A Transfeera não realiza empréstimos financeiros. Em caso de dúvidas, fale com nossa ouvidoria.

Gestão Financeira

Quais as mudanças no Pix esperadas pelas empresas em 2022?

Quais as mudanças no Pix esperadas pelas empresas em 2022?

Atualmente é improvável imaginar realizar operações financeiras sem a opção do Pix. A ferramenta desde sua implementação apresenta números crescentes de transações e usuários, mas ela ainda tem limitações.

Já imaginou aliar a facilidade do débito automático à funcionalidade do Pix? O Banco Central já estuda essa solução e pretende incluí-la já em 2022. Além disso, outras soluções já estão sendo planejadas, como: Pix Internacional, aproximação e parcelamento.

Quer saber mais sobre essas mudanças? Continue a leitura e descubra como elas podem ser adicionadas ao cotidiano da sua empresa!

Quais são as mudanças no Pix esperadas em 2022?

Desde de 2020, o brasileiro aprendeu a fazer operações financeiras do cotidiano de forma muito mais simples, através do Pix.

Em 2021, foi implantado o Pix Saque e Pix Troco, que facilita o saque de dinheiro tanto para clientes quanto para lojistas.

Espera-se cinco principais mudanças da solução em 2022. O objetivo do Banco Central é melhorar ainda mais a experiência dos usuários que utilizam o método.

Abaixo, listamos 5 mudanças no Pix mais esperadas para o ano de 2022. Confira.

1)  Pix Garantido: com essa funcionalidade, será possível parcelar e agendar os seus pagamentos. Essa função será a primeira modalidade de crédito da ferramenta. A previsão do Bacen é que essa modalidade comece a funcionar no segundo semestre deste ano.

2) Pix Aproximação: essa solução já é realidade com o uso de cartões, para esse ano a aproximação será realidade também para o Pix. Com ela, será possível pagar apenas aproximando o celular da máquina de cartão.

3) Pix Débito Automático: Permitirá a programação do pagamento automático das contas de água, luz, internet, telefone ou qualquer despesa fixa.

4) Pix Offline: Visando expandir o acesso ao Pix e garantir que todos possam utilizar essa ferramenta, o Bacen estuda a possibilidade de lançar o “Cartão Pix”, que permitirá a realização de transferências em locais sem acesso à internet.

5) Pix internacional: A intenção do Bacen, que já conversa com países como Inglaterra e Itália para formalizar esse método, permitirá transações internacionais.

Pix já é carro chefe das transações financeiras das empresas: os números de 2021

Mesmo com pouco mais de um ano de existência, o Pix já pode ser considerado um dos principais métodos de pagamento entre os negócios de todas as áreas.

Desde pequenos comércios, passando por startups e fintechs até grandes empresas tradicionais no mercado, a ferramenta do Banco Central mostra-se como o carro chefe das transações financeiras e ganha cada dia mais força.

Esse crescimento rápido em tão pouco tempo pode ser traduzido em números. Segundo pesquisas realizadas pelo Sebrae, 86% dos negócios brasileiros oferecem o Pix como método de pagamento. 

O estudo ainda revelou que nove em cada dez pequenos negócios utilizam a ferramenta do Banco Central.

Além disso, segundo estimativas levantadas pelo Banco Central, o Pix já é utilizado por 71% da população brasileira. São mais de 380 milhões de chaves registradas, o que comprova o tamanho da popularidade dessa ferramenta.

Mas afinal, o que todas essas informações mostram para a gente? Simples: esse sistema já pode ser considerado como uma realidade do brasileiro.

Quando notamos que o Pix torna-se cada dia mais presente no cotidiano tanto dos consumidores quanto das empresas, fica ainda mais claro como adotar esse método é fundamental para qualquer negócio.

E a tendência é a de que esses números cresçam cada vez mais. As mudanças no Pix pretendem entregar para os consumidores e para as empresas ainda mais facilidades na hora de realizar transações, otimizando a rotina financeira do brasileiro.

As vantagens de obter uma conta Pix na sua empresa

Vimos acima que os números do Pix crescem cada vez mais, tornando a ferramenta muito comum entre os negócios. Mas quais são as vantagens de criar uma conta Pix na sua empresa?

Abaixo, destacamos alguns pontos que todo gestor deve ponderar na hora de decidir colocar ou não o Pix como uma opção de pagamentos. Confira!

  • Recebimentos de forma instantânea: todos os pagamentos realizados via Pix caem em sua conta imediatamente. E o processo é simples: você precisará apenas dar a chave (que pode ser por e-mail, cpf, número de telefone, chave aleatória ou QRCode) para o cliente e pronto. Em poucos segundos, há a confirmação do pagamento.
  • Facilidade para controlar o fluxo de caixa: como uma consequência dos recebimentos instantâneos, será mais fácil gerenciar o fluxo de caixa. Afinal, você não vai precisar aguardar até o prazo do dinheiro cair para registrar o pagamento.
  • Maior segurança: graças ao pagamento instantâneo, as chances de fraudes são muito menores. Sendo assim, o Pix surge como uma opção mais segura, especialmente para empresas que lidam diretamente com o consumidor final.
  • Competitividade no mercado: como vimos anteriormente, cada vez mais empresas oferecem Pix como meio de pagamento. Portanto, para que seu negócio não fique defasado e acompanhe as evoluções tecnológicas no mercado, apresentar o Pix como forma de pagar é fundamental.

Dinamize seus recebimentos Pix com a ContaTransfeera para receber

Especialmente se tratando de um negócio que conta com muitas vendas diariamente, surge a necessidade de utilizar a tecnologia para automatizar o setor de recebimentos. É nesse cenário que a ContaTransfeera para receber surge como uma opção ideal para organizar e gerenciar os Pix recebidos.

A Conta Transfeera para receber Pix é uma solução desenvolvida pela Transfeera que possibilita a utilização do Pix a favor de sua empresa. Dentre as principais vantagens da plataforma, podemos destacar:

  • Pagamentos e recebimentos em apenas um lugar: com o auxílio da solução, é possível aglutinar todos os pagamentos e recebimentos de Pix em um único lugar. Com isso, o gestor poderá manter um controle maior da entrada e saída de capital.
  • Transações instantâneas: o sistema automatizado Transfeera permite que todas as transações sejam feitas de forma instantânea e sem a necessidade de espera, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Confirmação automática de recebimento: compensação bancária? Com a Conta Pix para receber, isso não será mais necessário. A cada novo recebimento, a própria plataforma emite um alerta, garantindo a emissão de comprovante de recebimento em tempo real.
  • Controle financeiro diretamente no ERP: a solução também pode ser integrada ao ERP financeiro através de API. Assim, por exemplo, a empresa ganha o tempo que perderia esperando a página do Internet Banking carregar. Além disso, há a possibilidade de diminuir riscos de erros nos registros de informações copiadas e coladas manualmente, visto que o sistema reúne toda a rotina financeira em um único lugar.

Quer saber mais sobre como o Pix pode ser um grande aliado para o setor financeiro de seu negócio? Nesse material rico gratuito, mostramos tudo que você precisa saber sobre o assunto. Acesse o link e baixe nosso guia completo de Pix para empresas!

Banner Guia completo do Pix para empresas: tire suas dúvidas e comece a usar!

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!