagamentos

Banner solicite uma demonstração

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!