Processamento de Pagamentos
Como funcionam os pagamentos em marketplace?

Como funcionam os pagamentos em marketplace?

Entender como funcionam os pagamentos no marketplace é essencial principalmente porque estamos falando de um dos modelos de negócio que mais se destacou nos últimos anos. Por conta disso, vimos surgir diversas plataformas de vendas, ao mesmo tempo em que as grandes já existentes foram se aprimorando e atraindo mais pessoas ao segmento.

Essas empresas online enfrentam alguns obstáculos, sendo que um deles é entender questões do tipo: como o repasse aos sellers deve ser feito? De que maneira reduzir os atritos desse processo?

Se essas também são suas dúvidas, você está no lugar certo. Confira as respostas a seguir.

O que é o marketplace?

Um marketplace é como um centro comercial virtual (ou um shopping) no qual diversos sellers oferecem produtos. Sendo assim, ao contrário de um site ou um e-commerce de um único vendedor, um marketplace conecta vários vendedores a vários compradores.

O conceito de marketplace surgiu historicamente no universo C2C com a plataforma Ebay e, depois, com a Amazon. Hoje em dia vemos que o conceito de marketplace expandiu-se para o mundo B2B.

Independentemente do segmento do marketplace, todos atuam como intermediários. Isso porque, de um lado, as plataformas oferecem toda a gama de produtos que abrigam e, de outro, facilitam o trabalho dos vendedores.

Além disso, tanto para quem compra quanto para quem vende, os marketplaces procuram garantir a segurança do processo.

Como funcionam os pagamentos nos marketplaces?

Como comentamos na introdução, uma pergunta bastante comum é: quando o consumidor compra de diferentes vendedores, como é feito o pagamento para cada seller?

A responsabilidade de fazer esse repasse recai sobre o intermediário da venda, ou seja, o marketplace. É a empresa por trás da plataforma que recebe o valor da compra e faz o repasse do valor líquido (na maioria dos casos há descontos da taxa referente à comissão, impostos, entre outros).

Portanto, um ponto importante sobre como funcionam os pagamentos nos marketplaces, é entender que a experiência deve ser fluida nas duas pontas: vendedores e compradores. Como o processo de repasse de pagamentos pode ser complexo, para satisfazer todas as partes envolvidas é fundamental reduzir quaisquer atritos. É aí que um sistema de pagamentos pode ajudar – e muito!

Material API Pix

Quais as vantagens de ter um sistema de pagamentos nos marketplaces?

Um marketplace assume responsabilidade perante o vendedor (que quer receber pelo que foi vendido) e o comprador (que por sua vez deseja receber o produto/serviço conforme anunciado). Isso significa que erros em pagamentos e falta de controle nos recebimentos podem arruinar toda a relação entre os envolvidos.

As rotinas de cash in e cash out, quando realizadas manualmente, são sujeitas a inconsistências, além de poder levar um tempo expressivo. Para exemplificar, imagine o trabalho de um departamento financeiro que precisa identificar cada vendedor, cada compra efetuada, cada pagamento recebido, os valores a serem repassados com os devidos descontos etc.

Um sistema de pagamentos automatiza todas essas tarefas ao oferecer a função de split de pagamentos, garantindo:

  • Aumento nas vendas;
  • Organização dos pedidos;
  • Transparência nas operações;
  • Confiabilidade nos processos de recebimento e pagamento;
  • Mais agilidade nos repasses e redução considerável nos erros.

Como funciona o split de pagamentos?

Quando um sistema faz o repasse dos pagamentos, são configuradas regras de divisão por venda, de acordo com as políticas da empresa. Em outros termos, o marketplace define as configurações relacionadas à divisão dos valores dos pagamentos conforme a política de vendas de cada vendedor, levando também em consideração prazos e condições diferentes.

Na prática, após a venda de um produto/serviço, o sistema identifica os produtos cadastrados na base de dados, identifica cada vendedor e faz os repasses conforme definido pelo marketplace.

Saiba mais em: Split de pagamento – conceito, funcionamento e vantagens

Como funciona o gateway de pagamentos?

O gateway de pagamento é uma tecnologia que possibilita a realização de transações financeiras no ambiente online, conectando e transferindo os dados de um usuário para instituições financeiras. Dessa maneira, ele facilita a comunicação entre todos que fazem parte do processo.

Neste artigo explicamos com mais detalhes sobre os gateways de pagamentos, mas para que você já possa entender o funcionamento, destacamos que o gateway é acionado quando o cliente dirige-se à página de checkout. É lá que o consumidor escolhe a forma como deseja pagar.

Quando o pagamento é realizado, o gateway se comunica com a instituição financeira e verifica se as informações passadas pelo cliente estão corretas e/ou se há saldo disponível para a conclusão da transação.

Conte com o split de pagamentos no seu marketplace

Para automatizar o processo de repasse de valores aos sellers de um marketplace, conte com uma solução desenhada especificamente para isso.

O ideal é contar com uma ferramenta que faça uma gestão completa do processo de contas a pagar e a receber, automatizando os splits de pagamentos e agilizando os recebimentos. Com uma API, a ferramenta pode ser integrada diretamente ao sistema financeiro da empresa.

Além disso, com a solução de pagamentos da Transfeera, seu marketplace consegue receber por Pix e fazer todo o controle de transferências pela plataforma, sem a necessidade de entrar no Internet Banking de cada instituição bancária. Isso torna o uso do Pix mais prático e eficiente ao automatizar toda a operação.

Ressaltamos que a solução da Transfeera possibilita a emissão de QR Codes dinâmicos para cobrança no seu marketplace. Como o dinheiro é compensado na hora, sua plataforma conta com um fluxo de caixa 7 dias na semana.

Conheça agora mesmo sobre o split de pagamentos da Transfeera.

Banner Split de Pagamentos Pix

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!