Pagamentos

QR Code Dinâmico: tudo o que você precisa saber para impulsionar seu E-commerce

QR Code Dinâmico: tudo o que você precisa saber para impulsionar seu E-commerce

conhecidos também por códigos QR, são como um avanço do tradicional código de barras. Eles são bidimensionais (2D), possuem um formato quadrado e são capazes de armazenar uma grande quantidade de informações, como links, vídeos, conteúdos e até mesmo relacionadas ao pagamento.

Aliás, os QR Codes ficaram populares com o Pix, que possibilita a emissão de QR Code Dinâmico ou Estático. A seguir, conheça as diferenças entre eles e veja como o código QR dinâmico pode impulsionar o seu e-commerce.

O que é QR Code Dinâmico?

O QR Code Dinâmico é gerado por transação. Em outras palavras, ele só pode ser usado uma única vez, o que significa que, se o e-commerce ou marketplace fizer uma segunda cobrança, terá que gerar um novo código.

Por ser dinâmico, uma grande vantagem desse tipo de código é possibilitar alterações mesmo depois que ele tenha sido impresso ou gerado. Isso é possível pois ele contém um link direcionado para um servidor seguro.

Outra característica do QR Code Dinâmico é a sua rastreabilidade. Destacamos ainda que ele permite ao negócio digital inserir informações como:

  • Dados do pagador e do recebedor;
  • Multas;
  • Descontos e juros;
  • Data de vencimento.

Entendido isso, é importante saber que existe um outro tipo de QR Code, que é o estático. Entenda no próximo tópico.

Qual a diferença entre QR Code Estático e QR Code Dinâmico?

Ao contrário do dinâmico, o QR Code estático pode ser usado em várias transações. Em termos práticos, caso a empresa receba um valor fixo todos os meses, pode passar um único código para o cliente.

Outra diferença é que, por ser estático, ele não possibilita alterações depois de gerado, o que significa que tudo o que for armazenado em um código estático é permanente. Da mesma maneira, não é possível incluir nele dados como data de vencimento e do pagador.

Geralmente, sites de e-commerce optam pelo QR Code Dinâmico justamente pelo fato de ele ser gerado por transação.

Como funciona o QR Code Dinâmico?

O QR Code Dinâmico, assim como o Estático, é escaneado por um dispositivo móvel, como um smartphone. Para isso, na maioria dos celulares basta abrir a câmera e posicionar o código dentro da área visível.

Quando o escaneamento é realizado (isso acontece em questão de segundos), aparece um link para o usuário clicar. Logo em seguida, ele é direcionado para o conteúdo online em questão.

QR Code Dinâmico e o Pix

Os QR Codes Dinâmicos existem muito antes do Pix. No entanto, eles desempenham um papel importante nas transações de pagamentos instantâneos. O motivo é que é possível realizar o pagamento via Pix por meio do uso de QR Codes.

Quando se trata de Código QR Dinâmico, ele é uma alternativa para o boleto bancário. Isso porque, no lugar de emitir um boleto para o cliente pagar, o e-commerce pode gerar um QR Code dinâmico. Essa modalidade é conhecida por Pix Cobrança.

Explicando melhor: imagine que um negócio virtual ofereça a modalidade de pagamento por QR Code. Nesse caso, ele deverá gerar um QR Code Dinâmico inserindo as informações necessárias (valor, data de vencimento, entre outras que já citamos);

O arquivo é compartilhado com o cliente que, por sua vez, pode:

  • Escanear o QR Code para efetuar o pagamento; ou
  • Utilizar a funcionalidade copia e cola.

Em seguida, a transação é realizada instantaneamente. Para saber mais, leia o artigo:

Saiba quando utilizar o QR Code Dinâmico e o QR Code Estático

Tanto um quanto outro podem ser utilizados para pagamentos via Pix. Entretanto, como vimos, enquanto o estático é gerado para várias transações, o Dinâmico é gerado para uso único.

Essa característica faz com que o primeiro tipo seja especialmente utilizado em algumas situações específicas. É o caso, por exemplo, de QR Codes disponíveis em restaurantes, para que os clientes acessem o menu. Como o cardápio é o mesmo para todo mundo, não é preciso gerar um código para cada cliente.

Via de regra, o tipo estático é indicado para informações fixas, como fornecer dados do Wi-Fi, direcionar para um site específico, levar o cliente a uma oferta que não mudará rapidamente etc.

