Sabemos que executar pagamentos fazendo transferências bancárias podem ser operações com taxas bem altas. Quando a empresa precisa realizar muitos pagamentos e, principalmente, para diversos bancos, esse se torna um grande entrave.
É claro que qualquer empresa busca reduzir custos, mas o receio é sempre cortar gastos e ter as operações prejudicadas. Foi pensando em oferecer esse benefício de tornar menos onerosas as transferências bancárias que a Transfeera, fintech open banking, desenvolveu seu sistema de gestão e processamento de pagamentos. Mas a proposta da Transfeera foi além de dar qualidade, agilidade e eficiência nas operações de pagamentos. Ela quis otimizar todo o processo, tornando-o escalável e eliminando as falhas.
Conteúdos Relacionados:
- Conheça 5 vantagens de automatizar as rotinas financeiras do seu negócio
- Passo a passo para fazer o mapeamento de Processos Financeiros
Quer entender como um parceiro open banking como a Transfeera garante transferências bancárias mais baratas do que as realizadas por instituições tradicionais? Então, continue a leitura deste artigo.
Antes de tudo, o que é open banking?
Segundo o Banco Central, open banking é o conceito de sistema financeiro aberto, em que o compartilhamento de dados pelas instituições financeiras pode ser realizado a critério de seus clientes, quando esses dados forem a eles relacionados.
Esse compartilhamento pode ser realizado por meio da abertura e da integração de plataformas e infraestruturas de sistemas de informação, de forma segura, ágil e conveniente, que é o modelo adotado pela Transfeera.
Como contar com um parceiro open banking pode reduzir custos em transferências bancárias?
Essa é a razão pela qual a solução da Transfeera foi desenvolvida: reduzir custos com as altas taxas para fazer transferências bancárias e com todo o retrabalho gerado ao ter operações sem eficiência. Assim, as empresas agora podem ter transações muito mais baratas comparadas às instituições bancárias tradicionais, além de praticamente zerar falhas com o validador de dados bancários.
Funciona assim:
– A empresa faz a integração do seu sistema com a Transfeera (via API de pagamentos ou de validação) ou importa uma planilha com os dados bancários para os quais precisa fazer as transferências bancárias;
– Os pagamentos serão realizados a partir do saldo disponível, ou, a empresa envia o dinheiro correspondente ao valor total das transferências para a Transfeera;
– Os dados bancários serão analisados e, após confirmados, as transferências bancárias são realizadas todas de uma vez.
– Finalizado o processamento do lote, é disponibilizado um relatório, com a situação de cada transferência, comprovantes de pagamentos e descrição da falha em caso de pagamento estornado.
Automatizando essas operações, é possível garantir uma redução de custos de forma considerável para a empresa. Confira abaixo algumas das maneiras com que o seu negócio pode economizar:
Taxas de transferências bancárias mais baratas
As transferências bancárias realizadas são muito mais baratas se comparadas às mesmas operações realizadas por bancos tradicionais. A propósito, fizemos um levantamento completo dos valores cobrados por TEDs nas principais instituições bancárias do país. Você pode conferir aqui.
Menos falhas
Com o validador de dados bancários, as transferências bancárias têm menos chances de falhar. Isso porque, antes de o dinheiro ser transferido, é feita uma verificação por meio de algoritmos e consulta a CPF/CNPJ, para saber se os dados bancários inseridos estão corretos (se não está faltando ou sobrando algum dígito) e se correspondem a uma conta válida na instituição bancária informada.
Dessa forma, as transferências bancárias só são realizadas se os dados estiverem corretos, evitando que a empresa pague a tarifa de TED sem que a transferência tenha sido efetivamente realizada. Isso porque as instituições bancárias não devolvem o valor da tarifa, considerando que a tentativa de envio do dinheiro foi realizada. Portanto, a responsabilidade de ter informado os dados incorretos fica com a empresa pagadora.
Menos atrasos nos pagamentos
Quando há falhas nas transferências bancárias, é comum acontecer de a instituição demorar a retornar sobre o erro, levando a empresa a atrasar os pagamentos. A solução da Transfeera evita esse atraso – e os consequentes custos de multas e juros – ao avisar imediatamente em caso de dados bancários incorretos. Assim, a empresa não precisa ficar esperando retorno da instituição bancária para saber se a transferência foi concluída. Já fica sabendo na hora se a transação deu certo ou não.
Menos profissionais envolvidos
Como os procedimento serão automatizados, diminui a necessidade de muitos profissionais envolvidos nessa operação. Sendo assim, a empresa também reduz custos com pessoal, uma vez que a ferramenta facilita todo o trabalho, além de enviar os comprovantes de pagamentos automaticamente e gerar relatórios para monitorar a eficácia das operações.
Saiba mais sobre como eliminar erros e ganhar eficiência nos pagamentos com o validador de dados bancários da Transfeera, que já processou mais de um milhão de pagamentos com sucesso para empresas como iFood, Rappi, AiQFome, Vakinha, PayGo, Ebanx, Paggue, Unilever, Kimberly-Clark, Whirpool e General Mills.
Conta certa: elimine erros e ganhe eficiência em pagamentos online