A Transfeera não realiza empréstimos financeiros. Em caso de dúvidas, fale com nossa ouvidoria.

Tecnologia

Como o uso da tecnologia nas empresas pode acelerar o seu crescimento?

Como o uso da tecnologia nas empresas pode acelerar o seu crescimento?

Devido aos acelerados processos de transformação digital que as organizações têm passado, a tecnologia nas empresas nunca foi tão essencial.

Seja para promover o crescimento ou encontrar formas de lidar com a imensidão dos dados, muitos empreendimentos têm priorizado inovações.

Para que você entenda melhor esse cenário da tecnologia nas empresas, os impactos, benefícios e ferramentas mais utilizadas, criamos este artigo. Acompanhe.

O impacto da tecnologia nas empresas e a transformação digital

A tecnologia tem proporcionado uma série de vantagens competitivas aos negócios, além de novos olhares sobre os processos.

Um estudo feito pela TNS Research revelou que empresas que investiram em soluções tecnológicas alcançaram aumento da receita. O crescimento foi de cerca de 60% a mais em comparação às empresas que não fazem esse tipo de investimento.

Isso acontece porque a transformação digital tem focado no uso de tecnologia nas empresas para otimizar tarefas, reduzir riscos e promover ações mais assertivas. Além disso, mudanças têm ocorrido também na cultura organizacional, trazendo decisões mais alinhadas e maturidade digital.

Mais do que crescimento acelerado

Há ainda um outro estudo que analisou o nível de maturidade digital no Brasil, realizado pela Mckinsey. Essa pesquisa apontou que as empresas na liderança alcançaram uma taxa de crescimento até 3 vezes maior que as outras.

Isso porque a tecnologia nas empresas é vista como uma maneira de trazer mais eficiência na operação e melhorar a experiência dos clientes.

Com isso, as instituições têm coletado e analisado um grande volume de dados, trazendo diversos insights sobre como melhorar os resultados do negócio.

Banner Inovação em processos financeiros: em que fase sua empresa está?

Como a tecnologia ajuda no crescimento dos setores da empresa?

Em primeiro lugar, devemos ressaltar que a tecnologia nas empresas garante um fator fundamental para o pleno desenvolvimento das atividades: a otimização do negócio.

As soluções desenvolvidas nos últimos anos atuam com o objetivo de tornar o dia a dia operacional mais fluido e dinâmico. Assim, trabalhos que originalmente seriam realizados de maneira manual poderão ser automatizados. Como resultado, haverá uma economia de tempo e esforço da equipe.

Além desse fator, a tecnologia na empresa também atua na prevenção de riscos e resolução de problemas. Afinal, existem inúmeros sistemas que dão ao gestor um panorama geral da situação financeira do negócio. Tudo baseado em estatísticas das próprias atividades cotidianas.

Com esses dados em mãos, é possível identificar tanto gargalos quanto novas oportunidades de lucros, garantindo a chance de solucionar problemas com maior antecedência, por exemplo.

Os benefícios da tecnologia nas empresas

Seja qual for o tipo de implementação, todas as ferramentas tecnológicas podem trazer grande potencial competitivo para as empresas.

Os maiores benefícios que podemos destacar são:

Maior eficiência na gestão

O uso de tecnologia pelas empresas proporciona uma gestão muito mais eficiente, seja ela dos recursos, pessoas ou mesmo do estoque. Com o uso de ferramentas inteligentes, é possível aproximar ainda mais os setores e diminuir o ruído organizacional.

Além disso, é possível também diminuir os desgastes e acompanhar melhor os aspectos do negócio de ponta a ponta.

Em um modelo de negócio do tipo e-commerce, por exemplo, a tecnologia é capaz de otimizar o cotidiano a partir do uso de softwares de gestão que centralizam todas as demandas.

Com tudo em apenas um lugar, é possível ter uma visão ampla de todas as etapas de compra e venda, medir a produtividade da equipe e melhorar a tomada de decisão.

