- 0:10 Abertura
- 1:00 Introdução sobre Open Finance
- 2:00 Apresentação do convidado
- 3:50 Impacto do Open Finance nas pessoas
- 05:50 Pix como produto, Open Finance como uma mudança de paradigma
- 06:44 Benefícios para as pessoas e para as empresas
- 10:05 Quanto tempo vai levar para a adoção do Open Finance?
- 14:04 Compartilhamento de dados
- 15:30 Relação de bancos com fintechs
- 21:00 Como fica a segurança?
- 27:49 Notícias do setor com Danylo Martins
A chegada da segunda fase do open banking no Brasil, em agosto, iniciou mais uma etapa na transformação digital do setor financeiro. O sistema, criado pelo Banco Central e que permite ao cliente compartilhar seu histórico financeiro com qualquer instituição bancária, independente de possuir conta, está sendo considerado a grande revolução do setor nos últimos anos, junto com o Pix.
E com a sua evolução natural, todo o mercado já espera pelo Open Finance, modelo em que outras áreas do mercado financeiro também poderão se beneficiar do sistema aberto — como corretoras, companhias de câmbio, fundos de previdência entre outras, levando inovação social e experiência disruptiva ao consumidor final.
A abertura do sistema financeiro força a movimentação do dinheiro para os canais digitais. E essa transformação digital já não é um diferencial para as empresas, mas uma obrigação, tendo em vista a inegável mudança da relação entre banco e consumidor ocorrida nos últimos anos.
Quando há uma abertura, ou seja, o cliente pode escolher, com segurança, compartilhar suas informações bancárias com qualquer instituição, sendo ela fintech ou não, passa a existir uma expansão do mercado, gerando mais competição e possibilitando a entrada de novos players, com novos serviços, novas tecnologias que vão revolucionar o dia a dia do consumidor.
No sexto episódio da primeira temporada do PodTransferir, podcast da Transfeera em parceria com o Finsiders, você vai ficar por dentro de tudo que há de mais relevante sobre Open Finance.
O impacto do Open Finance é tremendo na vida das pessoas. Na medida que ele avance e as pessoas comecem a entender e receber benefícios desse movimento, certamente vai ser uma grande transformação da indústria financeira.
Carlos Augusto de Oliveira
Quem são os participantes do sexto episódio da primeira temporada sobre Open Finance?
Carlos Augusto de Oliveira, nosso convidado especial, é CEO da CertDox, Fintech Board Member da Bossanova Investimentos e investidor da Transfeera.
Fernando Nunes, nosso host, é cofundador da Transfeera. Possui mais de 15 anos de experiência em comunicação digital, atuando na Sapient AG2, A2C e na ContaAzul. Integrou a equipe da primeira campanha 100% digital de lançamento de um carro, Chevrolet Prisma. Estruturou as áreas de Marketing e de Vendas da Transfeera, liderando os times para atingimento dos objetivos e escala da empresa.
Danylo Martins, nosso co-host, é jornalista, formado pela Faculdade Cásper Líbero, com mais de dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Ex-Valor, Folha de S.Paulo e Você S/A, é fundador e publisher do Finsiders, portal de conteúdo jornalístico sobre o ecossistema de fintechs no Brasil.
Se você gostou do PodTransferir e quer receber conteúdos exclusivos, siga a Transfeera no Instagram, no Spotify e no Youtube!
Ouça outros episódios
- Evolução dos meios de pagamento
- Pix para PJ
- Desafios de cyber security no setor de meios de pagamento
- Compliance e LGPD
- APIs no mercado financeiro
- Futuro dos meios de pagamento
Produzido por Júlia Mallmann, Kely Ribeiro, Willian Becher e Giovanni Porfírio. Edição da BZT Áudio.