Tecnologia

API Rest: entenda o que é e como utilizar esta integração no seu negócio

API Rest: entenda o que é e como utilizar esta integração no seu negócio

Imagine um grande quebra-cabeça com as peças ainda não encaixadas, mas colocadas já nas posições certas. Você então pega peça por peça e começa a fazer os encaixes. Uma API Rest exerce mais ou menos a função que você desempenha nesse caso, pois ela funciona como um conector.

Graças a ela, as peças se encaixam harmoniosamente independentemente de suas origens ou tecnologias subjacentes. Esse é um dos motivos pelos quais no universo dos softwares a API Rest é considerada como uma engrenagem fundamental.

Quer entender melhor do que estamos falando? Confira este artigo!

O que é API Rest?

A API Rest é uma interface usada por dois sistemas para que possam trocar informações pela internet de maneira segura. Ela pode ser usada para disponibilizar dados, conteúdo, algoritmos e outros recursos digitais por meio de URLs da web. Aliás, é o tipo de API mais comum utilizado na web atualmente.

Mas para entender bem o que é uma API Rest, vamos dar um passo para trás:

Primeiramente, é preciso entender o que é uma API

API é a sigla para Application Programming Interface. Em português significa Interface de Programação de Aplicativos.

O papel das APIs é o de permitir a integração e o diálogo entre duas aplicações diferentes, tornando mais fácil o compartilhamento de dados em tempo real.

Banner Conheça as principais APIs e integrações para agilizar os processos financeiros

E afinal, o que é Rest?

Rest é acrônimo para Representational State Transfer, ou Transferência de Estado Representacional, em português. Trata-se de uma arquitetura de software que define como uma API deve funcionar.

Assim, Rest é um conjunto de regras que um software pode usar para se comunicar pela Internet. Dessa maneira, uma API Rest nada mais é do que uma API que segue esse conjunto de diretrizes.

No dia a dia, a maioria de nós entra em contato com APIs Rest. Quer um exemplo? Quando fazemos o login em algum site utilizando o Gmail, é a API Rest que faz essa comunicação entre sites para possibilitar o login.

Princípios da arquitetura da API Rest

Rest é um conjunto de princípios de arquitetura, que são:

Cliente-servidor

O princípio Rest parte da ideia de que cliente e servidor precisam ser isolados um do outro. Ou seja, garante a separação das questões da interface do usuário (cliente) das questões do armazenamento de dados (servidor).

Isso ajuda os componentes do cliente e do servidor a evoluir de forma independente.

Stateless

Significa que as APIs não possuem estados (o termo stateless significa, em português, “sem estado”). Desse modo, cada requisição é tida como independente e, portanto, precisa conter todas as informações necessárias para que a ação seja executada.

Cache

Tem a função de melhorar a comunicação entre cliente e servidor. Toda vez que um servidor envia a resposta a um cliente, essa mesma resposta deve indicar se o recurso pode ser armazenado em cache e por quanto tempo.

Interface uniforme

As solicitações e respostas devem seguir um mesmo protocolo ou uma forma padrão de formatar as mensagens. Isso faz com que haja uma linguagem comum para qualquer cliente se comunicar com qualquer API Rest.

Compreenda a função da API Rest

A API Rest possibilita a comunicação entre diferentes aplicações, bem como a troca de informações. Alguns exemplos são:

  • Sites de mídia social como X e Facebook usam APIs Rest para integração com aplicativos de terceiros.
  • Streaming de vídeo e música usam esse tipo de API para obter informações sobre arquivos de mídia dos servidores.
  • Os aplicativos bancários utilizam APIs Rest para recuperar os dados da sua conta e iniciar transações com servidores remotos.

Confira os principais tipos de API Rest

Existem três tipos principais, que são a API Rest Privada, Parceira e Pública. Dê uma olhada a seguir para entender sobre cada uma delas.

API Rest Privada

São utilizadas de forma local, ou seja, privada. É o caso de APIs utilizadas entre aplicações de uma empresa.

API Rest Parceira

Também não são acessíveis ao público, mas, ao contrário das privadas, as APIs Rest Parceiras são utilizadas:

  • Para realizar a integração entre softwares de uma mesma empresa;
  • Entre parceiros de negócios.

API Rest Pública

São as APIs abertas. Em outras palavras, é o tipo de API disponibilizada por uma empresa para possibilitar aos desenvolvedores fazerem integração com outras aplicações.

Leia também:

Entenda a diferença entre API Rest e API Restful

Como mostramos, API Rest é uma forma de comunicação entre dois sistemas de computador. Trata-se de um estilo arquitetônico para uma API que usa solicitações HTTP para acessar, usar dados e trocá-los com segurança pela internet.

Já as APIs Restful adotam e seguem as restrições da arquitetura Rest.

Vantagens do uso da API Rest

Uma das principais vantagens da API Rest é a separação do cliente e servidor. Em termos práticos, quer dizer que os desenvolvedores podem trabalhar em diferentes áreas de um projeto de forma independente e experimentar vários ambientes conforme necessário.

Outro importante benefício reside na escalabilidade. Justamente por essa separação entre cliente e servidor, as APIs Rest podem ser dimensionadas rapidamente.

Há ainda a flexibilidade. Pelo fato de serem flexíveis, elas podem ser integradas facilmente a outras arquiteturas.

Saiba como utilizar uma API Rest

Para utilizar uma API Rest, é importante compreender que ela utiliza solicitações HTTP para executar suas funções. Além disso, as informações e solicitações são passadas de servidor para cliente por qualquer formato (JSON, HTML, XLT, Python, PHP).

Realize testes na API Rest

A melhor maneira de garantir o bom funcionamento de uma API Rest é por meio de testes, os quais devem ser conduzidos durante o estágio de programação do software. Isso porque é muito mais fácil corrigir problemas na etapa da programação do que quando o serviço estiver pronto.

Conclusão

A API Rest, como vimos, é uma abordagem flexível e escalável. Assim como toda API, ela serve como uma ponte para permitir a comunicação entre sistemas.

É o caso da API de pagamentos da Transfeera, que descreve como o sistema do vendedor e do comprador podem se comunicar com um serviço bancário. No caso da nossa API, essa comunicação tem como objetivos realizar ações do tipo:

  • Envio automático das informações bancárias, unitariamente ou em lote através do próprio sistema do usuário;
  • Automação das liquidações financeiras, eliminando a burocracia de cada sistema bancário;
  • Automação do recebimento dos comprovantes das transações, sem interferência humana;
  • Validação dos dados bancários;
  • E outras.

A API da Transfeera pode ser integrada aos sistemas de gestão, trazendo vantagens como:

  • Experiência de checkout sem atrito;
  • Redução do risco de fraude e mais segurança com recursos robustos de autenticação de pagamento;
  • Acesso aos dados em tempo real, tais como status das transações e outras informações.

Clique no banner e conheça mais sobre a API da Transfeera!

Produto - API de Pagamentos

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!