Pagamentos

Cartão de crédito e API de Pagamentos: como integrar e otimizar transações

Cartão de crédito e API de Pagamentos: como integrar e otimizar transações

Contar com um fluxo rápido e eficiente de pagamento não tem segredo: é preciso deixar de lado os processos manuais e adotar uma solução automatizada. Pegue, por exemplo, um negócio digital que deseja possibilitar pagamentos no cartão de crédito.

Sem a automação, esse negócio dependeria de processos manuais para processar transações, verificar dados e conciliar recebimentos. Em outras palavras, ele fica dependente de um cenário que aumenta o risco de erros, pode impactar o fluxo de caixa e prejudica a experiência de pagamento.

É para evitar que isso aconteça na sua empresa online, que apresentamos a dupla cartão de crédito e API de Pagamentos. Entenda mais a seguir.

O que é API de Pagamento e como ela funciona?

API de Pagamentos é uma interface de programação de aplicações que permite a transferência de informações e a realização de transações financeiras entre sistemas. Seu objetivo é processar pagamentos de forma segura e eficiente.

Colocando em termos mais simples, ela faz uma ponte que conecta diferentes plataformas e bancos para que pagamentos sejam realizados de forma automatizada, sem a necessidade de intervenção manual.

Sigla para “Application Programming Interface”, ou “Interface de Programação de Aplicações” em português, a API é extremamente importante para negócios digitais, porque graças a ela as empresas podem receber pagamentos online. Isso é possível porque essa aplicação descreve como o sistema do vendedor e do comprador podem se comunicar com um serviço bancário.

Pensando em cartão de crédito e API de Pagamento, na prática, a relação funciona assim:

  • Um cliente faz uma compra com cartão de crédito em um marketplace;
  • A API de pagamentos é instantaneamente acionada para coletar os dados da transação, validar as informações junto à operadora do cartão e confirmar o pagamento.

Esse processo ocorre em segundos e é extremamente seguro, uma vez que conta com um sistema de criptografia avançada que protege os dados sensíveis do pagamento.

Banner Conheça as principais APIs e integrações para agilizar os processos financeiros

Por que a API de Pagamento é essencial para negócios digitais?

Se um cliente seu for pagar com cartão de crédito, uma API de Pagamento torna o fluxo muito mais simples e ágil. Abrindo um parêntese, o mesmo vale para quando o pagamento é via Pix ou boleto bancário: por automatizar a comunicação entre os sistemas, a API garante que a transação seja processada de forma rápida e segura.

Então, observe que, independentemente do meio de pagamento escolhido, as APIs reduzem o tempo de processamento e, assim, aceleram processos e melhoram a experiência dos clientes. Além disso, por eliminarem a necessidade de intervenção manual, elas também diminuem significativamente os erros humanos que são comuns de ocorrerem nesses casos.

E nada melhor do que uma história real para ilustrar isso:

Case API de Pagamento

Apesar de a Monetizze, uma plataforma de marketplace, possuir um processo de pagamento automatizado via integração com um banco parceiro, essa solução apresentava desafios significativos. Para se ter uma ideia, a empresa conseguia realizar transferências em lotes de 100 pagamentos, mas, se houvesse qualquer erro em um único dado, o lote inteiro era barrado até que o suporte do banco resolvesse o problema.

Com isso, a equipe financeira precisava de quase todo o expediente bancário para processar cerca de 1.500 pagamentos diários, e precisava lidar com uma grande demanda de suporte quando ocorriam falhas nas transferências.

Com a utilização da plataforma de pagamentos da Transfeera por API para fazer os pagamentos, o cenário mudou e a Monetizze conquistou resultados como:

  • Processo mais rápido: o que antes tomava quase um dia inteiro, agora leva cerca de 30 minutos para ser organizado e processado.
  • Menos custos: antes, cada transferência custava R$ 1,80 no banco de domicílio; agora, com a Transfeera, o valor unitário caiu pela metade.
  • Menos falhas e suporte mais ágil: a nova solução eliminou os bloqueios de lotes inteiros, reduzindo drasticamente a necessidade de suporte e retrabalho.

Para saber mais dessa história, clique aqui.

Banner case Monetizze

Quais serviços uma API de Pagamento pode oferecer?

Até aqui mencionamos a relação entre cartão de crédito e API de Pagamento. Além de tornar possível aos negócios virtuais oferecerem pagamentos via cartão, as APIs são usadas também para outros métodos, como Pix, boleto bancário e link de pagamento, garantindo autorização e liquidação de pagamentos em tempo real.

