A Transfeera não realiza empréstimos financeiros. Em caso de dúvidas, fale com nossa ouvidoria.

Tecnologia
Fique por dentro das novidades do Pix para os próximos meses

Fique por dentro das novidades do Pix para os próximos meses

É certo que o Pix entrou para a vida dos brasileiros. Para se ter uma ideia do que estamos falando, segundo o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello, esta forma de transferências e pagamentos instantâneos possui aproximadamente 6 milhões de empresas cadastradas.

Outros dados não nos deixam mentir. Conforme Pesquisa Febraban de tecnologia bancária realizada em parceria com a Deloitte, as transações via Pix representam 30% do total de operações feitas por pessoas físicas e jurídicas. Falando em operações bancárias, os tão conhecidos DOC e TED têm caído na preferência (as transações diminuíram de 25% para 19% de 2020 para cá).

Com tudo isso, a tendência é que as novidades do Pix esperadas para os próximos meses tragam ainda mais vantagens principalmente para as empresas. Neste artigo, compartilhamos com você algumas novas funções que estão por vir e têm tudo para fazer o uso do Pix crescer.

Mas, antes: você sabia que o Pix ganhou prêmio internacional?

Se as novidades do Pix prometem torná-lo ainda mais presente e desbancar antigas formas de pagamento e transferência bancária, suas funcionalidades atuais já chamam a atenção. É o que foi comprovado na quarta edição do Fintech & Regtech Global Awards. O evento é realizado todo ano pela “Central Banking”, uma publicação online direcionada aos bancos centrais de todo o mundo.

Na premiação de 2021, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil foi eleito o melhor do mundo na categoria “Inovação de Pagamentos”. Para que continue ganhando destaque, o Pix deve seguir algumas tendências.

Banner Guia completo do Pix para empresas: tire suas dúvidas e comece a usar!

Novidades do Pix para os próximos meses

Já é possível termos alguma ideia do que o Pix proporcionará. A seguir, elencamos o que sabemos até o momento:

Conta salário no Pix

Das novidades do Pix aguardadas, esta promete revolucionar a gestão da folha de pagamento. De acordo com o Banco Central, a inclusão da conta salário na lista de contas movimentáveis por Pix deve acontecer no terceiro trimestre de 2021.

A novidade trará vantagens para ambos os lados: menor custo para a empresa na hora de transferir o pagamento e, para os empregados, depósito instantâneo na conta. Ainda, com o Pix o funcionário poderá realizar transferência da conta-salário para outras contas. Tudo isso sem cobrança de taxa e com muito mais praticidades.

Pix Saque e Pix Troco

Ambas as novidades possibilitarão às pessoas sacarem dinheiro sem que precisem ir a um caixa eletrônico ou ao caixa de um banco. Com a função Pix Saque, o consumidor poderá se dirigir aos estabelecimentos comerciais cadastrados e fazer a transferência do valor desejado por meio de chave ou QR Code. A loja, por sua vez, fará o repasse da quantia em espécie à pessoa assim que a transação for concluída.

O Pix Troco funcionará de maneira parecida. A diferença é que para isso o cliente deverá fazer uma compra no estabelecimento comercial e pagar uma quantia a mais. O troco poderá ser dado em dinheiro em espécie.

Pix por aproximação

Esta é uma das novidades do Pix aguardadas para o quarto trimestre do ano. Como o nome sugere, a funcionalidade permitirá ao usuário do Pix fazer o pagamento aproximando seu celular de uma máquina própria para esse fim. O objetivo, segundo o Banco Central, é que a novidade facilite a iniciação do Pix e atenda a casos específicos de uso.

Pix Offline

Também previsto para o quarto trimestre de 2021, esta é uma tendência bastante esperada. A novidade permitirá que as transações via Pix ocorram mesmo em locais que não possuam conexão de internet.

Mecanismo especial de devolução

Até o momento, os estornos via Pix dependem de quem recebeu o valor (explicamos melhor neste post). Mas, a expectativa é que no final de 2021 (mais especificamente, a partir de 16 de novembro, data em que o Pix comemora 1 ano no Brasil), tudo possa ser mais agilizado.

O mecanismo especial de devolução do Pix permitirá que, em caso de falha no sistema operacional da instituição financeira ou suspeita de fraude, a quantia recebida possa ser facilmente transferida. Conforme explicado aqui, “a devolução poderá ser iniciada pelo prestador de serviço de pagamento (PSP) do usuário, tanto por iniciativa própria quanto atendendo a solicitações”.

PIX Garantido

Esta é uma daquelas novidades do Pix que abrirão as portas para a utilização do meio de pagamento em empresas e demais estabelecimentos comerciais. Isso porque a funcionalidade permitirá o parcelamento de transações e compras pelo Pix.

A novidade começa a ser desenvolvida este ano e deve ser lançada no segundo trimestre de 2022. A expectativa do Banco Central é que o Pix Garantido seja o cartão de crédito do futuro.

Banner Calculadora de Taxas Pix

Débito automático

O Pix para empresas ainda não permite o pagamento de cobranças recorrentes. Isso deve mudar a partir do segundo trimestre de 2022, abrindo ainda mais o leque de possibilidades desse modo de pagamento.

Novidades do Pix Cobrança

O Pix Cobrança entra como substituto para os boletos e é uma realidade desde maio de 2020. Mas, de acordo com o Banco Central, algumas novidades serão implementadas para torná-lo ainda melhor. São elas:

  • Padronização de arquivo de remessa e retorno para viabilizar gestão de cobranças em lote. (previsto para o quatro trimestre de 2021);
  • Duplicata no Pix que permitirá a antecipação do cobranças o Pix. (previsto para o segundo trimestre de 2022).

Novidades do Pix trarão mudanças para as empresas

Como comentamos no início deste post, com aproximadamente 6 milhões de empresas cadastradas, o Pix já mostrou que seu uso excede o universo das pessoas físicas. Dessa maneira, é lógico pensarmos que as novidades do Pix previstas para os próximos meses contribuam ainda mais com as organizações.

Para empresas, o uso do Pix pode trazer ainda mais vantagens se ele for integrado às rotinas de pagamentos e recebimentos. Assim, eliminando a necessidade do contato operacional com os bancos. Para entender do que estamos falando, convidamos você a conhecer a ContaPix Transfeera.

Por isso, aproveite que está aqui, fale com nossos especialistas e solicite uma demonstração. Clique aqui e conheça já a ContaPix!

Banner solicite uma demonstração

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!