Pagamentos

Como melhorar a transparência financeira em repasses de filantropia corporativa

Como melhorar a transparência financeira em repasses de filantropia corporativa

A filantropia corporativa é uma prática que busca benefícios tanto para a sociedade quanto para a própria empresa. A partir dela, as empresas contribuem com o entorno da sua área de atuação, seja com dinheiro ou promovendo trabalhos sociais. Mas é também uma forma de garantir uma boa reputação no mercado, por meio do olhar dos clientes – daí a importância da transparência financeira nestas operações.

Essa tem sido uma prática bastante adotada pelas empresas em sua cultura organizacional, mas que, para funcionar de maneira eficiente, precisa estar organizada, de forma a garantir a transparência na destinação de recursos.

Neste artigo, explicamos melhor o que é filantropia corporativa, a importância e os desafios de ter transparência financeira nas doações e como uma plataforma de gestão e processamento de pagamentos é útil nesse processo. Confira.

O que é filantropia corporativa?

É por meio da filantropia corporativa ou filantropia empresarial que as empresas ajudam as comunidades nas quais estão inseridas, incentivam a educação, apoiam pesquisas, contribuem para a melhoria da saúde da população e transformam a vida das pessoas com iniciativas sociais.

Além do valor em dinheiro em si, destinado a doações, empresas que fazem filantropia corporativa também são conhecidas pelos programas que incentivam a contribuição do tempo dos colaboradores em trabalhos voluntários.

Em outras palavras, a filantropia corporativa pode ser vista como o envolvimento das empresas em causas sociais voltadas para o bem-estar da comunidade, seja por meio de doações em dinheiro para projetos ou estimulando a participação de funcionários em causas comunitárias.

Conteúdos Relacionados:

A importância e os desafios de ter transparência nesse tipo de doação

Tão importante quanto a própria ação de filantropia corporativa é a forma como a empresa operacionaliza essa relação. Isso porque a transparência financeira é algo que precisa estar em primeiro lugar quando o assunto é doação para projetos sociais.

Quando a doação parte dos clientes da empresa, é mais um motivo que a organização tem para garantir uma prestação de contas eficiente, que apresente de forma clara que o valor destinado realmente foi recebido pela instituição.

No entanto, por exemplo, se uma empresa faz muitas doações para vários projetos diferentes, esse pode acabar se tornando um problema, devido às altas taxas de transferências bancárias, sem contar a grande possibilidade de falhas nas transações, principalmente por informar dados incorretos.

Sendo assim, para que a filantropia empresarial se dê de forma clara e segura, prestando contas para as pessoas que doaram e garantindo que o dinheiro realmente foi para a ONG de destino, é preciso contar com uma solução de gestão e processamento de pagamentos.

Com uma plataforma digital, é mais fácil assegurar que os pagamentos foram feitos com os dados bancários corretos e apresentar os comprovantes para os envolvidos, além de fazer isso de maneira ágil e automática.

Case Polen: como ajudamos essa fintech no processo de doação transparente

Nós, da Transfeera, desenvolvemos uma plataforma que é ideal para esse tipo de situação, em que é preciso garantir agilidade, economia, segurança e transparência na transferência de valores para projetos sociais.

Para viabilizar a responsabilidade social empresarial, a nossa plataforma foi a escolhida pelo Polen, fintech que usa a tecnologia para descomplicar iniciativas de impacto social.

A solução ajuda a conectar empresas a causas sociais, alavancando os negócios por meio de apoio a ações filantrópicas. São mais de 300 instituições sociais parceiras e mais de 380 marcas usando o Polen para apoiá-las.

Como funciona o Polen

  • Parceria

A empresa que procura o Polen escolhe as instituições parceiras que deseja apoiar e define se doará uma porcentagem ou um valor fixo de cada venda realizada.

  • Compra

Em sua loja virtual, a empresa disponibiliza a opção de o cliente escolher para qual instituição o valor será doado. Não há custo para o cliente, quem doa é o e-commerce.

  • Doação

O cliente escolhe qual das causas listadas ele quer que a sua compra apoie e confirma a doação.

  • Envio para ONG

O Polen destina as doações às respectivas instituições escolhidas pelos clientes, além de cuidar de toda a parte de transparência e curadoria das instituições.

Toda empresa que utiliza o Polen tem uma página de transparência exclusiva em que pode compartilhar o resultado do seu impacto positivo com os clientes e também um painel onde pode acompanhar o engajamento dos clientes.

Como a Transfeera ajudou o Polen

Antes de contar com a plataforma da Transfeera, o Polen tinha dificuldades com o repasse dos valores para as instituições sociais por conta das taxas muito altas.

Ao fazer várias doações de empresas diferentes para uma mesma ONG para pagar uma taxa única, existia o desafio da prestação de contas com transparência, porque cada empresa que doa quer ver no comprovante exatamente o valor que doou e ter certeza de que foi destinado corretamente.

Por isso, o Polen buscou a nossa ajuda. Com o uso da nossa plataforma, a fintech passou a fazer repasses para as ONGs de forma mais barata e levando muito menos tempo.

Hoje, leva cerca de uma hora para fazer quase 2 mil transferências. Antes da Transfeera, levava praticamente um dia inteiro para fazer apenas 40 pagamentos.

Quer saber mais sobre os resultados dessa parceria entre o Polen e nós, da Transfeera? Confira o case completo: Quero ver o case do Polen

Banner solicite uma demonstração

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!