Outro serviço que uma API pode oferecer é o split de pagamentos, ideal para marketplaces. Como explicamos neste conteúdo, a funcionalidade de split permite dividir automaticamente os valores de uma venda entre diferentes sellers.

Ainda sobre os serviços oferecidos, não podemos esquecer que a Application Programming Interface envia automaticamente notificações de pagamentos e recebimentos. Isso é possível pois ela faz a integração com sistemas internos via webhooks, garantindo atualização em tempo real.

Leia também:

Vantagens de integrar uma API para pagamentos com cartão de crédito [H2]

Uma das principais vantagens é que a API parte do princípio de que “menos é mais”, eliminando etapas desnecessárias no checkout, reduzindo o atrito e, consequentemente, aumentando a taxa de conversão.

Especificamente sobre a integração de uma API para pagamentos com cartão de crédito, vale destacar que, ao contrário de processos manuais ou soluções pouco otimizadas, a API conecta diretamente o sistema do seu negócio às adquirentes e bandeiras de cartão. Esse benefício se traduz em transações autorizadas ou recusadas em questão de segundos.

O resultado? Um fluxo de pagamento acelerado e menos frustrações para o cliente. Adicionalmente, com uma integração via API o seu negócio pode oferecer parcelamento de até 24x, por exemplo, com uma integração rápida e um processamento seguro.

Ainda, uma API de Pagamentos automatiza todo o ciclo de vida da transação, desde a captura do pagamento até a confirmação da compra, sem qualquer necessidade de intervenção manual.

Produto - API de Pagamentos

O que considerar ao escolher uma API de Pagamento para cartão de crédito?

Para não errar na escolha, veja o que considerar em uma API de Pagamento para cartão de crédito:

  • Facilidade de integração e disponibilidade de uma documentação fácil de entender;
  • Atendimento aos requisitos de segurança, como PCI-DSS (Padrão de Segurança de Dados para a Indústria de Pagamentos) e criptografia de ponta;
  • Além de tornar possível o pagamento via cartão, possibilitar o uso de outros métodos de pagamento, como Pix e boleto bancário;
  • Disponibilidade do suporte e forma de contato;
  • Como é sua escalabilidade, ou seja, se a API consegue crescer com o seu negócio conforme o volume de transações aumenta.
  • Split de pagamentos de cartão de crédito para facilitar a gestão de divisão de valores.

Conclusão

Para negócios virtuais, oferecer diversas opções de pagamentos é uma das maneiras de reduzir o abandono de carrinho. Existem ainda outras estratégias, como checkout sem atrito e uma jornada de pagamento fluida.

Pensando em oferecer pagamentos via cartão, a fim de garantir que seu cliente tenha a melhor experiência de compra, e que a sua empresa seja ágil e não precise perder tempo com processos manuais, a melhor maneira é integrar e otimizar as transações via API. Note que não é apenas uma questão de conveniência, mas uma estratégia essencial para otimizar o fluxo de caixa, melhorar a segurança e garantir uma gestão mais eficiente.

Se você procura oferecer pagamentos via cartão de crédito, a API da Transfeera vai transformar a experiência do seu negócio. Confira algumas das principais vantagens:

  • Unifique todos os seus pagamentos em um só lugar: ofereça pagamento via Pix, boleto e cartão de crédito de forma simples e prática!
  • Mais segurança: proteja suas transações com a tecnologia de antifraude da CyberSource e evite fraudes e chargebacks. A Transfeera é certificada pelas ISO 27001 e 27701 e segue os altos padrões internacionais.
  • Mais opções de pagamento: permita que seus clientes paguem com cartão de crédito e parcelamento em até 24 vezes.
  • Prazo de compensação a sua escolha: recebimento em D+30, com possibilidade de D+2 ou D+15 (estes últimos estão sujeitos a análise).
  • Estabilidade: SLA de 99,9% de disponibilidade, garantindo estabilidade para suas operações.

Destacamos ainda que com a API da Transfeera o valor das vendas é transferido diretamente para a conta bancária da sua empresa.

Não espere mais e conheça agora mesmo a nossa solução de recebimento por cartão de crédito! Deixe o processo de pagamento por nossa conta e foque no crescimento do seu negócio. Clique no banner para saber mais:

Produto - Cartão de Crédito

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade