O fato é que, seja por preferência, falta de limite no cartão de crédito ou até por questões de organização financeira, o boleto ainda tem seu espaço garantido no mercado. Por isso, por mais que o Pix seja prático, seguro e rápido de usar, ou o cartão seja amplamente aceito, muitas pessoas ainda escolhem pagar via boleto, especialmente em compras online.

E como gerar um boleto com segurança, praticidade, rapidez e de modo totalmente integrado à rotina financeira da sua empresa? A seguir, contamos como a Transfeera atua para ajudar.

Quais são os principais tipos de boleto para pagamento?

Antes de saber como gerar boleto para receber pagamento, é importante conhecer os tipos existentes. Conforme explica o Banco Central do Brasil, existem 3 tipos e cada um possui finalidades específicas e regras próprias. Confira:

Boleto de cobrança

É o modelo mais comum, utilizado para efetivar pagamentos relacionados a dívidas, produtos ou serviços. Pode ser emitido em duas modalidades:

  • Boleto de cobrança comum: é a forma tradicional. O boleto é emitido com dados fixos, ou seja, o banco destinatário e o beneficiário (quem vai receber o valor) são definidos no momento da emissão e não podem ser alterados. Esse tipo de boleto é ideal para cobranças diretas entre empresas e clientes e garante simplicidade e previsibilidade na operação.
  • Boleto de cobrança dinâmico: mais recente e flexível, permite alterar o banco destinatário e o beneficiário após a emissão. Porém, essa flexibilidade só é possível quando o boleto está vinculado a um ativo financeiro registrado em um sistema autorizado pelo Banco Central.

Importante: um boleto comum pode ser convertido em dinâmico sem a necessidade de alterar o código ou emitir um novo documento, desde que a instituição emissora valide essa conversão com base no ativo vinculado.

Leia também:

Boleto de proposta

Não é uma cobrança direta, e sim uma oferta ou sugestão de pagamento. Ele pode representar:

  • Uma proposta de contrato
  • Um convite para associação
  • Uma oferta de produto ou serviço

Em outras palavras, seu pagamento é opcional e não gera nenhuma obrigação legal caso o consumidor não o quite. Clubes, associações ou empresas que oferecem planos ou adesões costumam gerar esse tipo de boleto bancário.

Um ponto a prestar atenção aqui é que o boleto de proposta deve informar com clareza que se trata de um pagamento facultativo.

Boleto de depósito e aporte

Esse tipo de boleto é gerado quando o objetivo é depositar ou transferir valores para uma conta específica, como uma conta bancária tradicional, conta de pagamento ou carteira digital.

É uma forma prática de movimentar recursos, muito comum em plataformas de investimento, fintechs e bancos digitais. Aqui, o boleto serve como um canal para injetar dinheiro em uma conta, sem vínculo com cobranças ou obrigações.

Quais as vantagens de gerar boleto para receber pagamento?

Seu cliente deseja pagar pela compra via boleto bancário. Gerar um boleto pode ser uma excelente opção. Entenda as principais vantagens desse meio de pagamento:

Acessibilidade

Muitas pessoas não possuem cartão de crédito ou não querem utilizá-lo para não afetar o limite ou por questões de controle financeiro. Outras, ainda têm receio de pagar por Pix em plataformas online.

Para esses casos, o boleto bancário é a opção escolhida. Ele permite que mais pessoas tenham acesso ao seu produto ou serviço, ampliando o alcance da sua oferta.

Leia também:

Menos risco de chargeback

Chargeback, como explicamos neste outro post, é um processo de contestação de uma venda no débito ou crédito iniciado pelo titular de um cartão. Ele normalmente é solicitado em caso de fraude, desacordo comercial ou erro na cobrança.

No boleto bancário, essa possibilidade não existe. Após o pagamento e a compensação, o valor entra definitivamente na conta do recebedor, sem risco de cancelamento automático unilateral. Isso traz mais segurança para o vendedor e reduz perdas com disputas ou reembolsos forçados.

Facilidade de integração e automação

Com o uso de plataformas como a Transfeera, é possível gerar boletos automaticamente, integrar a cobrança a outros sistemas e acompanhar os pagamentos em tempo real. Isso reduz erros manuais, economiza tempo da equipe financeira e melhora a gestão dos recebíveis.

Além disso, muitos desses sistemas permitem emitir boletos com vencimento personalizado, juros e multas automáticos, e até o envio automático de lembretes para pagamento.

Como gerar boleto para receber pagamento: passo a passo

Você já viu que a emissão de boleto pode trazer vantagens para o seu negócio online. Agora, dê uma olhada em como você pode usar a Transfeera para gerar um link de pagamento para seu cliente pagar via boleto.

1 – Acesse sua conta na Transfeera

Faça login na plataforma com seus dados de acesso.

2 – Vá até a área de recebimentos

No menu lateral, clique em “Seus recebimentos” e depois em “Criar link de pagamento”.

3 –  Preencha os dados da cobrança

Na nova tela, insira as informações principais da venda, como:

  • Nome do link
  • Valor a ser cobrado
  • Data de expiração do link
  • Descrição (opcional)

4 – Escolha os meios de pagamento

Marque as formas de pagamento que quer oferecer ao seu cliente. Para fazer cobrança via boleto bancário, basta selecionar essa opção. Também é possível ativar pagamento por Pix e cartão de crédito, se desejar.

5 – Defina o vencimento do boleto

Caso tenha escolhido boleto como uma das opções, indique a data de vencimento desejada.

6 – Revise e crie o link

Verifique todas as informações no resumo da cobrança. Se estiver tudo certo, clique em “Criar link”.

7 – Envie o link de pagamento para o cliente

Seu link está pronto! Agora é só copiar e enviar por WhatsApp, e-mail ou qualquer outro canal que preferir.

Caso queira visualizar como esse processo ocorre na plataforma da Transfeera, assista ao vídeo:

Conheça o gerador de boletos da Transfeera!

Viu como gerar boleto com a Transfeera não tem mistério? Ao contar com a nossa plataforma, o seu negócio:

  • Pode gerar quantos boletos precisar;
  • Tem liberdade para determinar juros e multas de cada título;
  • Não precisa esperar horas para enviar o boleto para o seu cliente (registro instantâneo).

E se o seu negócio precisa de escala, também pode integrar a emissão de boletos via API da Transfeera, garantindo geração automatizada e sem necessidade de processos manuais.

Além disso, você aproveita toda a infraestrutura de pagamentos da Transfeera. Isso traz vantagens como:

  • Possibilidade de contar com validação das informações bancárias;
  • Pagamentos e recebimentos centralizados, sem precisar acessar o Internet Banking;
  • Acesso ao comprovante de recebimento do cliente ou parceiro em tempo real;
  • Split de pagamento Pix;
  • Emissão de link de pagamento;
  • Iniciador de pagamentos;
  • Processamento mais rápido dos dados dos clientes;
  • Multicontas;
  • E muito mais!

Está esperando o quê para gerar boletos com a Transfeera? Clique no banner e conheça a solução de boleto com QR Code!

Produto - boleto com QR CODE