O aumento das compras por comércio eletrônico e marketplace resultou no crescimento das transações online. Isso significa que tivemos um aumento no volume de pagamentos digitais, criando uma oportunidade para as empresas fintechs.
Graças a elas, o setor financeiro inovou, pois a tecnologia trazida por essas empresas possibilita mais praticidade, segurança e transparência às transações. Mas, de que forma essas soluções garantem mais eficiência e, consequentemente mais lucro, para e-commerce e marketplace? Entenda aqui.
Empresas Fintechs: qual sua relação com o e-commerce?
As empresas Fintechs oferecem tecnologia financeira como serviço. O modelo permite que qualquer negócio use APIs para incorporar recursos financeiros em seus sistemas.
Para entender, as fintechs mudaram drasticamente a maneira como as pessoas e empresas usam e movimentam dinheiro, o que cada vez mais impacta o mundo das vendas online. Em marketplace e comércio eletrônico, são elas que tornam as transações online possíveis e convenientes e, assim, o gerenciamento de pagamentos passa a ser muito mais rápido e acessível.
Em termos práticos, o modelo FaaS oferece aos consumidores digitais mais opções para pagar online, independentemente de onde estejam e de qual dispositivo utilizem.
Portanto, se considerarmos o rápido crescimento de e-commerces e marketplaces, podemos dizer que a ligação de empresas online e as FaaS é cada vez mais estreita.
Vantagens de empresas fintechs para comércio digital
Redução do time to market
Antes que empresas de comércio eletrônico comecem a funcionar, têm um longo percurso a percorrer. Uma das questões que esses negócios precisam responder tem a ver com como receberão seus pagamentos e, no caso dos marketplaces, como farão o split.
Ao contratar uma empresa fintech, essa preocupação é facilmente resolvida. Dessa maneira, gestores de e-commerce e marketplaces poderão colocar suas empresas para operarem muito mais rapidamente do que seria se eles mesmos tivessem que pensar em soluções financeiras.
Crescimento do seu poder competitivo
As empresas fintechs dão ao comércio eletrônico a possibilidade de entregarem um serviço diferenciado aos seus clientes em uma etapa crítica: a do pagamento. Ao contarem com uma experiência positiva na hora de pagarem suas compras, as chances de os consumidores voltarem a comprar do mesmo local aumentam.
Vale destacar que compradores e vendedores têm mais probabilidade de permanecer leais às empresas de comércio eletrônico que facilitam as transações e são transparentes em suas operações.
Custos mais baratos e menos burocracia
As FaaS surgem como uma opção para quem não deseja se preocupar com questões burocráticas e regulatórias, e muito menos com ter que pagar altos custos para desenvolver uma tecnologia bancária.
Toda essa desburocratização do serviço financeiro pode atrair clientes e reter os atuais.
Serviços e produtos que podem ser oferecidos via fintechs
Empresas fintechs buscam aprimorar a experiência do consumidor por meio da desburocratização de processos. Dentre eles, destacamos a automatização de pagamentos e recebimentos.
Além da redução da burocracia, as fintechs costumam ter taxas muito menores do que as praticadas pelos bancos. Para quem trabalha com operações bancárias, como é o caso do comércio eletrônico, em médio e longo prazo esse fator se traduz em aumento nos lucros.
Leia também: Transfeera diminui em 94% custos de transação bancária para marketplaces.
São vários as soluções de fintechs para e-commerce e marketplace, como por exemplo:
- A automatização da rotina das empresas que fazem muitas transações financeiras para diferentes recebedores em diferentes bancos;
- A verificação automática dos dados bancários cadastrados, evitando erros, estornos e possíveis fraudes em transações futuras;
- A automatização da rotina de recebimentos via Pix e
- O split de pagamentos.
Esses e outros produtos e serviços que podem ser oferecidos por empresas FaaS, dependem de APIs financeiras. Entenda a seguir.
APIs irão moldar o futuro
As APIs simplificam a maneira como os bancos e fintechs interagem entre si, bem como marketplaces e e-commerce gerenciam pagamentos e recebimentos. Por isso, a integração de uma API aos serviços financeiros do comércio eletrônico torna as operações financeiras mais práticas, ágeis e eficientes.
Por exemplo, com uma API Pix a empresa consegue automatizar as rotinas de recebimentos por Pix e ter vantagens como confirmação de recebimento em tempo real, emissão de QR Codes estáticos ou dinâmicos, e alerta a cada nova entrada de valor na conta.
Como comentamos no início, o crescimento do comércio eletrônico fez também surgir novas empresas fintechs, as quais trazem diversas possibilidades por meio de suas APIs.
Pensando nisso, queremos convidar você a entender como o surgimento de tantas FaaS impacta o seu negócio, e o quanto as APIs podem auxiliar as rotinas financeiras e tornar mais prático o seu dia a dia.
Acesse o conteúdo: Meios de pagamento – como as fintechs atuam na ampliação de serviços para empresas.