Tecnologia

Conheça as principais tendências para e-commerce em 2022

Conheça as principais tendências para e-commerce em 2022

Os consumidores já mostraram que gostam da praticidade e conveniência das compras online. Prova disso é que, no Brasil, as vendas no e-commerce devem fechar o ano com faturamento de R$ 304 bilhões.

Em um nível global, as vendas por meio do comércio eletrônico atingiram US $ 4.891 bilhões em 2021. Para 2024, os especialistas esperam um salto para cerca de US $ 6.388 bilhões por ano.

Então, não resta dúvidas de que as vendas online vão de vento em popa, não é mesmo? Por isso, se você deseja que seu negócio virtual continue tendo sucesso, precisa conhecer as tendências para e-commerce para 2022.

Boa leitura!

O que esperar das tendências para e-commerce em 2022?

Em 2021 tivemos dois cenários. O primeiro foi o das empresas que ainda estavam se adaptando ao ambiente do comércio eletrônico. O segundo foi o das lojas virtuais e marketplaces que tiveram um crescimento acelerado e precisaram correr atrás de tecnologia para automatizar processos.

Para 2022, o foco maior deverá ser na experiência do consumidor, que será um dos aspectos que garantirá ao comércio eletrônico ganhar, ou manter, vantagem competitiva.

Com isso em mente, confira:

6 principais tendências para e-commerce

1. Chatbots

Já que o foco é na experiência do consumidor, os chatbots – softwares que se comunicam com os clientes por meio de uma interface de chat ao vivo – vêm com tudo em 2022.

O principal ponto positivo da tecnologia é o fato de que os bots oferecem atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, podem ser um recurso para levar os compradores às páginas certas.

Para 2022, conforme a tecnologia de aprendizado de máquina se torna mais sofisticada, os chatbots aprimorarão a experiência com a marca também em canais como WhatsApp e em redes sociais.

2. Omnichannel

A experiência omnichannel continuará a se expandir e será uma das tendências do e-commerce para 2022. Isso porque os compradores de hoje têm a conveniência como um dos aspectos mais importantes na hora da escolha do e-commerce.

Uma abordagem omnichannel (em português, omnicanal) oferece essa conveniência, pois cria uma experiência contínua, pouco importando se os clientes estão navegando no site via desktop, smartphone, ou fazendo suas compras por meio de serviços de “clique e colete em uma loja física”.

Por essa razão, e-commerces que investirem na estratégia omnichannel poderão maximizar suas vendas e fidelizar clientes.

Conteúdos Relacionados:

3. Social commerce

Social commerce é a compra de produtos ou serviços de forma nativa via plataformas como Instagram, Facebook, Pinterest e WhatsApp. Essa conveniência torna tudo mais fácil para o consumidor e mais lucrativo para o vendedor.

Nos EUA, estima-se que as vendas por social commerce chegarão a mais de US$ 79 bilhões em 2025. Aqui no Brasil também se espera um crescimento nas vendas do comércio nas redes sociais e, por isso, se você ainda não construiu sua estratégia social, a hora é agora.

Uma estratégia que você pode utilizar para envolver seus seguidores é compartilhar conteúdo gerado pelos próprios usuários. Considere também fazer lives para apresentar seus produtos/serviços ao vivo e incentivar a compra.

4. Personalização

Esta é uma das tendências para e-commerce que vieram para ficar, mas agora estamos falando de um nível mais profundo de personalização. Ao ter uma estratégia mais robusta de personalização, as empresas não apenas impulsionam as vendas no e-commerce como também aumentam a fidelidade à marca.

E-commerces que aderem a essa tendência investem em tecnologia para enviar ofertas de marketing relevantes, pop-ups personalizados e e-mails de follow-up.

5. Video marketing

Os vídeos são um veículo eficaz para apresentar e comercializar seus produtos/serviços e atrair novos clientes. Para dar a eles mais destaque, você pode publicá-los em suas redes sociais e em seu próprio site.

Vídeos de unboxing, tutoriais e conteúdo gerado pelos usuários são exemplos de vídeos que podem ajudar seu público a tomar decisões de compra.

6. Diversidade nos métodos de pagamento (a super tendência para e-commerces)

Durante o processo de finalização da compra, os consumidores desejam poder escolher a forma de pagamento que mais lhes convém. Mas, para isso, você vai concordar que eles necessitam ter opções, não é mesmo?

Pois bem, aqui no Brasil a tendência para e-commerce em 2022 não poderia ser outra: o Pix. Empresas que já oferecem o método de pagamentos instantâneo conseguem vantagens como diminuição da taxa de abandono no carrinho, mais capital de giro, diversificação do público e muitas outras.

Inclusive, se o assunto interessar, em uma conversa que tivemos com Edson Luiz dos Santos, consultor na CoLink Business, investidor anjo e um dos maiores especialistas do setor de pagamentos no Brasil, falamos sobre o Pix para PJ. Caso queira ouvir nosso bate-papo, aperte o play:

Vale ressaltar ainda que as empresas que já disponibilizam o Pix para seus clientes acabam levando vantagem diante dos seus concorrentes, porque a procura pelo Pix está cada vez mais frequente no mercado.

E para que seu e-commerce possa disponibilizar a forma de pagamento de modo que seus clientes tenham uma boa experiência no check out, você pode contar com todo o apoio da tecnologia.

É o caso da Transfeera, que desenvolveu uma plataforma de recebimentos via Pix, o ContaTransfeera para receber. Ao disponibilizar o Pix através da nossa solução, seu e-commerce tem benefícios como:

  • Recebimento em qualquer dia ou horário;
  • Sem taxas de antecipação de recebíveis;
  • Custo zero de emissão de boletos;
  • Integração com seu sistema financeiro para centralizar tudo em um único lugar;
  • Mais controle financeiro;
  • Mais segurança e credibilidade para os clientes;
  • E muitas outras vantagens.

Um exemplo é a Droper, que implementou o Pix Cobrança no site e gerou o aumento de vendas, sendo hoje seu principal meio de pagamento. Os clientes aprovam a modalidade e o time financeiro vê muitos benefícios, como a devolução mais rápida em caso de estorno e a segurança.

Banner Três cases de sucesso com o Pix

Conheça mais sobre a solução da Transfeera e faça como empresas como Ifood, Ambev, Hotmart e Shopee: seja também um cliente Transfeera!

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!