Do lado das empresas, as faturas recorrentes são uma maneira de reduzir a inadimplência, garantir uma receita contínua e obter melhor previsibilidade do fluxo de caixa. Já por parte dos consumidores, a recorrência garante uma certa comodidade.
Basta vermos negócios como Netflix, Amazon e Spotify para entendermos: o sucesso do modelo faz muitos e-commerces e marketplaces quererem adotá-lo também. Para isso, um dos pontos a definir são os meios de pagamento que a empresa vai oferecer para seus clientes.
Uma delas é o Pix Recorrente, uma opção que possui diversas razões para ser a escolha de empresas e clientes/consumidores. A seguir, veja como ele funciona, suas vantagens e como ele pode beneficiar o seu negócio.
O que é o Pix Recorrente?
O Pix Recorrente é uma funcionalidade que permite o uso do Pix para pagamentos automáticos e periódicos, funcionando de maneira semelhante ao cartão de crédito e débito automático.
Em outras palavras, quem opta por Pix para pagar contas e assinaturas mensais de forma recorrente não precisa acessar o aplicativo bancário a cada mês para fazer isso, pois as cobranças são agendadas para cair na conta do recebedor todos os meses em uma data previamente acordada entre empresa e cliente.
No próximo tópico explicamos como funciona o Pix Recorrente, mas, antes, destacamos que a funcionalidade passou a valer oficialmente a partir de 28 de outubro de 2024. Ou seja, desde essa data todas as instituições financeiras são obrigadas a oferecê-la.
Como funciona o Pix Recorrente?
Para realizar um pagamento via Pix Recorrente, o pagador deve acessar sua conta bancária e selecionar a opção para pagar com Pix. As etapas seguintes podem variar de acordo com cada instituição financeira, bem como a nomenclatura utilizada.
No entanto, via de regra, o banco ou a fintech devem oferecer a opção para programar o Pix. Após escolhê-la, o pagador precisa inserir a chave Pix do recebedor, definir o valor que será pago, a data de pagamento e a periodicidade da cobrança.
As empresas também podem oferecer a modalidade por iniciação de pagamento. Nesse caso, o cliente opta pelo Pix Recorrente, escolhe a instituição financeira desejada, autoriza o pagamento e, assim, finaliza o checkout.
Leia também:
- Pix falso: descubra como identificar e evitar o golpe
- Golpe do Pix: como empresas e clientes podem se prevenir?
Saiba a diferença entre Pix Recorrente, Pix Agendado e Pix Automático
Como você viu até aqui, o Pix Recorrente é utilizado para a programação de pagamentos automáticos e periódicos. O Pix Agendado e o Pix Automático também se referem a funcionalidades que facilitam a gestão financeira, mas possuem diferenças importantes em relação ao funcionamento e à aplicação prática.
Começando pelo Pix Agendado, trata-se de uma forma de pagamento instantâneo na qual o usuário pode deixar um Pix programado para uma data futura. É indicado para compromissos pontuais, como o pagamento de contas ou boletos com vencimento em uma data posterior.
Portanto, ele é realizado somente uma vez e caso você deseje repetir o pagamento em outra data, precisará programá-lo novamente. Em contrapartida, no Pix Recorrente, o pagamento é configurado para acontecer de forma periódica e automática, sem que o usuário precise repetir o processo manualmente.
Sobre o Pix Automático, ele será lançado ainda em 2025 e a ideia é que ele seja utilizado para pagamentos para empresas que fornecem serviços como água, luz, internet, mensalidade escolar, condomínio, entre outros.
E para você entender bem as diferenças entre as funcionalidades, anote aí:
- Pix Agendado: pagamento único programado para uma data futura.
- Pix Recorrente: pagamento periódico e automático, configurado pelo usuário.
- Pix Automático: pagamento automático vinculado a um contrato ou compromisso.
Qualquer um pode fazer um Pix Recorrente?
O Pix Recorrente pode ser feito por qualquer pessoa, uma vez que o Banco Central determinou que todas as instituições de pagamento devem oferecer essa possibilidade aos seus usuários. Contudo, atente-se a dois pontos.
O primeiro é que para agendar Pix Recorrente o pagador deve acessar a área Pix na sua conta bancária. Lá, conforme já explicamos, é necessário inserir a chave Pix do recebedor, o valor e a frequência das transações.
O segundo é que o pagamento somente é concluído se o usuário tiver saldo. Para entender mais sobre isso continue a leitura.
E como fazer um Pix Recorrente?
O processo é bem simples:
- O usuário acessa sua conta via aplicativo ou internet banking;
- Em seguida, vai até a opção de Pix e seleciona Pagamentos Recorrentes ou Configurar Pagamento Automático (o nome pode variar);
- Então, é preciso inserir a chave Pix correspondente (e-mail, CPF, CNPJ ou número de celular) e o valor do pagamento;
- O próximo passo é a configuração da periodicidade. Por exemplo: diária, semanal, mensal etc.
- Feito isso, a pessoa determina até quando o pagamento será feito automaticamente;
- Para finalizar, é fundamental revisar as informações e confirmar a configuração.
Pix Recorrente sem saldo: o que acontece?
Para que a transação via Pix aconteça o pagador precisa ter saldo em sua conta. Se esse não for o caso, o pagamento é recusado imediatamente.
Como o Pix Recorrente não faz tentativas posteriores de forma automática, o usuário deve regularizar o saldo e realizar o pagamento. Assim, ele evita uma fatura em aberto.
O Pix Recorrente pode ser cancelado?
Sim, e o processo é também bem simples. Tudo o que o usuário precisa fazer é localizar o Pix que foi programado e solicitar que ele seja cancelado. Assim que o cancelamento for confirmado, os pagamentos futuros são instantaneamente interrompidos.
