Tecnologia

Plataforma White Label: entenda tudo sobre seu funcionamento

Plataforma White Label: entenda tudo sobre seu funcionamento

Você conhece o conceito de White Label? Muito provavelmente, você já utilizou algum serviço ou comprou algum produto que, embora estivesse com a marca de uma empresa específica, foi produzido por outra empresa nos bastidores. Esse é o princípio por trás da Plataforma White Label, uma solução que permite a personalização de produtos ou serviços prontos para uso com a marca do seu negócio.

Como explicaremos a seguir, o modelo White Label surge como uma solução estratégica para negócios que buscam expandir sua atuação sem precisar construir uma infraestrutura do zero. Quer saber mais? Continue a leitura e fique por dentro dos principais pontos do assunto.

O que é uma Plataforma White Label?

Uma plataforma White Label é um modelo no qual uma empresa utiliza uma solução pronta, criada por uma outra empresa, mas com a possibilidade de renomear e personalizar com sua marca e identidade visual. Ou seja, embora a tecnologia ou o serviço tenha sido desenvolvido por um fornecedor, o cliente final enxergará apenas a marca da empresa que o adquiriu.

Para entender o que é uma plataforma White Label, vamos ao termo: White Label vem do inglês e significa “etiqueta branca”. Sendo assim, imagine uma confecção de roupas onde uma fábrica produz camisetas em grande escala, sem nenhum logotipo ou identidade visual. Essas camisetas são compradas por várias marcas que, por sua vez, personalizam com seus próprios designs e etiquetas.

No fim, o consumidor vê a marca que adquiriu a peça, sem saber que a fabricação foi feita por uma outra organização.

É exatamente o mesmo conceito que se aplica às plataformas White Label. O modelo é ideal para negócios que precisam escalar rapidamente e sem os custos e complexidades associados ao desenvolvimento interno de tecnologia.

Dica Transfeera: você já ouviu falar em fintech white label? Se ainda não, entenda aqui:

Como funciona a Plataforma White Label de Pagamentos?

No setor de pagamentos, as plataformas White Label são a saída para empresas que desejam oferecer soluções financeiras sob sua própria marca, sem precisar desenvolver toda a infraestrutura necessária.

Dentre as funcionalidades possíveis de uma plataforma “etiqueta branca”, estão:

Na prática, essas plataformas viabilizam que empresas, mesmo aquelas que não pertencem ao setor financeiro, possam oferecer produtos e serviços financeiros aos seus clientes. Um bom exemplo disso é o modelo CaaS (Credit as a Service), que possibilita que negócios ofereçam crédito ou outros serviços financeiros sem serem, necessariamente, instituições financeiras.

Um ponto importante a entender sobre o funcionamento do White Label é que as questões regulatórias são de responsabilidade da empresa desenvolvedora da plataforma. Isso significa que a organização que adquire a solução não precisa se preocupar com as complexidades legais e normativas associadas ao setor financeiro.

Ainda, entenda que a utilização da plataforma de pagamento White Label é possível graças às APIs (Application Programming Interfaces). Por permitirem a integração entre a plataforma e outros sistemas, elas facilitam a comunicação e a troca de informações.

Banner Conheça as principais APIs e integrações para agilizar os processos financeiros

Conheça as vantagens oferecidas por ela

A plataforma White Label traz diversas vantagens, como:

Redução de custos

Dentre os benefícios da plataforma White Label, sem dúvidas, o destaque vai para a redução de custo. Conforme comentamos, o modelo permite que empresas aproveitem uma solução pronta. Em outras palavras, não precisam alocar recursos ou contratar profissionais para criar uma solução tecnológica do zero.

Mão de obra especializada

Este benefício está ligado ao primeiro. Ao optar por uma plataforma White Label, as organizações não precisam investir em uma equipe de tecnologia interna ou em consultores externos altamente especializados.

Em caso de eventuais necessidades, como problemas que possam surgir, manutenção ou atualização tecnológica, os desenvolvedores da plataforma oferecem suporte técnico e expertise necessários.

Otimização de processos e recursos

Com a plataforma White Label, uma boa parte da solução que a empresa utilizará já está pronta. Isso reduz o tempo e o esforço necessários para implementar novos serviços, além de eliminar a necessidade de desenvolver processos internos complexos.

Dessa maneira, os recursos podem ser alocados de maneira mais eficaz, concentrando-se em áreas que realmente agregam valor ao negócio.

Suporte para expansão

Outra vantagem de destaque da plataforma White Label é a escalabilidade. Esse modelo pode facilmente ajustar-se para acomodar um fluxo maior de transações, mais clientes, maior número de produtos, entre outros.

Isso é possível porque essas soluções costumam ser robustas e projetadas para lidar com aumentos de demanda.

Agilidade na entrega de produtos e serviços

A utilização de uma plataforma pronta elimina a necessidade de desenvolver processos internos complexos. Consequentemente, produtos e serviços são lançados no mercado com mais rapidez, uma vez que a tecnologia já está pronta e pode ser rapidamente implementada.

Menos risco de implementação

A infraestrutura da plataforma White Label já foi testada e aprovada por muitos outros clientes. Isso quer dizer que, as chances de imprevistos são menores e, caso ocorram, a empresa desenvolvedora já possui um conhecimento consolidado sobre a plataforma e as possíveis dificuldades que podem surgir.

