Tecnologia

Por que meios de pagamento devem fazer parte da estratégia omnichannel?

Por que meios de pagamento devem fazer parte da estratégia omnichannel?

Você sabe por que a estratégia omnichannel é tão importante para o comércio hoje em dia?

As grandes inovações tecnológicas dos últimos anos impactaram profundamente as formas de consumo. Afinal, com as facilidades trazidas pela internet e por smartphones, compras podem ser feitas com apenas um clique. Sendo assim, podemos dizer que os e-commerces desempenham um papel de protagonismo no comércio mundial.

O conceito de omnichannel consiste em um método de vendas baseado na integração de diversos canais para padronizar a experiência do cliente.

Ou seja, independente do consumidor estar comprando algum produto na loja física ou na plataforma online (através de desktop ou dispositivos móveis), com a estratégia multicanal é  possível garantir o mesmo atendimento em todos os meios de compra.

Em resumo, a estratégia Omnichannel visa oferecer ao consumidor uma experiência integrada de compra. Quer saber mais sobre o assunto? Siga a leitura!

Por que investir em uma estratégia omnichannel?

Responder essa pergunta não é uma tarefa difícil: o consumidor está cada vez mais ligado na internet e nas facilidades que essa tecnologia pode trazer. Sendo assim, esse canal tornou-se fundamental para a decisão de compra do cliente.

Vamos colocar esse fato em números? Uma pesquisa da Deloitte observou que 56% das vendas no varejo dos últimos anos são influenciadas por alguma interferência digital.

Além disso, estudos desenvolvidos pela Salesforce revelaram que o lead normalmente tem de 6 a 8 pontos de contato com a empresa antes de efetivamente ser convertido em um cliente.

Mas afinal, o que esses dados nos dizem? Simples: a internet é hoje uma ferramenta fundamental para as dinâmicas de compra e venda.

Dessa forma, um gestor que entende essa importância e valoriza a integração possibilitada por uma estratégia omnichannel poderá colher bons resultados nos negócios.

O que são pagamentos omnichannel e qual sua importância?

Os pagamentos omnichannel permitem que um negócio inicie as ordens de compra em um canal e finalize-o em outro. Em outras palavras, esse conceito permite a integração de informações usadas para a transação em várias plataformas, oferecendo uma experiência de venda integrada para o consumidor.

Para exemplificar, digamos que um cliente deseja comprar um item do site de sua loja. No entanto, ele precisa desse produto com urgência e não pode esperar até o prazo de entrega. Nesse caso, o consumidor poderá optar por retirar sua compra em um ponto de venda cadastrado para sua empresa.

Portanto, podemos concluir que os pagamentos omnichannel podem estreitar o laço entre cliente e instituição, além de mostrarem-se grandes facilitadores para a rotina das pessoas.

Essa dinâmica é evidenciada em números. Segundo estudos da empresa Accenture, 74% dos negócios de menor porte utilizam o meio de pagamento omnichannel canal de vendas.

Por que adotar uma estratégia omnichannel?

Em primeiro lugar, essa ferramenta precisa ser encarada como uma base para negócios que buscam expandir e flexibilizar as atividades operacionais. A estratégia omnichannel ajuda o gestor a desenvolver diferentes maneiras de trabalhar os leads da marca, e não apenas isso: ela também aumenta a capacidade do negócio de se adaptar às necessidades do consumidor.

Utilizando o meio de pagamento omnichannel, a instituição cria novas habilidades para se manter sempre convergente com o perfil de seu target. Sendo assim, novas dinâmicas de interação com o consumidor serão possíveis, como:

  • Mais facilidade para sincronizar os estoques da loja virtual e física;
  • Trocas de produtos são realizadas com mais velocidade, muitas  vezes diretamente na loja física;
  • Novos modelos de compras que possam realizar uma integração entre os ambientes físicos e as ferramentas virtuais;
  • Possibilidade de compra de produtos que não estejam disponíveis na loja física no momento;
  • Transação de itens online utilizando métodos de pagamentos físicos.

Como consequência direta desses fatores, a instituição ganhará uma bagagem importantíssima para o mercado atual. Quanto mais a empresa souber aliar as realidades físicas e virtuais, mais lucro terá.

Vantagens de oferecer pagamentos omnichannel

Agora que sabemos a importância da estratégia omnichannel para seu negócio, a pergunta que fica é: quais são as vantagens de oferecer pagamentos omnichannel?

Confira abaixo os benefícios de adotar essa ferramenta em sua empresa:

Melhora a experiência do cliente

Por acompanhar os novos comportamentos de consumo que a internet ajudou a desenvolver, a estratégia Omnichannel pode melhorar os serviços das instituições. Como uma consequência direta desse fator, a experiência do cliente tende a ser a melhor possível.

