Gestão Financeira
Pix no e-commerce: 9 vantagens para começar a usar

Pix no e-commerce: 9 vantagens para começar a usar

O Pix tanto para e-commerce como para marketplace traz diversas vantagens para clientes e empresas. Por exemplo, para consumidores, ele otimiza a experiência no checkout. Já do lado do lojista, um dos grandes benefícios está na confirmação do pagamento em tempo real. Isso evita com que um produto precise ficar parado no estoque durante algum tempo.

Além disso, o Pix para empresas trabalha com quatro pilares importantes para todo varejista: inovação, atenção à experiência do cliente, agilidade e praticidade.

Apesar de a forma de pagamento instantâneo ganhar espaço no comércio eletrônico e marketplace a cada dia, há quem ainda tenha uma certa resistência em adotá-la. Para acabar com qualquer dúvida, confira as vantagens do Pix em comparação aos outros meios de pagamento.

1. Diminuição da taxa de abandono no carrinho

O Pix no e-commerce e no marketplace traz a grande vantagem de acelerar o processo de tomada de decisão. Pelo fato de o pagamento ocorrer em tempo real, a loja virtual não corre o risco de o cliente emitir um boleto e não realizar o pagamento. Abandonando, assim, o seu produto.

No caso de quem opta por pagamento via cartão de crédito ou débito, o tempo gasto no preenchimento dos dados é suficiente para que a pessoa desista da compra, queira pensar um pouco mais ou opte por fazer uma pesquisa de preços.

2. Agilidade na aprovação de pagamentos

Um pagamento via boleto bancário pode levar até 3 dias para compensar. Por sua vez, o pagamento por Pix é confirmado em tempo real. Ou seja, no ato da compra, pouco importando o dia da semana e o horário em que foi realizada.

Por essa razão é que o Pix para PJ se traduz em um grande benefício na saúde do fluxo de caixa. Sem esquecer que a agilidade e a instantaneidade surpreendem também os consumidores.

3. Mais capital de giro

Partindo do ponto acima, a instantaneidade do Pix para empresas oferece maior capital de giro ao negócio. O empresário consegue, então, investir para melhorar o negócio, comprar matéria-prima, melhorar a empresa, pagar fornecedores etc. Além disso, pode ainda eliminar a necessidade de empréstimos.

Banner Guia completo do Pix para empresas: tire suas dúvidas e comece a usar!

4. Diversificação do público no e-commerce

Embora os cartões de crédito e débito ganham em volume entre os meios de pagamentos, muitas pessoas não têm segurança em utilizá-los para fazer compras online. Há também aqueles indivíduos que são desbancarizados, isto é, que não possuem relação com qualquer instituição bancária.

Para os dois casos, o Pix pode ser uma excelente maneira de atrair consumidores para o e-commerce. Essa é uma forma de democratizar e tornar as compras virtuais mais acessíveis, como igualmente de levar um público de novos potenciais clientes para o comércio eletrônico.

Vale destacar que com o Pix cobrança a loja virtual consegue atingir pessoas que preferem pagar suas compras a prazo.

5. Rapidez nas entregas

O Pix no e-commerce aumenta a satisfação do consumidor pois acelera os prazos de entrega. Isso ocorre porque, como os pagamentos são confirmados em tempo real, os processos que se seguem à confirmação (tais como emissão de NF e envio do produto à transportadora) são agilizados.

Além disso, as compras realizadas fora do horário comercial também podem ter a liberação agilizada, uma vez que o Pix funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

6. Redução de custos

O próprio Banco Central (BC) determinou que os custos das operações por Pix não podem exceder os valores cobrados por outras formas de pagamento, como é o caso do TED e DOC. As taxas do Pix são também mais baratas que as dos cartões de crédito e débito.

7. Diminuição da reserva de estoque

Sim, o Pix no e-commerce ou no marketplace reduz não apenas os custos, como também as reservas de estoque. Para entender, pense nos boletos gerados e não processados.

Sempre que um cliente opta pelo boleto bancário, o lojista deve fazer a reserva do produto. O cenário fica ainda pior quando tratamos de promoções ou de datas muito movimentadas, como a Black Friday.

Como a mercadoria deve permanecer reservada, se o cliente desistir da compra a empresa deixou de ganhar dinheiro. Mais do que isso: ela teve que ficar com o produto parado, não podendo oferecê-lo para outro cliente.

Por isso, os boletos são um grande gargalo nas lojas virtuais, já que a incerteza se um cliente vai ou não concluir a compra pode gerar prejuízos.

8. Mais transparência nas transações

Fazendo uma comparação entre boletos e o uso do Pix nas empresas, a segunda modalidade ganha em transparência. O motivo: tanto pagador quanto recebedor são notificados quando uma transação via Pix é feita. O mesmo não ocorre com pagamentos via boleto bancário.

9. Pix no e-commerce e marketplace é sinônimo de segurança

A segurança é um requisito essencial nas transações de pagamentos. Sobre isso, o próprio Banco Central deixa claro o quanto o Pix é seguro. A fim de que você perca qualquer receio, destacamos que o curso de uma transação via Pix ocorre na Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN).

Sumariamente, a RSFN garante que a autenticação digital do pagamento aconteça em meios seguros. Ademais, o BC também definiu medidas de segurança que devem ser observadas por quem deseja receber via Pix. Dentre elas estão: autenticação, camadas de segurança de aplicativos para bancos e criptografia de ponta a ponta. Ressaltamos ainda que no Pix as informações dos usuários são protegidas contra vazamento de dados.

E já que o assunto é segurança, a Transfeera desenvolveu a solução Pix, que permite receber e fazer pagamentos por meio do Pix. Toda transação é realizada de modo seguro, pois é executada dentro da Rede do Sistema Financeiro Nacional. Nossa plataforma também utiliza a mesma tecnologia dos sistemas bancários, geralmente usada no internet banking.

Banner Três cases de sucesso com o Pix

Conheça mais sobre a solução da Transfeera e veja como garantir pagamentos seguros, ter comprovantes sempre à mão, realizar pagamentos em lote e muito mais.

Quero ver como a plataforma de pagamentos da Transfeera pode me ajudar!

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!