A Transfeera não realiza empréstimos financeiros. Em caso de dúvidas, fale com nossa ouvidoria.

Processamento de Pagamentos
Vendas de Natal: Como atrair sellers para seu marketplace?

Vendas de Natal: Como atrair sellers para seu marketplace?

O final de ano é uma época fundamental para vendedores do mundo todo. Com a grande procura por presentes, as vendas de natal podem trazer resultados lucrativos para um gestor.

No entanto, o sucesso nas transações durante esse período depende muito de um fator específico: a expertise do varejista em atrair sellers. 

Os vendedores são peças indispensáveis para o sucesso de um marketplace. Dessa forma, cabe a você encontrar métodos para recrutar fornecedores qualificados e confiáveis.

Mas afinal, como conseguir achar sellers com essas características?

Nesse artigo, ensinamos algumas dicas para você atrair sellers em seu marketplace e expandir as suas vendas de natal. Siga a leitura!

Quais são as previsões para as vendas de Natal em 2022?

O período das festas de fim de ano neste 2022 promete ser movimentado para os comerciantes. Além do Natal já ser um atrativo para as vendas, temos a Copa do Mundo, que tem tudo para também movimentar o setor.

Além disso, vale lembrar que as vendas pela internet vêm crescendo em nosso país. Como mostra esta reportagem, segundo dados da NielsenIQ Ebi, em 2021 as vendas do comércio eletrônico brasileiro no Natal somaram R$ 4,5 bilhões. O número representa uma alta de 21% em relação ao mesmo período de 2020.

Ainda conforme o mesmo levantamento, o ticket  médio das compras foi 6% maior do que no Natal de um ano atrás, chegando a R$ 489.

Os números só reforçam um fato que vem sendo solidificado ano após ano: as vendas de natal podem representar um lucro considerável nas finanças do seu marketplace.

Sendo assim, o aumento do número de sellers em sua plataforma é fundamental para que você possa colher resultados positivos nesse período.

Como atrair vendedores para seu marketplace?

Alcance vendedores nas plataformas existentes

Um excelente ponto de partida para atrair sellers é utilizar as plataformas já existentes que seus vendedores-alvo atuam. Para isso, use a seu favor, por exemplo, grupos e fóruns online que tenham pessoas com gostos parecidos.

Essas plataformas permitem discussões e debates que dão abertura para que os provedores possam promover os seus negócios.

Feito isso, será mais fácil chegar em potenciais vendedores para o seu  marketplace. No entanto, o trabalho não termina por aí.

Agora você precisa vender a sua ideia para os sellers, demonstrando as vantagens da plataforma e quais as suas vantagens em relação aos seus concorrentes.

Faça marketing inteligente do seu marketplace

Você já ouviu aquela velha máxima de que “a propaganda é a alma do negócio”?

Pois bem, esse dito popular não poderia estar mais correto, especialmente quando estamos falando de vendas de natal. Logo, é essencial que você saiba colocar em prática uma campanha de marketing eficiente para o seu marketplace.

Para isso, existem diversas ferramentas que você pode usar ao seu favor, como as redes sociais, que possibilitam que sua marca chegue a muitas pessoas através de publicações pagas.

Em síntese, aposte em campanhas de anúncios com posts criativos, informativos e que mostrem a cara de seu marketplace.

Além das mídias sociais, campanhas de pesquisa no Google também mostram-se positivas para o gestor.

Pesquise fornecedores para o seu marketplace e conecte-se com eles diretamente

Nós já vimos como fazer com que os sellers cheguem até você através de divulgação. Mas afinal, como encontrar os fornecedores ideais para o seu marketplace?

Para chegar até eles, você pode contar com listagens de empresas online (como Google Maps, Apple Maps e Yellow Pages).

Além disso, frequentar feiras de negócios locais e associações de comerciantes também é um excelente método para realizar um bom networking.

Por fim, após realizar esse mapeamento, entre em contato com os potenciais sellers e apresente os benefícios de sua marketplace.

Use email marketing

Essa é uma ferramenta fundamental para potencializar seu negócio, especialmente as vendas de natal.

Para uma boa atuação por e-mail, você deve ser direto com seus potenciais sellers, atingindo pontos essenciais que mostram o diferencial de seu marketplace.

Em suma, personalizar o seu e-mail é uma excelente forma para criar proximidade com o vendedor.

Para isso, escreva diretamente para o seller que deseja atingir.  Segundo pesquisas do Statista, e-mails personalizados tiveram uma taxa de 5% mais aberturas em comparação aos sem personalização.

Escreva blogs para atrair vendedores

Já pensou na possibilidade de criar um blog para divulgar seu marketplace e aumentar suas vendas de natal?

De acordo com pesquisas feitas pelo Hubspot, 55% dos profissionais na área de marketing relatam que a criação de posts em blogs é a estratégia mais produtiva e utilizada.

Mas o que colocar nesses conteúdos?

Em seu blog, você pode postar avaliações de clientes, cases de sucesso de seus fornecedores atuais, conteúdos informativos sobre negócios e dados que possam ser úteis para os sellers.

Essa é uma excelente ferramenta para mantê-los próximos, acompanhando o blog e, consequentemente, sua marca.

Além disso, devemos destacar também que plataformas de busca (como o Google) classificam os blogs rapidamente nas pesquisas, caso eles sejam otimizados.

