Tecnologia

Descubra as Techfin, empresas de tecnologia com soluções financeiras

Descubra as Techfin, empresas de tecnologia com soluções financeiras

Não dá para negar que a maneira que usamos o nosso dinheiro mudou. Seja na hora de fazer uma compra ou até para realizar uma transferência, tudo ficou muito mais simplificado. As fintechs são em grande parte responsáveis por essa mudança, possibilitando uma verdadeira evolução no segmento financeiro.

Evolução essa que trouxe ao mercado as techfin, empresas que oferecem soluções financeiras inovadoras. Em um primeiro momento, é possível pensar que elas são como as fintechs, mas já adiantamos que não.

A seguir, entenda quais são as diferenças entre elas, como funcionam as techfin e muito mais!

O que é Techfin?

Techfin é um conceito que descreve as empresas de tecnologia que oferecem soluções financeiras robustas e integradas ao sistema de gestão interno. O termo fica mais fácil de compreender quando o quebramos nas palavras tecnologia (Tech) e finanças (fin):

  • Tecnologia: refere-se a softwares, plataformas e outros recursos de TI utilizados por  empresas de tecnologia.
  • Finanças: refere-se aos produtos, serviços e funcionalidades financeiras fornecidos aos clientes.

Dito de outra maneira, as techfin concentram-se no desenvolvimento de soluções tecnológicas para fornecer ao mercado serviços financeiros com uma abordagem mais centrada no cliente e na tecnologia.

O termo foi cunhado por Jack Ma, o fundador da Alibaba, para definir a meta da Alipay de dar aos mercados emergentes acesso ao capital. De acordo com ele:

“TechFin é reconstruir o sistema com tecnologia. O que queremos fazer é resolver o problema da falta de inclusão”.

Alguns exemplos de techfin são Google, Amazon, Meta e Apple. Portanto, para não ter dúvidas sobre o que é techfin, grave que o termo faz referência a empresas de tecnologia que oferecem produtos e serviços relacionados a finanças.

Como ela funciona?

A techfin atua no mercado B2B. Ela se baseia em três pontos principais: tecnologia, dados e clientes. Dessa forma, esse tipo de empresa, ao proporcionar uma visão mais integrada, possibilita o desenvolvimento de serviços e produtos financeiros personalizados, diferenciando-se dos provedores de serviços tradicionais e até mesmo das fintechs.

Basicamente, a techfin é uma solução que se integra aos sistemas de gestão, como ERP e CRM. Assim, elas munem os negócios virtuais com ferramentas financeiras – como pagamento via Pix no checkout – e análise de dados como: a forma utilizada pelos clientes para pagar, o valor gasto em uma compra e assim por diante.

Em suma, entenda que as techfin fornecem a tecnologia necessária para que empresas que não fazem parte do setor financeiro, forneçam serviços financeiros do tipo:

Entenda o objetivo das Techfin

As techfin combinam finanças com tecnologia. Como objetivo, está ajudar empresas a aprimorar os produtos e serviços financeiros que entregam aos seus clientes.

Elas fazem isso facilitando rotinas financeiras, ou seja, reduzindo e até acabando com operações manuais repetitivas. Consequentemente, ajudam negócios a atrair e fidelizar clientes.

Entenda ainda que para uma techfin, o que vale é a característica de cada negócio. Ou seja, ela entende que cada empresa tem um perfil e, portanto, uma necessidade diferente. Isso se traduz em serviços inteligentes e personalizados.

Adicionalmente, as soluções desenvolvidas pelas techfin coletam e analisam dados gerados pelo consumidor. Munidos desses dados, negócios de todos os segmentos conseguem tomar ações para melhorar seus resultados.

Fintech e Techfin: quais são as diferenças?

Fintech e techfin são praticamente a mesma palavra, mas com a inversão de sílabas. Embora os termos sejam parecidos, eles têm diferenças importantes.

As fintechs são empresas que oferecem tecnologia financeira como serviço. Elas têm origem no setor financeiro. Em contrapartida, as techfin desenvolvem serviços/produtos no setor financeiro, mas se originam do setor de tecnologia.

Consegue entender a diferença? Enquanto a primeira é uma empresa financeira que oferece tecnologia, a segunda é uma empresa de tecnologia que oferece serviços financeiros.

O foco de atividade das duas também difere. Se as fintechs fornecem serviços financeiros usando tecnologia, as techfin integram serviços financeiros no ecossistema tecnológico existente.

Mas se você ainda tem dúvidas, é o próprio Jack Ma que esclarece, dizendo:

“A Fintech pega o sistema financeiro original e melhora sua tecnologia, já a TechFin busca reconstruir o sistema com tecnologia”.

Contudo, vale lembrar que tanto fintech quanto techfin buscam acabar com a papelada, otimizar e automatizar processos, reduzir erros e tornar as operações financeiras mais eficientes. Por esse motivo, ambos os modelos de negócio estão preparados para crescimento e evolução contínuos.

Além do mais, os dois tipos de empresas foram concebidos para terem trajetórias robustas de crescimento. Isso à medida que os serviços financeiros digitais seguem progredindo e vão ganhando maturidade.

Leia também:

Confira os principais benefícios das Techfin

As techfin oferecem uma variedade de benefícios e elencamos os principais para você. Dê uma olhada:

  • Processos simplificados: as techfin automatizam os processos financeiros e os tornam muito mais simples, podendo ser executados com poucos cliques e de forma integrada.
  • Integração com ferramentas: a solução desenvolvida por essas empresas integra-se facilmente com sistemas de gestão e plataformas de pagamento.
  • Personalização: as techfin permitem ofertas personalizadas para comportamentos, perfis e objetivos financeiros específicos. É o caso, por exemplo, de carteiras de investimentos e taxas de empréstimos personalizadas.
  • Fornecimento de dados: por se integrarem com outros sistemas, elas fornecem dados robustos para análises mais precisas.

À lista de vantagens, acrescentamos mais três: redução de custos, ganho de tempo e diminuição dos erros operacionais.

Conclusão

As techfin mesclam tecnologia com finanças. São empresas não financeiras, mas que entram no setor financeiro para oferecer serviços relacionados às finanças.

Tanto elas quanto as fintechs ajudam empresas a, por exemplo, terem um processo de pagamento mais eficiente. Quer um exemplo? A Transfeera é uma fintech de pagamentos que desenvolveu uma plataforma para ajudar negócios online na gestão do cash in e cash out.

Entre o que nossa solução oferece, está a possibilidade de pagar e receber por Pix, contar com um validador de dados bancários (e chaves Pix) para reduzir as falhas e os gastos com estornos, split de pagamentos, boleto com QR Code e muito mais.

A plataforma da Transfeera pode ser facilmente integrada com uma API de pagamentos. Clique no banner, conheça nossa API e teste as funcionalidades, como simulação de transações de pagamento, geração de QR Code Pix, validação de dados bancários e outras:

Produto - API de Pagamentos

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!