Gestão Financeira

Capital de Giro: o que é e como funciona nas empresas?

Capital de Giro: o que é e como funciona nas empresas?

O capital de giro é essencial para manter o negócio funcionando. Ao gerenciá-lo de modo eficaz, a empresa tem um bom fluxo de caixa para cobrir seus custos e financiar as operações. Em outros termos, é ele que garante a saúde financeira da sua loja online.

Com isso, você já conseguiu ter uma ideia de que, ao tratar de capital de giro, precisamos ter muita atenção. Afinal, estamos falando de algo que pode fazer toda a diferença e resultar no sucesso ou fracasso do seu negócio.

Se você não entende muito do assunto ou precisa tirar algumas dúvidas, está no lugar certo. Acompanhe este artigo até o fim e aprenda o que é capital de giro e como calculá-lo, e veja dicas para mantê-lo saudável.

O que é capital de giro?

O capital de giro (CG) é a diferença entre os recursos disponíveis no caixa e o que sai para pagamento de despesas. Desse resultado temos o dinheiro que a empresa precisa para operar no dia a dia.

Colocando de outro modo, o capital de giro nada mais é do que o nível de liquidez que um negócio tem para honrar as despesas de curto prazo, como pagamentos de funcionários, compra de estoque etc. Além disso, ele é uma fonte importante para o planejamento de necessidades futuras.

Nesse contexto, existem dois termos que você precisa conhecer para entender bem o que é capital de giro:

  • Ativo circulante (AC): entrada de dinheiro.
  • Passivo circulante (PC): saída de dinheiro.

Portanto, perceba que o CG se refere aos passivos e ativos. O ideal é que eles estejam em equilíbrio, ou seja, que sua empresa tenha um intervalo saudável entre pagamentos e recebimentos.

Por que as empresas precisam de capital de giro?

O capital de giro é o dinheiro necessário para uma empresa financiar suas operações no dia a dia. É ele que sustenta a base financeira de qualquer negócio.

Quando uma organização tem um capital de giro positivo, significa que ela consegue pagar suas contas e tem fundos suficientes para fazer investimentos sólidos. Do contrário, ou seja, se ele for negativo implica que a empresa está com algum problema financeiro.

Além disso, muitas vezes uma organização pode até ser lucrativa, mas acaba fechando as portas porque não consegue cumprir suas obrigações financeiras de curto prazo. Isso pode acontecer quando:

  • De um lado, a necessidade de capital de giro para bancar as despesas aumenta, e
  • De outro, a empresa precisa pagar suas contas, porém ainda não conta com os ativos em caixa.

Quando o dinheiro de uma venda é utilizado antes mesmo de o valor referente a ela ter entrado no caixa, significa que a empresa está agindo com imprudência. É por essa razão que conhecer o CG ajuda organizações a melhor prepararem ações para vender mais ou reduzir custos.

O capital de giro para empresas é também importante para que elas possam lidar bem com as sazonalidades. Por exemplo, um negócio virtual pode vender menos em uma determinada época, mas mesmo assim ele precisa ter o mínimo de dinheiro em caixa para garantir que as operações continuem.

Capital de giro x capital de giro líquido

O capital de giro é o dinheiro que sua empresa precisa ter para pagar as contas e conseguir manter suas operações.  No entanto, ele leva em consideração apenas a quantia disponível para manter um negócio funcionando, ou seja, não considera a facilidade com que um ativo pode ser convertido em dinheiro.

Com isso em mente, observe que o capital de giro se limita aos elementos necessários para a operação da empresa.

Por sua vez, o capital de giro líquido (CGL) contabiliza também os ativos que podem ser facilmente convertidos em dinheiro. Isso significa que, na hora de calcular o CGL, os bens e imóveis não entram na conta.

Qual a diferença entre capital social e capital de giro?

O capital social é o montante de dinheiro que os sócios de uma empresa (ou um empreendedor individual) colocam à disposição do negócio no momento da abertura.

Refere-se à quantia de dinheiro necessária para iniciar as operações. Ele é calculado tendo como base:

  • As exigências legais,
  • As despesas iniciais,
  • A necessidade de compra de estoque, matéria-prima, equipamentos,
  • As contratações de funcionários,
  • Entre outros.

Desse modo, o valor inicialmente investido para abrir um negócio é o seu capital social. Já o CG refere-se à movimentação do caixa, tanto das entradas quanto das saídas, necessária para que a empresa consiga seguir no mercado.

Como calcular capital de giro

Para calcular o capital de giro, vamos voltar aos conceitos de ativo circulante e passivo circulante. Entenda que “circulante” está relacionado ao fato de que o ativo ou o passivo “circula” em um prazo inferior a 12 meses. Assim, temos:

Exemplos de ativo circulante:

  • Estoques
  • Aplicações Financeiras de curto prazo
  • Saldo em contas bancárias

Exemplos de passivo circulante:

  • Salários
  • Fornecedores
  • Despesas, como água, luz e internet

Para descobrir o CG basta pegar a diferença entre os ativos de alta liquidez (ativo circulante) e as obrigações de curto prazo (passivo circulante). Dê só uma olhada na fórmula de capital de giro:

Capital de Giro Líquido (CGL) = Ativos Circulantes (AC) – Passivos Circulantes (PC)

Qual a importância do capital de giro?