A utilização do Pix, meio de pagamento sem contato, foi muito útil durante a pandemia e tem tudo para continuar presente ativamente em nosso cotidiano. O gerenciamento desses pagamentos, inclusive, é fator indispensável para aumentar a lucratividade da empresa. Sendo assim, o controle das transações de Pix através da solução ContaTransfeera para receber pode trazer bons resultados para o financeiro do negócio.

Banner Guia completo do Pix para empresas: tire suas dúvidas e comece a usar!

Além do Pix, os métodos de pagamento por aproximação também tornaram-se populares durante o ano de 2020. Segundo pesquisas da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, essa ferramenta protagonizou um grande crescimento (694% de aumento no 2º trimestre de 2021) desde que foi instaurada.

Portanto, é possível afirmar que essas estratégias podem trazer facilidades na forma que o cliente realiza seus pagamentos. 

Aumenta o faturamento da empresa

Ao mesmo tempo que o consumidor pode aproveitar as vantagens e facilidades permitida por estratégias Omnichannel, a instituição também sai ganhando.

Estudos encabeçados pela Invesp indicaram que negócios que investiram nessa ferramenta obtiveram uma média de retenção de 89%. Sendo assim, podemos concluir que adotar o Omnichannel na rotina de sua empresa pode potencializar o faturamento da empresa.

Além disso, uma pesquisa da Medallia comprovou o porquê das empresas faturarem mais quando adotam a ferramenta: segundo os números, os clientes que utilizam diversos canais de marcas tendem a comprar aproximadamente 9% mais do que os que fazem suas transações em apenas um canal.

Como implementá-los na sua empresa?

Integração operacional do e-commerce com a infraestrutura da empresa

Para realizar uma estratégia Omnichannel eficiente, o negócio deve integrar sua plataforma de vendas com outros sistemas. Mas o que isso significa? Que o funcionamento dos softwares de gerenciamento das vendas físicas e virtuais devem trabalhar em conjunto.

Para isso, o gestor deverá validar e adaptar as APIs para que a dinâmica entre sistemas seja realizada sem riscos de falhas.

Realização de ajustes de segurança

A segurança da informação é um ponto fundamental no ambiente digitalizado. Considerando esse fato, o gestor deve tomar todos os cuidados possíveis com os dados de seus clientes.

Para isso, a empresa deve fazer ajustes em normas internas e softwares de TI com o objetivo de minimizar falhas e evitar brechas de segurança. Dessa forma, fatores como normas de controle de acesso, monitoramento de dados e avaliações do comportamento do usuário devem ser constantemente avaliados pela equipe.

Treinamento dos profissionais

Para o sucesso operacional de uma empresa, o bom desempenho dos profissionais é um fator fundamental. Por isso, os colaboradores deverão passar por treinamentos que os capacitem a operar APIs e sistemas integrados, visando evitar erros e tornar a adaptação mais simples possível.

A Transfeera, por exemplo, oferece um canal direcionado para tirar todas as dúvidas dos clientes sobre as soluções oferecidas.

Revisão das suas normas de relacionamento

Para evitar multas, prejuízos e manter um relacionamento mais sólido com seus clientes, toda empresa deve criar e rever normas de relacionamento. Assim, regras de prazos de entrega, troca de produtos e gestão de informação devem ser desenvolvidas.

Lembre-se: adotar a estratégia de Omnichannel é uma mudança profunda no cotidiano operacional. Portanto, a instituição deve se preparar para essas modificações e manter as normas de relacionamento alinhadas com a legislação local e padrões internos da empresa.

Quais os principais desafios deste processo?

Apesar dos benefícios apresentados pela estratégia Omnichannel, o setor financeiro ainda encontra alguns desafios em botar essa ferramenta em prática.

O primeiro deles é cultural, visto que muitos varejistas ainda mostram-se resistentes em adotar as inovações tecnológicas. Esse pensamento geralmente é atribuído aos profissionais que sempre trabalharam em lojas físicas.

Outro aspecto que pode dificultar o processo é o tempo de adaptação que essa tecnologia exige. Especialmente com a urgência da digitalização trazida pela pandemia, muitos varejistas encontraram dificuldades de assimilar as modificações e não se adaptaram aos novos sistemas.

No entanto, adotar medidas tecnológicas na rotina empresarial é determinante para o sucesso de um negócio nos dias de hoje. Portanto, contar com soluções para facilitar rotinas de pagamento não é mais um diferencial para a sua empresa, mas algo essencial.

A Transfeera conta com soluções que estão disponíveis via APIs que visam facilitar as atividades operacionais de pagamentos dentro da empresa e agilizar os processos financeiros. Com o auxílio dessas automações, os gestores poderão modernizar o serviço e economizar o tempo que seria gasto em operações manuais. Tudo isso através de uma plataforma otimizada e simples de usar.

Quer conhecer mais sobre as principais soluções da Transfeera? Acesse o link e saiba mais detalhes!

Banner Inovação em processos financeiros: em que fase sua empresa está?

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!