Produtividade

Há um aumento na produtividade à medida que os softwares enxergam inconsistências de forma rápida na produção.

Além disso, a tecnologia também permite que diversas tarefas manuais possam ser automatizadas, reduzindo as inconsistências que podem surgir com o trabalho humano.

Assim, é possível dispor de mais tempo para que os colaboradores foquem no que realmente interessa. Outro ponto interessante é que a gestão pode identificar os perfis comportamentais de alta performance e aplicá-los ao restante da equipe.

Na área financeira, por exemplo, já é possível executar mais de mil pagamentos de uma só vez, sem a necessidade de executar um a um.

A tecnologia nas empresas otimiza a rotina e melhora a gestão, com diversos relatórios de progresso sobre o que está ou não funcionando bem.

Isso porque muitas vezes o olhar humano não consegue perceber alguns detalhes e ajustes necessários que somente com a ajuda da tecnologia é possível avaliar.

Reduzir custos

Este é um dos benefícios mais procurados pelos gestores, já que reduzir custos é algo necessário a todo negócio, principalmente quando eles são desnecessários.

A tecnologia nas empresas permite acompanhar o retorno dos investimentos mais assertivamente, sejam financeiros ou contratuais.

O uso de computação em nuvem reduz diversos gastos com equipamentos, materiais de papelaria e manutenção.

Além disso, com a otimização do tempo devido à automatização de tarefas manuais, muitas soluções também oferecem mais competitividade e facilidade na operação à medida que os custos com burocracia e tempo são reduzidos.

Com isso, os erros na produção também acabam sendo minimizados, devido ao processo mais tecnológico e eficiente.

Comunicação

A tecnologia nas empresas ajuda no relacionamento com os clientes, além de otimizar os canais tradicionais de comunicação, garantindo muito mais rapidez e eficiência com o uso, por exemplo, do WhatsApp Business. Além dele, algumas outras ferramentas são:

  • Google Hangout: permite conversas em equipe por chat ou videoconferência, a ferramenta permite envio de SMS para números de telefone e é integrada ao Google Calendário e Drive;
  • Skype: possibilita a comunicação integrada com chamadas de áudio e vídeo, troca de mensagens e gravação, além do recurso de legendas ao vivo;
  • Slack: permite conversas por chat ou videochamadas, em grupo ou individuais, com compartilhamento de tela e acesso por smartphone;
  • Zoom Meetings: possibilita reuniões com até 500 participantes ou até 10 mil, em casos de eventos do tipo webinar, além da transferência de arquivos e anotações.

A pandemia, por exemplo, acelerou ainda mais esse contexto de busca por novas soluções que aproximem os clientes e as empresas, humanizando o contato digital e trazendo mais inovação.

Outro ponto é que diversos softwares ampliam a comunicação interna identificando perfis comportamentais. Dessa forma, é possível encontrar insights sobre mudanças necessárias e dar mais suporte ao RH para orientar o sucesso profissional dos colaboradores.

Maior controle sobre atividades e resultados

A tecnologia nas empresas também têm um papel fundamental na hora de monitorar o andamento dos negócios e direcionar o processo de tomada de decisão.

Através da digitalização dos procedimentos, é possível visualizar informações internas em tempo real. Essas tecnologias oferecem gráficos, relatórios e dashboards para que o gestor possa ter um panorama geral de tudo que está acontecendo na empresa naquele momento.

Com o auxílio dessas coletas de informações, fica mais fácil compreender o cenário que a instituição está inserida. Como consequência, o gestor terá uma base mais sólida e segura para as suas tomadas de decisões.

Melhor relacionamento com cliente

Além de auxiliar ativamente as operações internas da empresa, a tecnologia também exerce um efetivo papel quando falamos de interação com o consumidor. Essas inovações contam com ferramentas que aprimoram a relação instituição/cliente.

