A Transfeera não realiza empréstimos financeiros. Em caso de dúvidas, fale com nossa ouvidoria.

Podcast Transfeera Podcast Transfeera
Evolução dos meios de pagamento

01-001

Evolução dos meios de pagamento

Convidado: João Bezerra

17/08/2021

36min

Sobre o Episódio

  • 0:10 Abertura
  • 1:46 Introdução sobre evolução dos meios de pagamento
  • 03:20 Apresentação do convidado
  • 3:50 Quais fatores foram catalisadores da evolução nos meios de pagamentos?
  • 05:05 Com a evolução, quais serviços ou produtos deixarão de existir?
  • 10:30 Como proteger novos meios de pagamentos de ameaças cibernéticas?
  • 15:20 Open Finance como forma de devolver ao usuário a propriedade dos próprios dados
  • 19:20 Notícias do setor com Danylo Martins

 

Você sabia que nos últimos anos o mercado financeiro passou por uma grande revolução devido ao avanço da tecnologia? Algumas limitações como horário e lugar deixaram de existir e isso multiplicou as possibilidades de fazer o dinheiro circular, para além do papel moeda.

Os passos foram adiantados com mais um fator: a pandemia de Covid-19. A indústria de pagamentos foi muito afetada, o que acelerou o movimento do dinheiro para os pagamentos digitais. E quem não estava preparado precisou se movimentar.

Os cartões de crédito, as contas de pagamentos 100% digitais, as carteiras digitais e o próprio PIX são marcos que compõem essa virada de chave.

Para se ter ideia, de acordo com a Accenture, a modernização dos meios de pagamentos é uma oportunidade mundial de 300 bilhões de dólares. No Brasil, segundo dados do Distrito, as startups do setor de meios de pagamento captaram  251 milhões de dólares em 2020, um aumento de 2.612% em relação a 2019.

No primeiro episódio da primeira temporada do PodTransferir, podcast da Transfeera em parceria com o Finsiders, você vai entender a evolução dos meios de pagamento que aconteceu nos últimos anos.

Daqui a dez anos vão sumir uma série de coisas que vemos hoje. A agência talvez não desapareça por completo, por exemplo, mas será outra; caixa eletrônico; cheque; produtos bancários; senhas vão desaparecer. E vamos ter bancos invisíveis e sem fricção, que estarão em qualquer lugar, com pagamentos baseados em IoT. Fast payments, que é o caso do Pix, é uma realidade hoje e vai continuar sendo no futuro. No futuro teremos muito mais experiências do que produtos. 

João Bezerra

Quem são os participantes do  episódio sobre evolução dos meios de pagamento?

João Bezerra, convidado especial deste episódio, tem mais de 35 anos de experiência nos setores de tecnologia, pagamentos e bancos no Brasil. Atuou como Diretor Gerente do Itaú Unibanco, onde ocupou diversos cargos executivos, e hoje é Fintech Investment Leader da Bossanova Investimentos.

Fernando Nunes, nosso host, é cofundador da Transfeera. Possui mais de 15 anos de experiência em comunicação digital, atuando na Sapient AG2, A2C e na ContaAzul. Integrou a equipe da primeira campanha 100% digital de lançamento de um carro, Chevrolet Prisma. Estruturou as áreas de Marketing e de Vendas da Transfeera, liderando os times para atingimento dos objetivos e escala da empresa.

Danylo Martins, nosso co-host, é jornalista, formado pela Faculdade Cásper Líbero, com mais de dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Ex-Valor, Folha de S.Paulo e Você S/A, é fundador e publisher do Finsiders, portal de conteúdo jornalístico sobre o ecossistema de fintechs no Brasil.

Se você gostou do PodTransferir e quer receber conteúdos exclusivos, siga a Transfeera no Instagram, no Spotify e no Youtube!

 

Produzido por Júlia Mallmann, Kely Ribeiro, Willian Becher, Giovanni Porfírio e Victória Roberta. Edição da BZT Áudio.

Ouça também nas plataformas

Quer ficar por dentro das
novidades do PodTransferir?

Cadastre-se e receba as atualizações de
novos episódios em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!