Disponível desde maio, o Pix Cobrança passou a garantir o recebimento de valores com muito mais praticidade para as empresas – sem taxa, sem baixas, sem demora na compensação do valor.
O Banco Central liberou esse serviço do Pix para que estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços emitam QR Code e possibilitem que clientes realizem pagamentos com datas de vencimento, como uma forma de substituir os boletos tradicionais e ter mais eficiência.
O Pix Cobrança segue o objetivo geral do Pix de ser um meio de pagamento mais seguro, eficiente e rápido, permitindo transferências e pagamentos em até dez segundos. Essas transações podem ser realizadas 24 horas por dia e em todos os dias do ano, inclusive em finais de semana e feriados.
A aceitação do Pix como meio de pagamento já é bastante positiva, pois ele já responde por metade das transferências realizadas no país. E, devido à grande adesão, vem ganhando novas funcionalidades, como o Pix Cobrança.
Você tem dúvidas sobre como o Pix Cobrança funciona? Ainda não adotou esse serviço na sua empresa?
Preparamos este conteúdo para explicar em detalhes o funcionamento desse serviço do Pix e como ele contribui para que a sua empresa tenha melhores resultados no processo de recebimento de valores. Continue a leitura para ficar por dentro!
Como o Pix Cobrança funciona?
O Pix Cobrança é o serviço que permite a lojistas, fornecedores e prestadores de serviços fazerem cobranças pelo Pix indicando uma data futura, ou seja, estabelecendo uma data de vencimento.
Dada essa característica, o serviço se tornou uma versão mais moderna e eficiente do boleto, já que não há taxas para emissão, não é preciso dar baixa no documento e a compensação do valor é feita a hora – com o boleto, pode chegar a 3 dias úteis.
Para fazer a cobrança via Pix, a empresa emite um QR Code para uma transação que será cobrada do cliente com possibilidade de pagamento até determinada data. Para o cliente, o Pix Cobrança se tornou mais uma alternativa de pagamento de compras e contas a prazo.
Por exemplo, ao fazer uma compra em um e-commerce, o cliente pode escolher o Pix Cobrança entre os meios de pagamento, em vez de optar pelo boleto bancário, ou até mesmo escolher uma opção de boleto que ofereça o QR Code.
Até então, só era possível gerar QR Code no Pix para pagamentos imediatos. Com o Pix Cobrança, além de determinar uma data futura para pagamento, também é possível incluir mais informações fora o valor, como juros, multa e descontos.
Conteúdos Relacionados:
- Sistema de pagamentos Pix: como inserir na sua empresa
- Pagamento Pix: diferenças entre QR Code estático e Pix Cobrança
Como usar o Pix Cobrança para cobrar e receber de clientes?
Para cobrar e receber pelo Pix Cobrança, a empresa precisa, primeiramente, ter uma conta em banco ou em uma fintech – como a Transfeera – que são instituições liberadas pelo Banco Central para disponibilizar uma solução de Pix corporativo.
O Pix Cobrança funciona por meio de um QR Code dinâmico, gerado diretamente pela empresa, e que deve ser criado por venda e é exclusivo para cada transação.
Ou seja, é utilizado para o pagamento de uma conta específica, que só será paga uma vez. Portanto, considera um valor e uma data de vencimento específicos, descontos e a incidência de juros e multas para o caso de pagamento atrasado.
Antes do Pix Cobrança, era possível ter acesso apenas a um QR Code estático, que pode ser usado em várias transações, opção interessante para pessoas físicas, pequenos varejistas e prestadores de serviços.
Nesse formato, se o cobrador tem um valor fixo a receber mensalmente, basta enviar um único código para o cliente para ser usado em todas as transações.
Confira o passo a passo para gerar um QR Code dinâmico e receber pelo Pix Cobrança:
- Acesse a conta da empresa;
- No menu principal, toque em Pix;
- Em seguida, escolha a opção “Receber Pix”;
- Defina um valor para a transação ou deixe em aberto para que o cliente preencha;
- Agora, apresente o QR Code para que o cliente faça o pagamento.
Qual é a relação entre Pix Cobrança e boleto?
O Pix Cobrança possibilita à empresa criar uma data de vencimento ou agendar uma cobrança. Assim, em vez de emitir um boleto, o gestor gera um QR Code.
Da mesma forma que um boleto, com o Pix Cobrança, há a possibilidade de que informações além do valor sejam configuradas, como multas, juros e descontos.
A grande diferença é que, com o Pix Cobrança, o pagamento cai na conta instantaneamente. Já com o boleto, algumas instituições financeiras podem levar até 3 dias para fazer a compensação.
Com o lançamento do Pix Cobrança, o Regulamento do Pix foi alterado. A nova regra estabelece que as instituições participantes do Pix devem obrigatoriamente fornecer o QR Code, inclusive em pagamentos imediatos.
Como garantir segurança para as transações pelo Pix Cobrança?
Sabemos que a proposta do Pix é ser um meio de pagamento seguro. Mas essa é uma questão que preocupa cada vez mais as empresas.
Pensando em garantir mais segurança a essas transações, a Transfeera desenvolveu a ContaPix, solução que permite receber e fazer pagamentos por meio do Pix. O diferencial está no fato de que o QR Code para recebimento pode ser pago apenas pelo titular ou portador, se o cliente assim desejar.
Explicando melhor, essa medida é o que acontece quando uma investidora gera o Pix Cobrança para que apenas o titular faça o pagamento, impedindo um terceiro de pagar.
A funcionalidade foi pensada para auxiliar as empresas a estarem aderentes às melhores práticas de PLD (prevenção de lavagem de dinheiro) e evitar que outras pessoas paguem o QR Code gerado.
Outras vantagens da ContaPix Transfeera são:
- Pagamentos e recebimentos em um só lugar, sem precisar acessar o Internet Banking;
- Recebimento por Pix 24 horas por dia, 7 dias por semana;
- Alerta a cada nova entrada de valor na conta;
- Comprovante de recebimento do cliente ou parceiro em tempo real;
- Emissão de QR Code de cobrança;
- Integração com o ERP financeiro da empresa.
Para saber mais sobre a solução ContaPix Transfeera e descobrir todos os benefícios de usar o Pix Cobrança com segurança na sua empresa, solicite uma demonstração.