Vantagens do Pix Recorrente
O pagamento via Pix Recorrente traz diversas vantagens aos clientes, como:
Automação dos Pagamentos
Em serviços baseados na recorrência, não tem nada melhor para o pagador do que automatizar os pagamentos. Como o sistema cuida automaticamente das transações, elimina a necessidade da pessoa ter que se preocupar em lembrar das datas de vencimento ou acessar o aplicativo do banco toda vez que precisar fazer um pagamento.
Segurança
O Pix Recorrente é realizado dentro do ambiente do aplicativo do seu banco, com todas as proteções e autenticações necessárias. Além disso, os usuários têm total controle sobre seu dinheiro, pois podem acessar a área Pix e ajustar ou cancelar a recorrência a qualquer momento.
Importante mencionar que o próprio Banco Central frequentemente atualiza mecanismos e lança medidas para certificar que transferências e pagamentos utilizando o meio instantâneo sejam cada vez mais seguros. Além disso, a instituição esclarece que a segurança do Pix reside em quatro pilares:
- Autenticação do usuário;
- Rastreabilidade das transações;
- Tráfego seguro de informações, com criptografia na Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN); e
- Regras de funcionamento que mitigam riscos de fraudes.
Comodidade
O Pix Recorrente é sinônimo de comodidade, uma vez que o usuário automatiza pagamentos frequentes e não precisa perder tempo em pagamentos manuais (sem contar que evita esquecimentos com relação à data de vencimento e, consequentemente, o pagamento de juros e multas).
Sem Taxas Extras
Até o momento, para o pagador não há cobrança de taxas para realizar pagamentos via Pix Recorrente.
A funcionalidade do Pix Recorrente está disponível em todos os bancos?
Conforme explicado, desde 28 de outubro de 2024 o Banco Central passou a exigir que a opção do Pix Recorrente seja ofertada pelas instituições financeiras. Dessa maneira, todos os bancos precisam disponibilizá-la aos seus clientes.
Afinal, como funciona o Pix Recorrente para empresas?
O Pix Recorrente pode ser uma excelente opção para empresas que desejam otimizar seus processos financeiros. Veja quais são as vantagens para os negócios virtuais:
Automação de Recebimentos
As empresas online podem oferecer a opção de pagamento por Pix Recorrente e configurar cobranças automáticas para serviços contínuos, como assinaturas, mensalidades e prestação de serviços.
Essa automação reduz o risco de esquecimentos por parte dos clientes e garante que os pagamentos sejam realizados dentro dos prazos estabelecidos, sem a necessidade de interação constante por parte da empresa para a gestão de cobranças.
Redução de inadimplência
No plano recorrente os pagamentos são realizados automaticamente nas datas programadas. Isso evita a chance de atrasos ou até mesmo de esquecimentos, diminuindo a inadimplência.
Além disso, as empresas podem enviar notificações automáticas antes de cada cobrança, informando os clientes sobre a transação. Essa é uma forma de garantir que a pessoa tenha saldo em sua conta para que o pagamento por Pix Recorrente seja concluído.
Aumento de eficiência
A eficiência operacional é uma das principais vantagens para empresas que automatizam os processos de cobrança. Graças a isso, a equipe financeira pode focar em outras tarefas estratégicas, já que os recebimentos estão garantidos por meio do Pix Recorrente.
A eficiência também traz mais previsibilidade de caixa, sendo uma maneira de ajudar a empresa a planejar melhor seus investimentos e despesas, com base em um fluxo de recebimentos constante e confiável.
Conclusão
O Pix Recorrente traz comodidade para os clientes e diversas vantagens para as empresas como eficiência, redução da inadimplência e automação. No entanto, não podemos deixar de mencionar que o controle dos pagamentos online em um faturamento recorrente precisa ser minucioso. Para que a empresa conte com agilidade, segurança e uma operação isenta de erros, o ideal é que o processo de recebimento recorrente seja automatizado.
A solução da Transfeera é uma plataforma para automatização da gestão de recebíveis via Pix. Além dos benefícios do meio de pagamento, sua empresa conta com uma tecnologia que realiza o controle dos recebimentos em tempo real, simplificando tarefas de rotina.
Por exemplo, a solução automatiza a conciliação bancária. Com isso, o seu negócio virtual consegue agir na hora certa em caso de inadimplência. Destacamos também que, ao automatizar o cash in com a plataforma da Transfeera, gestores têm acesso aos relatórios financeiros. Isso os possibilita avaliar a eficácia dos pagamentos, bem como traçar um plano de ação em caso de problemas.
Com a solução para pagamentos e recebimentos por Pix da Transfeera, sua empresa tem os seguintes benefícios:
- Transações instantâneas, garantindo um fluxo de caixa sempre atualizado;
- Pagamentos e recebimentos centralizados, sem precisar acessar o Internet Banking;
- Confirmação automática de recebimento, com emissão de comprovante em tempo real;
- Dashboards para análise de pagamentos/recebimentos;
- Processamento mais rápido dos dados dos clientes;
- Multicontas;
- Emissão de QR Code estático ou dinâmico de cobrança;
- Integração com o ERP financeiro da empresa;
- Integração facilitada de opções de pagamento como Pix, boleto com QR Code, cartão de crédito e links de pagamentos;
- Possibilidade de validar dados bancários;
- Gestão de acessos e alçadas;
- E muito mais!
A integração da solução da Transfeera é feita por meio de uma API de pagamento. Quer saber mais sobre a nossa solução? Clique aqui e comece hoje mesmo com a Transfeera!