Gestão Financeira

Conheça as tendências de mercado para meios de pagamento em 2022!

Conheça as tendências de mercado para meios de pagamento em 2022!

Quando se pensa em inovação no mercado financeiro, a primeira coisa que é citada é o Pix, não é mesmo? Mas, além dessa solução, há diversas outras ferramentas que surgiram nos últimos anos que auxiliam gestores e empresários na administração financeira da empresa.

Em 2022, as tecnologias continuarão evoluindo, seguindo o fluxo de inovações que acompanhamos nos últimos anos, como a tecnologia 5G, Open Finance, Super apps, etc.

Mas afinal, como essas novidades podem impactar a vida de gestores e ajudar na produtividade do setor financeiro das instituições? Para inovar, se diferenciar no mercado e melhorar os processos internos da sua empresa, separamos abaixo as principais tendências que prometem reinventar os meios de pagamento no ano de 2022.

Continue a leitura!

Tendências de mercado para meios de pagamento: o que esperar de 2022?

Em meio de tantas inovações dos últimos anos no mercado financeiro, muitos gestores se perguntam qual será o cenário do setor nesses próximos meses.

Nós vamos te mostrar as tendências que provavelmente movimentarão o mercado.

Confira abaixo!

Presença mais ativa das fintechs nos negócios

O ano de 2021 apresentou aos empreendedores, que a implementação de novas soluções financeiras através de parcerias com fintechs é uma escolha assertiva ao desenvolvimento produtivo do setor.

Portanto, ao que tudo indica, a “fintechzação” dos negócios seguirá firme e forte em 2022.

Dessa forma, a tendência é que os modelos FaaS (Fintech as a Service, startups focadas no desenvolvimento de tecnologias bancárias ganhem ainda mais destaque.

Banking Customer Experience, personalização e educação financeira

Uma outra tendência para 2022 é a experiência geral do cliente de serviços financeiros. Isso será impulsionado principalmente devido ao uso do Customer Experience (CX). Ela é uma ferramenta que promoverá a elevação do consumidor como o principal norteador das tomadas de decisões do negócio. 

Dessa forma, a personalização de serviços na experiência do consumidor será ponto chave para o ano de 2022. Nesse cenário, as empresas que melhor compreendem os hábitos de compra de seu público naturalmente sairão em vantagem,

Beyond Banking e Invisible Bank

Você já ouviu falar em Beyond Banking? O objetivo dessa fórmula é fazer com que instituições ofereçam produtos que vão além da questão financeira. Visando, melhorar a qualidade de vida de seus usuários.

Para exemplificar o cenário do Beyond Banking, podemos citar os casos dos marketplaces que conquistaram bastante espaço em aplicativos financeiros de diversas empresas. O foco dessa tendência é garantir que instituições financeiras mudem a forma de visualizar suas ofertas de serviços.

Além do Beyond Banking, outro conceito que terá os holofotes em 2022 é o Invisible Bank, que tem como meta tornar os serviços bancários ainda mais simples e de fácil acesso.

A chegada do 5G no Brasil

A badalada e aguardada tecnologia móvel 5G chega ao mercado em 2022. Em um primeiro momento, a rede será disponibilizada somente nas grandes cidades, se expandindo para outras regiões e municípios progressivamente.

A velocidade ainda mais ágil e a maior cobertura e estabilidade de conexão são fatores que vão gerar grandes mudanças no mercado de meios de pagamento.

Afinal, as transações serão realizadas de maneira ainda mais rápida e precisa. Além de melhorar as utilidades que já estão disponíveis para nosso uso no 4G, a quinta geração irá tornar possível o advento de novas ferramentas de trabalho, como dinamizar a experiência do cliente, diminuir o tempo de espera nas transações, promover a otimização na gestão logística e de estoque, etc.

Os impactos do Open Finance

O Open Finance, sistema financeiro aberto conhecido por ser a fase final da instauração do Open Banking no país, também é uma grande tendência do mercado para meios de pagamento.

No contexto do Open Finance, o ambiente financeiro ficará cada vez mais competitivo, com as instituições buscando oferecer ofertas, serviços e produtos com as melhores condições e tecnologias para seus clientes.

