Quantos cartões de crédito você tem na sua carteira? Segundo esta matéria em O Globo, 16 milhões de brasileiros possuem mais de três cartões. E de acordo com um relatório do Banco Central, o nosso país tem mais cartões ativos (212 milhões) do que a população total (estimada em 203,1 milhões).
Sabemos que o cartão de crédito como meio de pagamento não é novidade para negócios físicos e digitais. A própria informação extraída da matéria de O Globo mostra que somos uma população que adora pagar no crédito. Mas por que essa forma de pagamento se destaca?
Descubra a seguir, e veja também suas vantagens para empresas e o papel das APIs na automação!
O que é o cartão de crédito e por que ele se destaca entre os meios de pagamento?
O cartão de crédito dispensa apresentações, mas vamos lá: é um meio de pagamento que concentra todos os pagamentos em uma fatura mensal. Ele parte do princípio de “comprar agora, pagar depois”.
Mesmo que tenha perdido algum espaço para o Pix, não significa que o cartão deve ser menosprezado. Ou que o seu valor tenha diminuído. Pelo contrário, os dados apresentados na introdução mostram o quanto esta forma de pagamento conquistou o seu espaço ao sol.
Os motivos para o sucesso são vários. Para começar, ele oferece conveniência, segurança e benefícios que outros métodos nem sempre conseguem igualar, como é o caso dos programas de cashback e de recompensa.
Além disso, com a expansão das fintechs, ter cartão ficou menos burocrático e menos custoso, sendo que hoje em dia há muitas instituições financeiras que não cobram anuidade. Mas talvez o que faça o cartão de crédito se destacar de outros meios de pagamento seja a funcionalidade de parcelamento.
Com o cartão é possível diluir o valor das compras a cada mês, o que dá um maior poder de compra aos consumidores. E, claro, não podemos deixar de citar uma outra vantagem: em um cenário de digitalização acelerada, sua integração com carteiras digitais e plataformas de pagamento o torna ainda mais atrativo.
Por que o cartão de crédito é uma solução inteligente para empresas e consumidores?
Para consumidores, o cartão de crédito como meio de pagamento é uma maneira de parcelar as compras sem pagar juros, pois muitos estabelecimentos não cobram valores adicionais para quem opta pelas prestações. Se a pessoa for organizada financeiramente, consegue ajustar o orçamento para cobrir as parcelas, arcar com as suas despesas mensais e, dessa maneira, seguir tendo poder de compra.
Olhando para as empresas, o cartão é uma solução inteligente porque atende às preferências dos consumidores. Entretanto, não é somente por isso que o seu negócio deveria considerá-lo. Aceitar o meio de pagamento é, também, uma maneira de ampliar o ticket médio das compras e melhorar a previsibilidade do fluxo de caixa.
Outro fator que coloca o cartão de crédito nos holofotes é a redução do risco de inadimplência, uma vez que o pagamento é garantido pela operadora do cartão. E se você ainda não está convencido, saiba ainda que, os negócios online podem automatizar processos de pagamento por meio de APIs, garantindo transações ágeis e seguras.
Quais serviços e funcionalidades um cartão de crédito PJ pode oferecer?
O cartão de crédito PJ é aquele destinado às empresas. Os serviços e funcionalidades que ele oferece podem variar de acordo com a instituição financeira ou fintech, mas, normalmente, a lista inclui:
- Antecipação de recebíveis;
- Limite de crédito ajustável;
- Gestão de despesas corporativas, facilitando a organização financeira e a contabilidade;
- Programas de recompensas e cashback;
- Ferramentas para acompanhamento em tempo real das despesas, categorização de gastos e exportação de dados para softwares de gestão financeira;
- Bloqueio e desbloqueio via aplicativo;
- Geração de cartões virtuais para compras online e alertas de movimentação
Vantagens do cartão de crédito como meio de pagamento digital
Conveniência é uma das principais vantagens do cartão de crédito como meio de pagamento digital. Dependendo da instituição financeira/fintech os consumidores podem adicionar os cartões em suas carteiras digitais. Em seguida, no estabelecimento físico, eles só precisam acessar as carteiras em seus celulares ou smartwatches e realizar o pagamento.
Em alguns negócios online é possível pagar por meio de Apple Pay ou Google Pay, também usando a carteira digital. Nesse caso, o cliente tem que autorizar o pagamento em seu celular em um processo que leva apenas alguns segundos.
Ainda sobre o ambiente online e o cartão de crédito como meio de pagamento inteligente, vale lembrar que os clientes podem armazenar as informações do cartão em suas contas em lojas virtuais para futuras compras. Essa é uma vantagem que facilita o checkout, uma vez que reduz o tempo necessário para concluir uma transação.