Podemos traduzir essa funcionalidade com alguns exemplos, como a disponibilização de chatbots para dinamizar a resolução de problemas e diferentes canais de atendimento para o recebimento de críticas, observações e feedbacks em geral.

Quais as principais tecnologias utilizadas?

Agora que você já sabe alguns dos benefícios do uso da tecnologia nas empresas, trouxemos também as principais tecnologias utilizadas no mercado.

Internet das Coisas

A primeira delas é a internet das coisas, que proporciona uma conexão inteligente entre inúmeros tipos de equipamentos, sistemas e ferramentas.

Essa tecnologia permite conectar dispositivos tanto no trabalho remoto quanto nos modelos tradicionais. Além disso, forma redes integradas de armazenamento de documentos, coleta de dados e análise dos resultados.

O uso de dispositivos vestíveis também torna possível monitorar a produtividade e até mesmo realizar análises de saúde e segurança, diminuindo o estresse.

Big Data

Devido ao grande volume de dados, o big data e a mineração de dados têm transformado a maneira de coletar e tratar informações.

Usando a tecnologia de big data é possível ter um planejamento mais assertivo diante de situações complexas. Outro ponto interessante é que ela auxilia no entendimento sobre a realidade do mercado, dos clientes e do funcionamento da organização.

Com o big data é possível tratar os dados com foco no alcance de determinados resultados, como a procura por um perfil ideal de colaborador na hora de contratar ou atrair e reter clientes.

Realidade virtual e aumentada

Outra tecnologia nas empresas é a realidade virtual e aumentada, que juntas ajudam a criar interfaces entre pessoas e cenários.

É possível inserir os profissionais em um universo de alto desempenho e criatividade, contribuindo para a criação de produtos e serviços mais eficientes e seguros.

A realidade virtual e aumentada pode ser utilizada para criar treinamentos imersivos, manipular dados e documentos digitais. Dessa forma, possibilitando a criação de protótipos a partir de interfaces holográficas.

Inteligência artificial

A inteligência artificial também é uma importante tecnologia nas empresas, vista com bastante expectativa no futuro. Pois, através dela é possível explorar conexões ainda mais profundas entre a computação e a interação humana.

Um ótimo exemplo disso é o uso dos chatbots, que utilizam a linguagem pré-programada e mecanismos que automatizam rotinas simples de cadastro e consulta, agilizando os serviços e melhorando a experiência dos clientes.

Além disso, o uso de IA também acaba garantindo uma gestão operacional melhor à medida que um grande volume de dados é extraído e analisado.

Com a inteligência artificial torna-se viável percepções mais reais acerca da organização, do mercado e dos riscos, auxiliando também na identificação de novas oportunidades de negócio.

Gamificação corporativa

Outra tecnologia nas empresas que está sendo bastante implementada é a gamificação, que tem modificado as dinâmicas de capacitações, treinamentos e rotina organizacional.

A partir de competições e recursos interativos é possível integrar habilidades técnicas de maneira lúdica.

Assim, a gamificação pode atuar com o propósito de desenvolver e estimular essas capacidades para trazer mais engajamento e participação . Nesse cenário, também existem incentivos produtivos que trazem mais harmonia e otimização de tarefas cotidianas, que muitas vezes são cansativas e repetitivas.

Blockchain

O protocolo blockchain é outra tecnologia nas empresas que acompanha o contexto de transformação digital, mais especificamente em relação às transações.

O blockchain é um livro-razão compartilhado e imutável que ajuda no rastreamento de ativos, tangíveis ou não.

Ele é bastante utilizado porque é capaz de reduzir diversos riscos e custos nas negociações desses ativos.

É uma tecnologia que possibilita um ambiente mais seguro, evitando fraudes e trazendo trocas de valores independentemente de sistemas regularizadores arbitrários.

