Tecnologia As novas tecnologias de pagamento e a solução Transfeera

As novas tecnologias de pagamento e a solução Transfeera

Guilherme Verdasca

Guilherme Verdasca

A transformação digital tem trazido impactos significativos em todos os setores do mercado. Até pouco tempo  conhecido principalmente pelos processos burocráticos, o setor bancário foi resistente e demorou a embarcar nas facilidades proporcionadas pela tecnologia. Mas finalmente vem mostrando que busca oferecer inovações, como tecnologias de pagamento, para melhorar a experiência do cliente.

O open banking e, mais recentemente, o open finance e o marketplace banking são resultados dessa abertura que as instituições bancárias estão se propondo a fazer. O crescimento expressivo do número de fintechs no Brasil (34% de 2019 para 2020, de acordo com o Distrito Fintech Report 2020) também confirma que os olhos do setor financeiro estão voltados para o digital.

Diante desse novo cenário, impulsionado pela mudança de comportamento do consumidor, importantes tecnologias de pagamento têm sido desenvolvidas. O objetivo é otimizar os processos financeiros das empresas, possibilitando mais facilidade para fazer transferências bancárias em grande escala, por exemplo.

Neste artigo, trazemos um panorama de como o setor bancário tem se desenvolvido a partir da transformação digital e listamos as principais tecnologias de pagamento que estão sendo usadas pelas empresas para aprimorarem a área financeira.

Entenda os novos conceitos que impulsionaram a criação de tecnologias de pagamento

Open banking

O conceito de open banking foi criado a partir da proposta de facilitar algumas aplicações do sistema financeiro tradicional. A ideia foi permitir que o usuário tivesse liberdade para fornecer seus dados financeiros a qualquer instituição.

A partir de uma integração via API, diferentes empresas podem acessar os dados do usuário em várias instituições, contanto que esse compartilhamento tenha sido autorizado previamente seguindo as medidas da LGPD.

Open finance

Depois do open banking, um novo conceito começou a ser adotado por instituições financeiras: o open finance. mais do que um sistema com bancos abertos, a proposta é que todo o sistema financeiro usufrua das vantagens de oferecer aos usuários o poder sobre seus próprios dados, podendo compartilhá-los com as instituições que desejar.

Na prática, além dos bancos, outras organizações podem oferecer produtos financeiros, desde que obedeçam as regulações pré-estabelecidas. Por exemplo: corretoras de seguros, companhias de câmbio e fundos de previdência.

Marketplace banking

Já o marketplace banking é um novo modelo que possibilita uma experiência integrada de serviços bancários, além de soluções avançadas, contando com a colaboração de terceiros especializados.

Funciona como um ecossistema em que o banco possui vários fornecedores especializados para oferecer diferentes serviços aos clientes. O diferencial é que o cliente pode escolher apenas as soluções que deseja, dentro de um pacote disponibilizado pelo marketplace banking de produtos de terceiros.

Conteúdos Relacionados:

Principais tecnologias de pagamento utilizadas pelas empresas

Aproveitando essas possibilidades proporcionadas por novos modelos de atuação digital, foram desenvolvidas tecnologias de pagamento para facilitar os processos nas empresas, principalmente aquelas que precisam fazer pagamentos em lote.

Listamos aqui as principais:

1. PIX

A mais recente delas é o PIX, meio de pagamento lançado pelo Banco Central, que garante transações de dinheiro instantaneamente, o que pode significar o fim das transferências TED e DOC em pouco tempo.

Para transferir dinheiro para uma conta, não é necessário informar vários dados, mas apenas uma chave, o que garante mais agilidade e menos riscos de falhas.

2. WhatsApp Payments

O WhatsApp Payments é uma função que possibilita transferências de valores via aplicativo. A solução busca facilitar o envio e o recebimento de dinheiro online, tanto para pessoas físicas quanto para empresas, bastando ter configurado o Facebook Pay no WhatsApp.

As transações poderão ser realizadas via cartão de crédito ou débito Visa ou Mastercard. O usuário pode realizar até 20 transações por dia e movimentar no máximo R$ 5 mil por mês.

3. Facebook Pay

O Facebook Pay é um serviço de pagamentos do Facebook que permite enviar dinheiro para outras pessoas usando as redes sociais e os aplicativos de mensagens da empresa. É o sistema responsável por toda a transação do WhatsApp Payments.

É preciso cadastrar os dados da empresa, as informações do cartão de crédito ou débito e criar um código PIN para ser utilizado nas transações. Depois, estará habilitado para realizar pagamentos e os usuários não precisarão repetir as informações a cada transferência, bastando validar com o PIN.

A solução Transfeera

A Transfeera é uma plataforma de gestão e processamento de pagamentos que permite à empresa automatizar e dar escala às transferências bancárias.

Para empresas que realizam muitos pagamentos, sejam para fornecedores ou funcionários, a solução é a mais indicada: PIX, WhatsApp Paymeste e Facebook Pay têm limitações (de eficiência ou de custos) para um grande número de operações.

Entenda melhor neste comparativo:

Banner Como funciona cada forma de pagamento

Já a Transfeera agiliza o processo, reduz custos com taxas e ainda contribui para que haja menos erros.

Por meio de uma funcionalidade de validação de dados bancários, a empresa corre menos riscos de fazer pagamentos errados, o que é comum quando é necessário inserir os dados manualmente a cada transferência.

Usando a solução da Transfeera, os dados são verificados, garantindo que estão de acordo com uma conta válida na instituição, para depois o dinheiro ser transferido.

Isso evita gastos com taxas de transferências que falharam, uma vez que não são devolvidas pelo banco. Uma ferramenta completa para ganhar agilidade, economia e segurança nas transações.

Quer saber como a solução Transfeera pode ser a melhor tecnologia de pagamento para auxiliar os processos da sua empresa? Fale com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração.

Banner solicite uma demonstração

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!