Ampliação da carteira de produtos

A premissa da plataforma de pagamentos White Label é: possibilitar às empresas adicionarem novas soluções financeiras ou produtos complementares à sua carteira, sem a necessidade de desenvolver cada um deles do zero.

Dito de outra maneira, o modelo White Label permite que negócios diversifiquem suas ofertas de maneira ágil e eficiente. Quer um exemplo?

Uma empresa que já opera no comércio eletrônico pode facilmente adicionar opções de pagamento, como Pix e boleto QR Code, oferecendo assim uma experiência mais completa e atraente para seus clientes.

Escalabilidade e previsibilidade

A plataforma White Label é um modelo altamente escalável, como já comentado. Assim ela também oferece uma previsibilidade operacional e facilita o planejamento a longo prazo.

Em termos práticos, o que queremos dizer é que, à medida que a demanda aumenta, a plataforma consegue suportar esse crescimento sem a necessidade de grandes investimentos adicionais.

Quando optar pela Plataforma White Label?

A decisão por optar por uma plataforma White Label é estratégica. Existem alguns cenários que indicam que o modelo pode ser o mais indicado. Um deles é quando uma empresa precisa oferecer serviços ou produtos de outra área (como financeira), mas não tem tempo e nem dinheiro para investir em recursos. Dessa maneira, ela precisa de uma solução pronta para uso, evitando gastos excessivos e o prolongado tempo de desenvolvimento.

Outro cenário é quando a organização identifica uma oportunidade de negócios, como uma demanda emergente por um produto ou serviço. Nesse caso, a utilização de uma plataforma White Label permite que ela se adapte rapidamente e consiga colocar o produto ou serviço no mercado de maneira ágil.

Um terceiro indicativo de que a plataforma White Label pode fazer sentido, é para situações em que a empresa está focada em suas competências principais, mas deseja delegar a gestão de tecnologia e operações financeiras a um fornecedor.

Saiba a diferença entre Franchising e White Label

O conceito do White Label você entendeu: é um modelo que permite que uma empresa utilize uma solução pronta, renomeando e personalizando-a com sua própria marca. Olhando rapidamente, pode haver uma certa confusão com o termo franchising (franquia).

No entanto, estamos falando de modelos diferentes. Entenda:

  • Na modalidade Franchising, a empresa detentora da marca concede os direitos do uso da sua marca, além de todos os recursos. Entretanto, o franqueado não pode mudar a identidade visual e nem alterar por livre vontade os processos e os preços. Adicionalmente, o franqueado deve pagar pelo uso do know-how e da marca e royalties.
  • No White Label a empresa que adquire a solução tem total liberdade para adaptá-la conforme suas necessidades. Ela pode personalizar a oferta de acordo com a identidade de sua marca e as expectativas de seus clientes.

Em suma, a diferença entre o White Label e o sistema de franquias reside na estrutura de operação e no nível de controle que cada modelo oferece às empresas.

White Label e E-commerce: uma relação de sucesso

No setor de comércio eletrônico, o modelo White Label é particularmente eficaz. O principal motivo é que ele permite que empresas utilizem o sistema de um terceiro, não precisando investir em desenvolver uma plataforma do zero.

Por falar em plataformas, as plataformas de pagamento White Label tornam possível a integração de soluções de pagamento sob sua própria marca, oferecendo aos clientes uma experiência de compra coesa.

Pense no checkout: com o modelo White Label, o negócio digital pode oferecer uma interface que reflete sua identidade visual e valores, criando uma continuidade que melhora a experiência do usuário. Assim, em vez de ser redirecionado para uma página externa, na hora de pagar, o cliente vai para um ambiente que reconhece como parte da marca. Como consequência, reduzem as chances de abandono de carrinho.

Como escolher a melhor Plataforma White Label?

Na hora de escolher a melhor plataforma White Label, faça uma avaliação considerando:

  1. Se a plataforma atende às necessidades específicas do seu negócio.
  2. Quais funcionalidades ela oferece.
  3. Como é a integração aos sistemas existentes da sua empresa.
  4. A qualidade do suporte oferecido pelo fornecedor, especialmente em caso de problemas.
  5. As taxas e custos envolvidos.

Conclusão

As plataformas White Label são uma solução poderosa para empresas que desejam expandir suas ofertas e otimizar suas operações. E nos casos de negócios digitais que buscam melhorar a experiência de pagamento, a plataforma white label é uma opção que vale a pena.

Já para negócios que precisam de soluções além do white label para obter um produto robusto e sem limitações, a Transfeera oferece uma API que pode ser incorporada no seu checkout, permitindo à sua empresa criar todo o resto e sob sua própria marca.

Caso você não saiba, a Transfeera é uma fintech de meios de pagamentos que conta com mais de 500 clientes B2B. Com a nossa plataforma de pagamentos, sua empresa tem vantagens como:

  • Pagamento de boletos em lote;
  • Emissão de boletos QR Code;
  • Pagamento e recebimento por Pix;
  • Validação de dados bancários;
  • Split de pagamento;
  • Multicontas e subcontas;
  • E muito mais!

Clique no banner e solicite uma demonstração da plataforma de pagamentos web da Transfeera.

Banner solicite uma demonstração

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!