Computação em nuvem

A computação em nuvem é outra tecnologia nas empresas muito utilizada, pois permite flexibilidade e escalabilidade ao negócio.

O uso de recursos integrados à internet possibilita que as atividades sejam realizadas de maneira segura e otimizada a partir de qualquer lugar com acesso à rede.

Além disso, empresas que precisam de uma plataforma de pagamentos eficientes ganham muito com soluções baseadas na tecnologia de nuvem, pois estas trazem mais velocidade e segurança ao negócio.

A Transfeera, por exemplo, é uma plataforma de automação de pagamentos 100% na nuvem, capaz de trazer mais segurança e velocidade para a gestão financeira.

Machine Learning

O machine learning é também uma promessa de futuro, pois tem possibilitado que dispositivos computacionais e robôs sejam programados para aprender e desempenhar tarefas humanas.

Essa tecnologia nas empresas otimiza o trabalho, aumenta a produtividade e combina inteligência artificial para gerar insights valiosos.

Setores como o de transporte e logística, por exemplo, têm automatizado diversas tarefas que antes dependiam do trabalho humano.

Pagamento digital

Tecnologias de pagamento digital também estão sendo utilizadas por conta da transformação digital que ocorreu nos meios de pagamento. Elas têm se mostrado uma maneira muito segura para proteger os usuários de ataques cibernéticos e fraudes.

Além disso, combinam mais economia, facilidade e agilidade às rotinas administrativas, garantindo um controle maior sobre os pagamentos e a saúde financeira do negócio.

Outro ponto é que muitas soluções são integradas com tecnologias complementares, que ajudam a reduzir inconsistências e estornos e evitam as taxas e burocracias presentes nos grandes bancos.

Dessa forma, essa tecnologia nas empresas auxilia no oferecimento de mais opções de pagamento aos usuários, permitindo transferências eletrônicas mais competitivas a negócios de todos os portes.

Impressão 3D

É claro que não podia ficar de fora a impressora 3D, que tem revolucionado a maneira de criar produtos industriais. Com essa tecnologia nas empresas, tem sido possível criar peças complexas e personalizadas para o negócio.

Mas além da medicina, a impressão 3D também está sendo utilizada em setores como o automobilístico, na criação de peças específicas para carros ou ferramentas personalizadas que potencializam a operação.

Metaverso

Provavelmente você já ouviu falar sobre o metaverso. Afinal, o conceito ganhou ainda mais popularidade no último ano, após Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, lançar os holofotes sobre ele.

Em poucas palavras, o metaverso consiste em um mundo virtual que replica a nossa realidade através de aparelhos digitais. Esse universo totalmente compartilhado é o resultado direto da soma de outras três tecnologias: realidade virtual, realidade aumentada e internet.

Quando pensamos em metaverso, é normal associarmos aos eventos sociais e jogos. No entanto, empresas também poderão utilizá-lo para fins institucionais, realizando, por exemplo, reuniões e encontros semanais na plataforma.

Hiperautomação

A hiperautomação é um conceito que se refere à automatização de qualquer atividade ou processo repetitivo, combinando simplicidade e complexidade na criação de processos mais inteligentes, menos morosos e mais eficientes.

Com essa tecnologia nas empresas é possível alcançar mais agilidade em atividades complexas e evitar inconsistências operacionais.

Isso acontece porque investir nesse tipo de tecnologia é garantir uma visão de futuro escalável, considerando o momento atual do mercado e otimizando e gerenciando melhor os processos manuais, que costumam ser bastante onerosos.

Por isso, tenha em mente que o uso da tecnologia nas empresas é um dos principais pilares para trazer crescimento, escalabilidade, inovação e competitividade de mercado.

É preciso estar atento às mudanças e tudo o que a tecnologia pode oferecer para otimizar custos, aumentar a produtividade e ganhar agilidade. Portanto, procure formas de utilizá-la ao seu favor.

Material - Tecnologias financeiras

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!