A Transfeera não realiza empréstimos financeiros. Em caso de dúvidas, fale com nossa ouvidoria.

Podcast Transfeera Podcast Transfeera
Desafios de cyber security no setor de meios de pagamento

01-003

Desafios de cyber security no setor de meios de pagamento

Convidado: Rafael Aceno

14/09/2021

31min

Sobre o Episódio

  • 0:10 Abertura
  • 0:57 Introdução sobre cyber security em meios de pagamentos
  • 3:30 Apresentação do convidado
  • 4:40 Quais são os recursos de segurança indispensáveis que as fintechs e as instituições financeiras devem ter para cuidar da vida financeira dos clientes?
  • 8:35 O fator humano como falha de segurança
  • 9:46 As empresas estão preparadas para a LGPD? O que vai mudar na prática com a lei em vigor?
  • 12:55 Recentemente, o BACEN mudou algumas regras de segurança para transações com o Pix. O que vai mudar com essas novas regras? (Engenharia Social)
  • 14:50 O que o mercado pode adotar para melhorar a segurança?
  • 18:39 Notícias do setor com Danylo Martins

 

Os dados dos consumidores são cada vez mais requisitados pelas empresas e a comercialização deles já é uma realidade. O João Bezerra, no primeiro episódio do PodTransferir — se não ouviu, depois da uma conferida, o papo foi incrível — chegou até a falar que os dados são o novo oxigênio, e não o novo petróleo.

Com esse cenário em vista, é fundamental que as empresas tenham responsabilidade e transparência no trato das informações dos usuários, obedecendo à Lei Geral de Proteção de Dados —  LGPD, que já está em vigor.

O mercado financeiro brasileiro com certeza é o setor mais avançado no Brasil em relação à regulação dos dados dos consumidores. Um reflexo da atuação do Banco Central, que a gente sabe que é um órgão super competente.

Por outro lado, se a gente comparar o Brasil com os outros países, a situação já fica mais complicada. Segundo o Distrito, em 2021, no mundo, foram investidos 6,2 bilhões de dólares em empresas de cibersegurança. A tendência é que esse número seja ultrapassado em 2021, já que apenas nos primeiros três meses foram investidos 4,1 bilhões de dólares no setor. O país que mais realiza aquisições do setor é o Estados Unidos, seguido por Canadá e Israel, e as soluções mais populares entre os investidores são as de identificação, zero trust, cloud security e security services.

Quando se fala em uma experiência digital de pagamentos, a segurança deve ser um pilar ainda mais importante. A comodidade e a rapidez de realizar pagamentos ou transferências pela internet são inquestionáveis, para isso é preciso garantir a segurança da transação. Obviamente que a responsabilidade não é só da instituição que intermedia a operação, mas também do usuário final.

No terceiro episódio da primeira temporada do PodTransferir, podcast da Transfeera em parceria com o Finsiders, você vai entender todos os desafios de cyber security no setor de meios de pagamento.

Quanto aos recursos indispensáveis que as fintechs e instituições financeiras devem ter, destaco monitoramento 24 por 7, segurança da autenticação (complexidade de senha, capcha, mfa, SSL), auditoria ponta a ponta, backups em regiões distintas, processo de recuperação de desastres e resposta a incidentes, motores antifraude (acessos suspeitos, limites de transações validação dos dados de pagamento do recebedor).

Rafael Aceno

Quem são os participantes do terceiro episódio da primeira temporada sobre cyber security?

Rafael Aceno, convidado especial deste episódio, é especialista em segurança digital com certificações internacionais (AWS, HashiCorp, COMPTIA, EXIN, Gitlab) e DevSecOps na Transfeera. Anteriormente, atuou no combate à fraude bancária fornecendo consultorias para os maiores bancos no Brasil; na ContaAzul como Security Software Engineer, implementando boas práticas no desenvolvimento de apps e arquitetura do sistema; e na Stone Banking, auxiliando na construção de um banco digital.

Fernando Nunes, nosso host, é cofundador da Transfeera. Possui mais de 15 anos de experiência em comunicação digital, atuando na Sapient AG2, A2C e na ContaAzul. Integrou a equipe da primeira campanha 100% digital de lançamento de um carro, Chevrolet Prisma. Estruturou as áreas de Marketing e de Vendas da Transfeera, liderando os times para atingimento dos objetivos e escala da empresa.

Danylo Martins, nosso co-host, é jornalista, formado pela Faculdade Cásper Líbero, com mais de dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Ex-Valor, Folha de S.Paulo e Você S/A, é fundador e publisher do Finsiders, portal de conteúdo jornalístico sobre o ecossistema de fintechs no Brasil.

Se você gostou do PodTransferir e quer receber conteúdos exclusivos, siga a Transfeera no Instagram, no Spotify e no Youtube!

Ouça outros episódios

 

Produzido por Júlia Mallmann, Kely Ribeiro, Willian Becher, Giovanni Porfírio e Victória Roberta. Edição da BZT Áudio. 

Ouça também nas plataformas

Quer ficar por dentro das
novidades do PodTransferir?

Cadastre-se e receba as atualizações de
novos episódios em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!