Podcast Transfeera Podcast Transfeera
Pix para PJ

01-002

Pix para PJ

Convidado: Edson Luiz dos Santos

31/08/2021

32min

Sobre o Episódio

  • 0:10 Abertura
  • 0:44 Introdução sobre Pix para PJ
  • 1:45 Apresentação do convidado
  • 2:40 Como fatores como concorrência; novos entrantes; evolução do comércio; reguladores; avanço da tecnologia e comportamento do consumidor, influenciaram o mercado de pagamentos no país até a gente chegar no Pix?
  • 6:25 Proposta do BACEN de incluir as pessoas na construção do Pix
  • 8:08 Por que ainda vemos poucas empresas usando o Pix?
  • 14:10 Evolução do Pix para o varejo
  • 22:06 Notícias do setor com Danylo Martins

 

O Pix, como todo mundo já sabe, foi muito bem recebido pelos brasileiros, principalmente por ser gratuíto para pessoas físicas e proporcionar transferências rápidas e gratuitas.

Além das pessoas físicas, as empresas também podem aproveitar a rapidez da transação, a diferença é que pode existir a cobrança de uma tarifa bancária.

Apesar da taxação, o custo do Pix ainda é mais barato do que as transferências tradicionais via TED ou DOC ou os próprios boletos.

O Banco Central autoriza que cada banco cobre o valor que desejar pelo Pix. Mas existem algumas ressalvas: quando o Pix é feito como forma de cobrança, como se fosse um boleto, o pagador não pode ser tarifado.

Mesmo com as vantagens, ainda são poucos os usuários PJ do Pix. De acordo com dados do Branco Central, até julho de 2021, eram cerca de 96 milhões de usuários PF contra 6 milhões de usuários PJ.

No segundo episódio da primeira temporada do PodTransferir, podcast da Transfeera em parceria com o Finsiders, você vai ficar por dentro do que há de mais relevante sobre Pix para PJ.

O pagamento instantâneo tem como principal objetivo eliminar o papel-moeda das transações. Mais de 50% dos brasileiros que têm renda recebem em dinheiro, papel-moeda, e gastam em dinheiro. Essas pessoas estão fora do sistema financeiro, não são conhecidas, eventualmente tem uma outra conta de pagamentos, mas é isso. É pra isso que ao digitalizar o papel-moeda pode trazer um maior conforto na movimentação do dinheiro. 

Edson dos Santos

Quem são os participantes do segundo episódio da primeira temporada sobre Pix para PJ?

Edson dos Santos, convidado especial deste episódio, é consultor na CoLink Business, investidor anjo e um dos maiores especialistas do setor de pagamentos no Brasil. Ele é autor do livro “Do Escambo à Inclusão Financeira – a evolução dos meios de pagamento”, e coautor do livro “Payments 4.0 – As forças que estão transformando o mercado brasileiro”, publicado em novembro de 2020.

Fernando Nunes, nosso host, é cofundador da Transfeera. Possui mais de 15 anos de experiência em comunicação digital, atuando na Sapient AG2, A2C e na ContaAzul. Integrou a equipe da primeira campanha 100% digital de lançamento de um carro, Chevrolet Prisma. Estruturou as áreas de Marketing e de Vendas da Transfeera, liderando os times para atingimento dos objetivos e escala da empresa.

Danylo Martins, nosso co-host, é jornalista, formado pela Faculdade Cásper Líbero, com mais de dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Ex-Valor, Folha de S.Paulo e Você S/A, é fundador e publisher do Finsiders, portal de conteúdo jornalístico sobre o ecossistema de fintechs no Brasil.

Se você gostou do PodTransferir e quer receber conteúdos exclusivos, siga a Transfeera no Instagram, no Spotify e no Youtube!

Ouça outros episódios

 

Produzido por Júlia Mallmann, Kely Ribeiro, Willian Becher, Giovanni Porfírio e Victória Roberta. Edição da BZT Áudio.

Ouça também nas plataformas

Quer ficar por dentro das
novidades do PodTransferir?

Cadastre-se e receba as atualizações de
novos episódios em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!