Explique claramente a estrutura de comissão

As comissões e pagamentos são pontos que preocupam muito os vendedores. Afinal, não é raro vermos casos de fraudes em marketplaces.

Um pilar fundamental para conquistar sellers é ser totalmente claro sobre esses aspectos, sanando todas as dúvidas.

Logo no início da parceria, esclareça informações sobre dias de pagamento (que geralmente acontecem ao final de cada semana), comissões, etc.

Isso garantirá que o vendedor se sinta mais seguro e resguardado no negócio, resultando em uma parceria transparente e duradoura.

Fornecer logística de marketplace e suporte ao cliente

Um dos pontos chave para o funcionamento de seu marketplace é a logística da plataforma.

Criar um grande volume de acessos não adianta muita coisa se não existe uma base sólida de planejamento geral de vendas.

Fique atento, certifique-se de criar meios para que a resolução dos problemas ocorra em até 24 horas. Assim, ao estabelecer um canal de comunicação efetivo haverá melhor experiência do cliente em seu ambiente virtual.

Nesse sentido, fatores como a logística de armazenamento, embalagem, transporte e atendimento de pedidos e captação do interesse dos targets são pontos de atenção.

Você deve criar uma plataforma funcional e que dê segurança para todas as áreas envolvidas nas transações: o próprio marketplace, o seller e o cliente final.

Descubra o que os vendedores estão esperando e elabore uma oferta ideal

No universo dos marketplaces, existem alguns pilares que os sellers valorizam muito e procuram em uma plataforma. São eles:

  • Chance de atingir novos mercados e cativar uma gama maior de clientes;
  • Possibilidade de contar com a estrutura e os recursos tecnológicos que um marketplace pode oferecer;
  • Contar com mais um canal de vendas para expandir os seus negócios;

Compreender esses pontos de interesse é um passo básico que você deve tomar. Afinal, o marketplace deve ser atrativo para o seller. 

Quanto mais tópicos sua plataforma atingir, maiores serão as chances de fazer negócio com um fornecedor específico.

Sendo assim, entenda o que os vendedores desejam e baseie sua oferta em suas preferências.

Ofereça formas de pagamento diversificadas

Para atrair sellers e clientes, não tem jeito: oferecer formas de pagamento alternativas pode ser um diferencial para as vendas de natal.

Nesse sentido, o Pix é um método indispensável em seu marketplace. E são os números que não nos deixam mentir. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), em um ano o método instantâneo de pagamentos e recebimentos teve um crescimento de 72% de usuários.

Se você deseja oferecer o Pix como método de pagamentos, pode contar com a plataforma da Transfeera. Dentre as principais vantagens da solução, destacamos:

  • Automatização da rotina de cash in e cash out, o que permite que você tenha mais controle do fluxo financeiro da empresa.
  • Possibilidade de utilizar várias contas em diferentes instituições bancárias, sem precisar acessar o Internet Banking de cada uma. Isso é possível graças a integração via API.
  • Redução de custos e automatização de tarefas de rotina, como emissão de NF,  conciliação bancária e outras.
  • Pagamentos e recebimentos em um só lugar.
  • Envio de notificações a cada transação efetuada.
  • Segue o conceito de invisible bank, já utilizado por grandes marketplaces e fintechs, como: Ifood, Hotmart, Shopee, B2W eVakinha.

Além disso, a Transfeera também desenvolveu o split de pagamentos, feature da solução cash in, voltado para intermediar e dividir pagamentos entre os diversos envolvidos em uma venda.

Split de pagamentos da Transfeera

O split de pagamentos é uma funcionalidade importante para marketplaces, especialmente em datas como o Natal, em que clientes costumam comprar produtos de sellers diferentes.

Com o split, é possível dividir um pagamento digital de um consumidor entre vários recebedores de forma automática. Ou seja, o repasse para os lojistas é realizado pela plataforma.

Dentre as principais vantagens do split de pagamento, podemos destacar:

  • Mais agilidade no checkout (fechamento do carrinho), o que pode potencializar as vendas;
  • Transparência nas transações, visto que todos os sellers poderão acompanhar os detalhes do processo de venda;
  • Automatização dos processos;
  • Maior organização dos pedidos;
  • Confiabilidade na empresa.

Banner Split de Pagamentos Pix

Seja seletivo ao atrair seus sellers!

Em conclusão, uma questão fundamental para todo gestor de marketplace: em seu time, você precisa contar com fornecedores confiáveis e competentes. Portanto, seja seletivo na hora de buscar um seller.

Lembre-se: quantidade não necessariamente é sinônimo de qualidade.

Pensando nisso, quando for fechar com um seller, busque saber mais sobre o seu histórico de vendas. Você deve tomar algumas precauções, como verificar se suas atividades se encaixam com sua persona e se os seus produtos são entregues corretamente.

Dessa forma, tudo isso garantirá que seu marketplace seja reconhecido por entregar um serviço de qualidade para o cliente.

Compreendendo e colocando em prática todos os tópicos citados nesse artigo, você conseguirá contar com mais sellers e, como consequência, suas vendas de natal aumentarão consideravelmente.

E para potencializar ainda mais seus conhecimentos, conheça melhor as novas formas de pagamento disponíveis. Nesse conteúdo da Transfeera, explicamos como as fintechs contribuíram para ampliar os serviços das empresas.

Acesse aqui e baixe!

Banner Como funciona cada forma de pagamento

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!