Gestão Financeira

Fique por dentro das novidades do Pix para os próximos meses

Fique por dentro das novidades do Pix para os próximos meses

É certo que o Pix entrou para a vida dos brasileiros. Para se ter uma ideia do que estamos falando, segundo o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello, esta forma de transferências e pagamentos instantâneos possui aproximadamente 6 milhões de empresas cadastradas.

Outros dados não nos deixam mentir. Conforme Pesquisa Febraban de tecnologia bancária realizada em parceria com a Deloitte, as transações via Pix representam 30% do total de operações feitas por pessoas físicas e jurídicas. Falando em operações bancárias, os tão conhecidos DOC e TED têm caído na preferência (as transações diminuíram de 25% para 19% de 2020 para cá).

Com tudo isso, a tendência é que as novidades do Pix esperadas para os próximos meses tragam ainda mais vantagens principalmente para as empresas. Neste artigo, compartilhamos com você algumas novas funções que estão por vir e têm tudo para fazer o uso do Pix crescer.

Mas, antes: você sabia que o Pix ganhou prêmio internacional?

Se as novidades do Pix prometem torná-lo ainda mais presente e desbancar antigas formas de pagamento e transferência bancária, suas funcionalidades atuais já chamam a atenção. É o que foi comprovado na quarta edição do Fintech & Regtech Global Awards. O evento é realizado todo ano pela “Central Banking”, uma publicação online direcionada aos bancos centrais de todo o mundo.

Na premiação de 2021, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil foi eleito o melhor do mundo na categoria “Inovação de Pagamentos”. Para que continue ganhando destaque, o Pix deve seguir algumas tendências.

Banner Guia completo do Pix para empresas: tire suas dúvidas e comece a usar!

Novidades do Pix para os próximos meses

Já é possível termos alguma ideia do que o Pix proporcionará. A seguir, elencamos o que sabemos até o momento:

Conta salário no Pix

Das novidades do Pix aguardadas, esta promete revolucionar a gestão da folha de pagamento. De acordo com o Banco Central, a inclusão da conta salário na lista de contas movimentáveis por Pix deve acontecer no terceiro trimestre de 2021.

A novidade trará vantagens para ambos os lados: menor custo para a empresa na hora de transferir o pagamento e, para os empregados, depósito instantâneo na conta. Ainda, com o Pix o funcionário poderá realizar transferência da conta-salário para outras contas. Tudo isso sem cobrança de taxa e com muito mais praticidades.

Pix Saque e Pix Troco

Ambas as novidades possibilitarão às pessoas sacarem dinheiro sem que precisem ir a um caixa eletrônico ou ao caixa de um banco. Com a função Pix Saque, o consumidor poderá se dirigir aos estabelecimentos comerciais cadastrados e fazer a transferência do valor desejado por meio de chave ou QR Code. A loja, por sua vez, fará o repasse da quantia em espécie à pessoa assim que a transação for concluída.

O Pix Troco funcionará de maneira parecida. A diferença é que para isso o cliente deverá fazer uma compra no estabelecimento comercial e pagar uma quantia a mais. O troco poderá ser dado em dinheiro em espécie.

Pix por aproximação

Esta é uma das novidades do Pix aguardadas para o quarto trimestre do ano. Como o nome sugere, a funcionalidade permitirá ao usuário do Pix fazer o pagamento aproximando seu celular de uma máquina própria para esse fim. O objetivo, segundo o Banco Central, é que a novidade facilite a iniciação do Pix e atenda a casos específicos de uso.

Pix Offline

Também previsto para o quarto trimestre de 2021, esta é uma tendência bastante esperada. A novidade permitirá que as transações via Pix ocorram mesmo em locais que não possuam conexão de internet.

Mecanismo especial de devolução

Até o momento, os estornos via Pix dependem de quem recebeu o valor (explicamos melhor neste post). Mas, a expectativa é que no final de 2021 (mais especificamente, a partir de 16 de novembro, data em que o Pix comemora 1 ano no Brasil), tudo possa ser mais agilizado.

O mecanismo especial de devolução do Pix permitirá que, em caso de falha no sistema operacional da instituição financeira ou suspeita de fraude, a quantia recebida possa ser facilmente transferida. Conforme explicado aqui, “a devolução poderá ser iniciada pelo prestador de serviço de pagamento (PSP) do usuário, tanto por iniciativa própria quanto atendendo a solicitações”.

PIX Garantido

Esta é uma daquelas novidades do Pix que abrirão as portas para a utilização do meio de pagamento em empresas e demais estabelecimentos comerciais. Isso porque a funcionalidade permitirá o parcelamento de transações e compras pelo Pix.

A novidade começa a ser desenvolvida este ano e deve ser lançada no segundo trimestre de 2022. A expectativa do Banco Central é que o Pix Garantido seja o cartão de crédito do futuro.

Banner Calculadora de Taxas Pix

Débito automático

O Pix para empresas ainda não permite o pagamento de cobranças recorrentes. Isso deve mudar a partir do segundo trimestre de 2022, abrindo ainda mais o leque de possibilidades desse modo de pagamento.

Novidades do Pix Cobrança

O Pix Cobrança entra como substituto para os boletos e é uma realidade desde maio de 2020. Mas, de acordo com o Banco Central, algumas novidades serão implementadas para torná-lo ainda melhor. São elas:

  • Padronização de arquivo de remessa e retorno para viabilizar gestão de cobranças em lote. (previsto para o quatro trimestre de 2021);
  • Duplicata no Pix que permitirá a antecipação do cobranças o Pix. (previsto para o segundo trimestre de 2022).

Novidades do Pix trarão mudanças para as empresas

Como comentamos no início deste post, com aproximadamente 6 milhões de empresas cadastradas, o Pix já mostrou que seu uso excede o universo das pessoas físicas. Dessa maneira, é lógico pensarmos que as novidades do Pix previstas para os próximos meses contribuam ainda mais com as organizações.

Para empresas, o uso do Pix pode trazer ainda mais vantagens se ele for integrado às rotinas de pagamentos e recebimentos. Assim, eliminando a necessidade do contato operacional com os bancos. Para entender do que estamos falando, convidamos você a conhecer a ContaPix Transfeera.

Por isso, aproveite que está aqui, fale com nossos especialistas e solicite uma demonstração. Clique aqui e conheça já a ContaPix!

Banner solicite uma demonstração

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!