Com relação ao pagamento via Pix, os códigos estáticos são disponibilizados em pontos de vendas e contêm os dados bancários do recebedor, que não mudam. Dessa maneira, é possível utilizar o mesmo QR Code inúmeras vezes (lembrando que ele não possui data de expiração).

Já quando se trata do QR Code Dinâmico, ele pode conter informações em tempo real. Com isso, é uma boa opção para quando as informações contidas no código precisem ser regularmente alteradas.

Vale lembrar que para pagamentos recorrentes, o Código QR Dinâmico é o tipo utilizado.

Leia também:

Tipos de QR Code

Para reforçar, existem dois tipos de QR Code, o Dinâmico e o Estático. Veja a seguir um resumo do que falamos até aqui:

  • QR Code Dinâmico: gerado uma única vez. Possibilita alterações no código mesmo depois de ele ter sido impresso. Para pagamentos, permite que sejam inseridas informações como data de vencimento, multas, descontos, dados do pagador e do recebedor, entre outras.
  • QR Code Estático: gerado para ser utilizado várias vezes. Não possibilita alterações e é indicado para informações fixas. Quando usado para transações financeiras, nele não podem ser inseridas informações como data de vencimento e dados do pagador.

Leia também:

Pix QR Code Dinâmico: Facilitando o Comércio Eletrônico

O QR Code Dinâmico traz para o e-commerce uma grande vantagem: ele funciona como se fosse um boleto, pois disponibiliza informações como data de vencimento, valor, juros e multas. Além disso, apresenta as vantagens do Pix, que são:

  • Não tem tempo de compensação, pois o valor é recebido praticamente instantaneamente;
  • As transações são realizadas 7 dias da semana, incluindo finais de semana e feriados, em qualquer horário;
  • Prazos de compra e venda reduzidos, pois não é necessário esperar o pagamento compensar;
  • Reduz o abandono de carrinho e compra.

Como utilizar o QR Code Dinâmico no seu E-commerce

Como você viu, o QR Code Dinâmico pode ser utilizado para dar ao seu cliente a possibilidade de pagar por Pix. Conforme comentamos, ele substitui os boletos e uma de suas principais vantagens é que os dados do pagador e o valor a ser pago estão atrelados ao código. Isso é ótimo para a conciliação bancária.

O Código QR pode ser gerado manualmente ou automaticamente. No primeiro caso, é necessário ir até o menu Pix da instituição financeira onde o dinheiro será recebido. No segundo, você pode contar com uma plataforma de pagamentos, como a Transfeera.

Por meio dela, sua loja virtual consegue gerar códigos dinâmicos que dão segurança e controle sobre os recebimentos. Para isso, é necessário integrar o ERP utilizado pelo e-commerce com uma API de Pagamentos.

API de pagamentos Transfeera e QR Code Dinâmico

Com a API da Transfeera integrada ao ERP do comércio eletrônico, é fácil gerar QR Code dinâmicos para cobrança com Pix. Dessa maneira, atividades como pegar o arquivo de retorno para dar baixa nos pagamentos acontecem automaticamente.

Adicionalmente, sua empresa tem à disposição serviços que antes eram somente prestados pelos bancos e que agora você pode ter com menos burocracia e menor custo.

Alguns dos serviços oferecidos:

Produto - API de Pagamentos

Conclusão

O QR Code Dinâmico é um código bidimensional gerado por transação. Ele tem sido cada vez mais utilizado em e-commerces para pagamentos por Pix.

Conforme você acompanhou aqui, a fim de gerá-lo você pode contar com uma plataforma de pagamentos que se integra ao seu ERP via API, como a solução para pagamentos e recebimentos por Pix da Transfeera.

Dê uma olhada nas vantagens da plataforma:

  • Pagamentos e recebimentos em um só lugar e sem o Internet Banking;
  • Redução de custos operacionais bancários;
  • Experiência de checkout sem atrito;
  • Envio de alerta a cada nova entrada de valor na conta;
  • Comprovante de recebimento do cliente ou parceiro em tempo real;
  • Redução do risco de fraude e mais segurança com recursos robustos de autenticação de pagamento;
  • Emissão de boleto com QR Code;
  • E outras.

Quer saber mais? Clique no banner e solicite agora mesmo uma demonstração!

Banner solicite uma demonstração

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade