Tecnologia
Por que meios de pagamento devem fazer parte da estratégia omnichannel?

Por que meios de pagamento devem fazer parte da estratégia omnichannel?

Rafael Negherbon

Rafael Negherbon

Você sabe por que a estratégia omnichannel é tão importante para o comércio hoje em dia?

As grandes inovações tecnológicas dos últimos anos impactaram profundamente as formas de consumo. Afinal, com as facilidades trazidas pela internet e por smartphones, compras podem ser feitas com apenas um clique. Sendo assim, podemos dizer que os e-commerces desempenham um papel de protagonismo no comércio mundial.

O conceito de omnichannel consiste em um método de vendas baseado na integração de diversos canais para padronizar a experiência do cliente.

Ou seja, independente do consumidor estar comprando algum produto na loja física ou na plataforma online (através de desktop ou dispositivos móveis), com a estratégia multicanal é  possível garantir o mesmo atendimento em todos os meios de compra.

Em resumo, a estratégia Omnichannel visa oferecer ao consumidor uma experiência integrada de compra. Quer saber mais sobre o assunto? Siga a leitura!

Por que investir em uma estratégia omnichannel?

Responder essa pergunta não é uma tarefa difícil: o consumidor está cada vez mais ligado na internet e nas facilidades que essa tecnologia pode trazer. Sendo assim, esse canal tornou-se fundamental para a decisão de compra do cliente.

Vamos colocar esse fato em números? Uma pesquisa da Deloitte observou que 56% das vendas no varejo dos últimos anos são influenciadas por alguma interferência digital.

Além disso, estudos desenvolvidos pela Salesforce revelaram que o lead normalmente tem de 6 a 8 pontos de contato com a empresa antes de efetivamente ser convertido em um cliente.

Mas afinal, o que esses dados nos dizem? Simples: a internet é hoje uma ferramenta fundamental para as dinâmicas de compra e venda.

Dessa forma, um gestor que entende essa importância e valoriza a integração possibilitada por uma estratégia omnichannel poderá colher bons resultados nos negócios.

O que são pagamentos omnichannel e qual sua importância?

Os pagamentos omnichannel permitem que um negócio inicie as ordens de compra em um canal e finalize-o em outro. Em outras palavras, esse conceito permite a integração de informações usadas para a transação em várias plataformas, oferecendo uma experiência de venda integrada para o consumidor.

Para exemplificar, digamos que um cliente deseja comprar um item do site de sua loja. No entanto, ele precisa desse produto com urgência e não pode esperar até o prazo de entrega. Nesse caso, o consumidor poderá optar por retirar sua compra em um ponto de venda cadastrado para sua empresa.

Portanto, podemos concluir que os pagamentos omnichannel podem estreitar o laço entre cliente e instituição, além de mostrarem-se grandes facilitadores para a rotina das pessoas.

Essa dinâmica é evidenciada em números. Segundo estudos da empresa Accenture, 74% dos negócios de menor porte utilizam o meio de pagamento omnichannel canal de vendas.

Por que adotar uma estratégia omnichannel?

Em primeiro lugar, essa ferramenta precisa ser encarada como uma base para negócios que buscam expandir e flexibilizar as atividades operacionais. A estratégia omnichannel ajuda o gestor a desenvolver diferentes maneiras de trabalhar os leads da marca, e não apenas isso: ela também aumenta a capacidade do negócio de se adaptar às necessidades do consumidor.

Utilizando o meio de pagamento omnichannel, a instituição cria novas habilidades para se manter sempre convergente com o perfil de seu target. Sendo assim, novas dinâmicas de interação com o consumidor serão possíveis, como:

  • Mais facilidade para sincronizar os estoques da loja virtual e física;
  • Trocas de produtos são realizadas com mais velocidade, muitas  vezes diretamente na loja física;
  • Novos modelos de compras que possam realizar uma integração entre os ambientes físicos e as ferramentas virtuais;
  • Possibilidade de compra de produtos que não estejam disponíveis na loja física no momento;
  • Transação de itens online utilizando métodos de pagamentos físicos.

Como consequência direta desses fatores, a instituição ganhará uma bagagem importantíssima para o mercado atual. Quanto mais a empresa souber aliar as realidades físicas e virtuais, mais lucro terá.

Vantagens de oferecer pagamentos omnichannel

Agora que sabemos a importância da estratégia omnichannel para seu negócio, a pergunta que fica é: quais são as vantagens de oferecer pagamentos omnichannel?

Confira abaixo os benefícios de adotar essa ferramenta em sua empresa:

Melhora a experiência do cliente

Por acompanhar os novos comportamentos de consumo que a internet ajudou a desenvolver, a estratégia Omnichannel pode melhorar os serviços das instituições. Como uma consequência direta desse fator, a experiência do cliente tende a ser a melhor possível.

A utilização do Pix, meio de pagamento sem contato, foi muito útil durante a pandemia e tem tudo para continuar presente ativamente em nosso cotidiano. O gerenciamento desses pagamentos, inclusive, é fator indispensável para aumentar a lucratividade da empresa. Sendo assim, o controle das transações de Pix através da solução ContaTransfeera para receber pode trazer bons resultados para o financeiro do negócio.

Banner Guia completo do Pix para empresas: tire suas dúvidas e comece a usar!

Além do Pix, os métodos de pagamento por aproximação também tornaram-se populares durante o ano de 2020. Segundo pesquisas da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, essa ferramenta protagonizou um grande crescimento (694% de aumento no 2º trimestre de 2021) desde que foi instaurada.

Portanto, é possível afirmar que essas estratégias podem trazer facilidades na forma que o cliente realiza seus pagamentos. 

Aumenta o faturamento da empresa

Ao mesmo tempo que o consumidor pode aproveitar as vantagens e facilidades permitida por estratégias Omnichannel, a instituição também sai ganhando.

Estudos encabeçados pela Invesp indicaram que negócios que investiram nessa ferramenta obtiveram uma média de retenção de 89%. Sendo assim, podemos concluir que adotar o Omnichannel na rotina de sua empresa pode potencializar o faturamento da empresa.

Além disso, uma pesquisa da Medallia comprovou o porquê das empresas faturarem mais quando adotam a ferramenta: segundo os números, os clientes que utilizam diversos canais de marcas tendem a comprar aproximadamente 9% mais do que os que fazem suas transações em apenas um canal.

Como implementá-los na sua empresa?

Integração operacional do e-commerce com a infraestrutura da empresa

Para realizar uma estratégia Omnichannel eficiente, o negócio deve integrar sua plataforma de vendas com outros sistemas. Mas o que isso significa? Que o funcionamento dos softwares de gerenciamento das vendas físicas e virtuais devem trabalhar em conjunto.

Para isso, o gestor deverá validar e adaptar as APIs para que a dinâmica entre sistemas seja realizada sem riscos de falhas.

Realização de ajustes de segurança

A segurança da informação é um ponto fundamental no ambiente digitalizado. Considerando esse fato, o gestor deve tomar todos os cuidados possíveis com os dados de seus clientes.

Para isso, a empresa deve fazer ajustes em normas internas e softwares de TI com o objetivo de minimizar falhas e evitar brechas de segurança. Dessa forma, fatores como normas de controle de acesso, monitoramento de dados e avaliações do comportamento do usuário devem ser constantemente avaliados pela equipe.

Treinamento dos profissionais

Para o sucesso operacional de uma empresa, o bom desempenho dos profissionais é um fator fundamental. Por isso, os colaboradores deverão passar por treinamentos que os capacitem a operar APIs e sistemas integrados, visando evitar erros e tornar a adaptação mais simples possível.

A Transfeera, por exemplo, oferece um canal direcionado para tirar todas as dúvidas dos clientes sobre as soluções oferecidas.

Revisão das suas normas de relacionamento

Para evitar multas, prejuízos e manter um relacionamento mais sólido com seus clientes, toda empresa deve criar e rever normas de relacionamento. Assim, regras de prazos de entrega, troca de produtos e gestão de informação devem ser desenvolvidas.

Lembre-se: adotar a estratégia de Omnichannel é uma mudança profunda no cotidiano operacional. Portanto, a instituição deve se preparar para essas modificações e manter as normas de relacionamento alinhadas com a legislação local e padrões internos da empresa.

Quais os principais desafios deste processo?

Apesar dos benefícios apresentados pela estratégia Omnichannel, o setor financeiro ainda encontra alguns desafios em botar essa ferramenta em prática.

O primeiro deles é cultural, visto que muitos varejistas ainda mostram-se resistentes em adotar as inovações tecnológicas. Esse pensamento geralmente é atribuído aos profissionais que sempre trabalharam em lojas físicas.

Outro aspecto que pode dificultar o processo é o tempo de adaptação que essa tecnologia exige. Especialmente com a urgência da digitalização trazida pela pandemia, muitos varejistas encontraram dificuldades de assimilar as modificações e não se adaptaram aos novos sistemas.

No entanto, adotar medidas tecnológicas na rotina empresarial é determinante para o sucesso de um negócio nos dias de hoje. Portanto, contar com soluções para facilitar rotinas de pagamento não é mais um diferencial para a sua empresa, mas algo essencial.

A Transfeera conta com soluções que estão disponíveis via APIs que visam facilitar as atividades operacionais de pagamentos dentro da empresa e agilizar os processos financeiros. Com o auxílio dessas automações, os gestores poderão modernizar o serviço e economizar o tempo que seria gasto em operações manuais. Tudo isso através de uma plataforma otimizada e simples de usar.

Quer conhecer mais sobre as principais soluções da Transfeera? Acesse o link e saiba mais detalhes!

Banner Inovação em processos financeiros: em que fase sua empresa está?

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!