Como consequência direta do Open Finance, teremos um ecossistema financeiro aberto se desenvolvendo de maneira mais rápida, buscando cada vez mais inovação e novidades para os usuários.

Consumidores em busca de Pagamentos Seguros

Uma pesquisa do Relatório Varejo 2021 cita que 47% dos consumidores priorizam uma empresa que se esforça para evitar fraudes o máximo possível. Esses números nos mostram um fato: os clientes estão cada vez mais preocupados com a segurança em compras online. 

O que isso significa para o gestor? Simples: a melhor forma de garantir suas vendas e demonstrar que seu negócio é de fato seguro é adotando alternativas mais tecnológicas como meios de pagamentos. O Pix, por exemplo, é considerado hoje como o segundo método favorito dos brasileiros. 

Para garantir ainda mais a segurança dos clientes, a LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), foi colocada em prática no ano de 2018 para garantir e proteger os direitos fundamentais de liberdade, privacidade e segurança de dados, além do livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.

Considerando esse fato, uma empresa que está de acordo com a LGPD será melhor vista pelos clientes cada vez mais preocupados com segurança de dados.

Unified Commerce

O Comércio Unificado (Unified Commerce) é encarregado de desenvolver um sistema único e integrado entre o varejo. Dessa maneira, segundo a lógica do sistema, haverá uma centralização de informações e pagamentos em somente um sistema.

Assim, o cliente terá mais vantagens, como facilidades na hora de realizar trocas de compras online. Além das vantagens para o cliente, o gestor também pode aproveitar benefícios. A possibilidade de captar e utilizar informações dos usuários para embasar o processo de tomada de decisões é um exemplo. 

Super Apps

Tendência em todo mundo, os Super Apps provavelmente irão ganhar mais espaço no Brasil nesse ano de 2022. O objetivo desses aplicativos é abarcar diversas funcionalidades (incluindo financeiras) dentre os seus recursos. 

Grandes nomes como iFood, já reúnem em um mesmo aplicativo os serviços de restaurantes, mercado e carteira digital. O WhatsApp também já conta com seu próprio método de pagamentos.

Carteiras digitais

Segundo informações de um relatório da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 61% dos brasileiros que possuem smartphones já fazem o uso desse recurso. 

Pelo fato de não necessitar ter uma conta no banco para utilizar, as carteiras digitais surgiram como uma forma de democratizar e incluir cada vez mais brasileiros no mundo dos pagamentos digitais

Pagamento por voz

Já pensou na possibilidade de realizar seus pagamentos por comando de voz? Essa ferramenta está cada dia mais próxima de se tornar presente no nosso cotidiano.

Através desse recurso (que funciona com biometria que reconhece a voz do usuário), o cliente poderá contar com transações ainda mais rápidas e seguras de fraudes.

O boom das fintechs e inovações financeiras é agora!

Os últimos anos protagonizaram um grande boom no número de fintechs e inovações financeiras. Segundo números de uma pesquisa da Fincatch, existem 1.466 fintechs em nosso país. Considerando o fato de que no ano de 2017 existiam apenas 244 empresas do segmento, segundo o hub Radar FintechLab, podemos confirmar que houve uma verdadeira explosão do setor.

Como resultado, podemos observar que empresas notam a necessidade de contar com inovações tecnológicas no setor financeiro.

Para isso, conhecer quais são essas empresas é fundamental. Você sabia que aqui na Transfeera esses serviços podem ser realizados?

Através de soluções que facilitam os processos de validação de contas bancárias e otimização das transações econômicas, como split de pagamentos, contas a pagar, contas a receber e Pix.

As soluções que englobam todos esses serviços são

  • Solução de pagamentos: plataforma que gerencia os pagamentos e recebimentos em um só lugar;
  • ContaCerta: tecnologia que valida dados bancários, evitando erros operacionais durante as transações.

Quer saber mais detalhes sobre como as fintechs podem impactar na ampliação de serviços financeiros para as empresas? Acesse nosso material gratuito para saber mais!

Banner Como funciona cada forma de pagamento

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!