Já para negócios digitais que trabalham na base de serviços de assinatura e SaaS, o cartão de crédito costuma ser uma opção amplamente utilizada pelos clientes. Para as organizações, é uma ótima maneira de automatizar cobranças e garantir a continuidade do serviço sem interrupções.
Leia também:
O papel das APIs de cartão de crédito na automação de pagamentos
As APIs permitem que aplicativos e sites de comércio eletrônico aceitem pagamentos, fazendo com que todas as entidades envolvidas nesse processo “conversem” entre si. Por exemplo, imagine um cliente que entrou em um marketplace e comprou um produto parcelado via cartão.
Para garantir que a compra seja aprovada de maneira segura e eficiente, a função da API de pagamento é conectar o marketplace, a adquirente, a operadora do cartão e o banco emissor. Desse modo, os pagamentos são autorizados em segundos e em um processo seguro, que utiliza criptografia avançada para proteger os dados sensíveis do cliente.
Falando em cliente, com as APIs ele ganha uma experiência de pagamento mais fluida, pois o fluxo de pagamento passa a ser automatizado. Da parte dos negócios digitais, com a automação do fluxo há menor risco de falhas humanas no processamento das transações, o que reduz custos operacionais para as empresas.
O que considerar ao escolher um cartão de crédito PJ?
Até aqui abordamos o cartão de crédito como meio de pagamento. Também explicamos sobre os serviços e funcionalidades de um cartão PJ. Olhando para este último, veja o que considerar na hora de escolher o cartão para a sua empresa:
- Taxas e encargos: verifique se há anuidade e quais são as taxas de juros cobradas no caso de parcelamento da fatura ou não pagamento.
- Benefícios e recompensas: avalie os programas de pontos, cashback e descontos em parceiros estratégicos.
- Pós-pago ou pré-pago: muitos cartões PJ podem ser usados pelos colaboradores. Nesse caso, defina se um cartão pós-pago (com limite de crédito pré-aprovado) ou um pré-pago (com saldo carregado pela empresa) faz mais sentido para o controle financeiro do negócio.
- Integração com sistemas financeiros: alguns cartões PJ permitem integração com softwares de gestão financeira e ERPs.
- Limite de crédito: verifique se o cartão atende às necessidades de gastos da sua empresa e se há possibilidade de ajustes.
Tendências e inovações no mercado de meios de pagamento com cartão de crédito
O mercado dos meios de pagamento com cartão de crédito tem evoluído. Um exemplo é a tokenização de pagamentos, um processo de substituição de dados reais por um código alfanumérico único, reduzindo riscos de fraudes.
Continuando no campo da segurança, muitas instituições financeiras já adotam tecnologias como reconhecimento facial e impressão digital, que reduzem a necessidade de senhas ou funcionam como uma autenticação multifator, adicionando uma camada extra de proteção.
Temos ainda os cartões com tecnologia NFC (Near Field Communication), os quais permitem pagamentos por aproximação, sem a necessidade de inserir o cartão na maquininha. E, ainda, os pagamentos por aproximação integrados a carteiras digitais como Apple Pay e Google Pay.
Conclusão
Oferecer o cartão de crédito como meio de pagamento ajuda o seu negócio virtual a atrair clientes e, claro, concluir vendas. Para ter um processo automatizado, com checkout transparente, agilidade e eficiência, não tem segredo: é preciso investir em automação.
Com a Transfeera, você simplifica o gerenciamento de pagamentos e reduz erros operacionais, tornando os processos mais eficientes. Além disso, ao utilizar a nossa plataforma para automação de pagamentos com cartão de crédito, seu negócio ganha uma gestão financeira mais robusta, acesso a insights valiosos e maior previsibilidade no fluxo de caixa.
Mas claro que não acaba aí! Com a Transfeera, você tem ainda mais vantagens:
- Integração simplificada via API;
- Parcelamento flexível em até 24x;
- Funcionalidades como links de pagamentos, split de pagamentos, multicontas e subcontas;
- Opções de recebimento em D+2, D+15 ou D+30 (as duas primeiras opções estão sujeitas à análise).
- Possibilidade de adicionar outras opções de pagamento, como Pix e Boleto com QR Code;
Facilite seus recebimentos via cartão de crédito, Pix ou boleto QR Code com a Transfeera. Reduza tarefas manuais, aumente a segurança das operações e impulsione seu crescimento.
Não espere mais! Clique no banner e descubra como oferecer o cartão de crédito como meio de pagamento de forma inteligente ao seu cliente!