Um sistema eficaz que o ajude a gerenciar o capital de giro é fundamental para que a empresa consiga cobrir suas obrigações financeiras e, claro, seja capaz de também aumentar os ganhos.

Conhecer qual é a necessidade de capital de giro da sua organização implica em melhores tomadas de decisão. Isso porque, ao analisar o quanto o negócio precisa para as operações do dia a dia e confrontar com as entradas de caixa, fica mais fácil decidir o que necessita ser feito para manter essa relação saudável.

O contrário, ou seja, ter uma gestão inadequada do CG pode resultar em problemas de liquidez, o que aumentam as chances de a empresa ter sua perenidade afetada.

Não podemos deixar de mencionar que uma gestão eficaz de capital de giro contribui para a boa reputação da organização no mercado, pois passa a imagem de que ela cumpre com suas obrigações. Inclusive, isso ajuda a conseguir melhores negociações de prazos e preços com fornecedores.

Dicas para manter um bom capital de giro

Você entendeu que um bom capital de giro é imprescindível para a sustentabilidade financeira da sua empresa. Também viu como fazer o seu cálculo. Agora vem a pergunta: o que acontece se seu negócio virtual está com problemas de CG? Ou ainda, mesmo que ele não tenha problemas, como garantir que o dinheiro continue circulando de modo saudável?

Seja para melhorar ou manter o CG, as dicas a seguir podem ajudar:

1 – Melhore a relação entre Prazo Médio de Recebimento e Prazo Médio de Pagamento

A necessidade de capital de giro pode ser positiva ou negativa. O primeiro caso é quando a empresa recebe dinheiro suficiente para fazer todos os desembolsos que precisa. No segundo, os pagamentos são feitos mesmo quando o caixa da organização ainda não tem dinheiro para isso.

Caso essa última situação esteja acontecendo na sua empresa, ou para evitar que ela ocorra, a dica é verificar como estão os prazos médios de recebimento e de pagamento. Sendo que:

  • Prazo médio de recebimento: é o tempo médio que leva para a venda de um produto ou serviço acontecer e o seu efetivo pagamento.
  • Prazo médio de pagamento: o tempo médio que leva para uma compra ser efetuada e o seu pagamento ao fornecedor.

Há muitos casos de empresas que vendem muito bem, mas não conseguem ter dinheiro em mãos. É provável que isso aconteça porque o prazo dos recebimentos esteja maior do que o dos pagamentos.

Além dos prazos que você dá aos seus clientes para pagar, bem como as opções de parcelamento, a inadimplência pode ajudar a piorar a relação entre entradas e saídas. Outro fator que faz a diferença é a forma de pagamento.

Incentivar os seus clientes a pagarem por Pix é uma maneira de ter capital de giro suficiente para cobrir suas operações, pois o negócio online recebe o dinheiro segundos após o pagamento ter sido efetuado.

Banner Guia completo do Pix para empresas: tire suas dúvidas e comece a usar!

2 – Gerencie seu estoque com eficiência

Sabemos que para uma loja virtual sobreviver, ela precisa ter estoque para atender os pedidos. Contudo, uma quantidade excessiva nas prateleiras pode resultar em capital de giro parado.

A regra é: somente compre o que realmente precisa. E para o que já possui em estoque, verifique o que está parado e veja como fazer para reverter a mercadoria em dinheiro. Quem sabe não esteja na hora de fazer alguma promoção? Ou melhorar a precificação?

Fazer uma boa gestão do estoque é também uma maneira de melhorar o capital de giro. Entenda como melhor gerenciar o inventário em:

3 – Corte gastos desnecessários

Para melhorar o capital de giro, inevitavelmente será necessário passar um pente fino nas despesas da empresa. Fazendo essa análise, é bem provável que se descubram oportunidades de economia por meio do corte de custos ou de redução de gastos.

Guia: redução de custos nas empresas

4 – Aumente a receita de vendas

Por mais óbvio que esta dica possa parecer, às vezes nos concentramos tanto em ações para reduzir despesas que nos esquecemos de dar uma atenção especial em como melhorar as vendas.

Uma estratégia visando o aumento das vendas pode incluir ações como:

5 – Melhore o controle de pagamentos dos seus clientes

Tanto para reduzir a inadimplência como para garantir que seu negócio tenha entradas de dinheiro em caixa, o controle de pagamentos de clientes precisa ser feito com precisão. Aliás, diríamos até que ele é essencial para um bom equilíbrio do caixa.

O assunto tem tanta importância que temos um artigo todinho dedicado a ele. Não deixe de ler:

Conclusão

O capital de giro está ligado à força vital de um negócio. Quando a empresa enfrenta problemas nessa frente, significa que não tem caixa suficiente para suportar suas despesas operacionais de curto prazo e obrigações de dívida.

Vimos também que o CG pode contribuir para uma empresa aumentar os ganhos e a lucratividade. Em suma, conhecê-lo e procurar sempre melhorá-lo facilita o bom (e saudável) funcionamento do negócio.

Conforme mostramos, existem diversas maneiras de melhorar o capital de giro e uma delas é vendendo mais. Infelizmente, muitos negócios perdem vendas porque não possuem um bom checkout.

Se o assunto interessar, conheça aqui os tipos existentes de checkout e veja qual escolher.

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!