Processamento de Pagamentos
10 tendências de tecnologia financeira para 2022

10 tendências de tecnologia financeira para 2022

Sustentado pelos avanços tecnológicos, o setor de serviços financeiros evoluiu a um ritmo acelerado nos últimos anos. Como exemplo, basta vermos as mudanças trazidas pelos bancos digitais, pelo Pix e pelos conceitos de Open Banking e Open Finance em tão pouco tempo.

A cada dia que passa, as tendências de tecnologia financeira surpreendem quem está no mercado. Pensando nisso, o que esperar para 2022 em termos de tendências de tecnologia financeira? Contamos a seguir. Boa leitura!

Tendências de tecnologia financeira para ficar de olho em 2022

As mudanças que temos visto trazem transformações importantes, pois afetam tudo o que é relacionado a pagamentos, recebimentos e serviços bancários de modo geral. Basta vermos a rapidez do Pix, que hoje possibilita empresas a terem ainda mais controle do fluxo de caixa, a ganharem capital de giro e a reduzirem taxas.

Para você não perder nada sobre as próximas evoluções do setor financeiro, dê uma olhada nas dez tendências de tecnologia no mercado financeiro para este ano:

1 – Robotic Process Automation (RPA)

Em português, RPA é a sigla para automação robótica de processos. Basicamente, trata-se de uma tecnologia que ajuda bancos e instituições financeiras a aumentar a produtividade por meio da automação de processos. Para isso, o RPA utiliza robôs para automatizar as tarefas que geralmente são realizadas por humanos.

O Robotic Process Automation está na lista de tendências de tecnologia para 2022 por um grande motivo: garante redução de custos e melhora a eficiência organizacional geral.

Os robôs podem contribuir de muitas maneiras automatizando processos de back-end, tais como processamento de cartão de crédito, onboarding de clientes, relatório de dados, verificação de segurança, manutenção e fechamento de contas, entre tantos outros.

Em outras palavras, graças à tecnologia os profissionais de finanças deixam de se concentrar em tarefas mais repetitivas.

2 – Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning (ML)

Com o Machine Learning (aprendizado da máquina, em português) é possível termos o processamento de grandes quantidades de conjuntos de dados, os quais podem oferecer insights valiosos.

Esses insights podem impulsionar a eficácia e a produtividade de empresas. Adicionalmente, permitem a tomada de decisão mais acelerada, algo que é crucial no mundo também acelerado em que vivemos.

A Inteligência Artificial e o Machine Learning já são usados por diversos aplicativos de serviços financeiros para detectar fraudes, monitorar riscos de investimentos, aprovar empréstimos e outros.

Como tanto a AI quanto o ML estão em constante evolução, ambas as tecnologias devem seguir beneficiando os serviços financeiros e, por consequência, os clientes que os utilizam.

3 – Voice bots

Os chatbots dominaram os principais setores industriais e no mercado financeiro isso também aconteceu. Agora, com os voice bots (bots de voz) temos uma ajuda adicional em termos de atendimento e gerenciamento de clientes.

A tecnologia pode ser utilizada de várias maneiras, como para lembrar clientes sobre as datas de vencimento das contas ou pré-qualificá-los para um determinado produto. Vale ressaltar também que os voices bots trazem mais conveniência, o que contribuirá para aumentar a lealdade do cliente.

4 – Hiper-personalização

A hiper-personalização é praticamente uma palavra de ordem no setor de serviços financeiros. Ela envolve o uso de análise de dados para fornecer uma experiência de serviço direcionada a um público com o objetivo de agregar valor a ele.

Por “agregar valor”, entenda oferecer ofertas de produtos e serviços mais adaptados às necessidades e circunstâncias de cada indivíduo. Para isso, a hiper-personalização deixa para trás as jornadas padronizadas de seus clientes e passa a oferecer experiências adaptáveis.

Isso é possível com o avanço da tecnologia, em especial a Inteligência Artificial e o Machine Learning.

5 – Embedded finance

Em uma tradução livre para o português estamos falando de finanças incorporadas. Trata-se de utilizar interfaces orientadas por API para integrar recursos financeiros em empresas que não são do mercado financeiro.

Explicando melhor, nada mais é do que a inclusão de soluções financeiras ao portfólio de uma empresa que não faz parte desse setor. Assim, o embedded finance atua como um facilitador para que negócios possam oferecer serviços financeiros aos seus clientes, como cartão de crédito próprio, empréstimos, pagamentos por Pix e outros.

Embora a ideia não seja exatamente nova, é uma tendência tecnológica financeira bastante discutida atualmente. Se o tema interessa a você, após ler estar texto assista ao webinar Embedded finance – inclusão de soluções financeiras nas empresas sem burocracia:

Webinar Embedded Finance

6 – Bancos e serviços financeiros na nuvem

A migração para a nuvem não é exatamente uma das tendências de tecnologia exclusivas de 2022, pois antes da pandemia, instituições financeiras já estavam migrando para o cloud (embora muitas ainda se posicionavam como sobre o tema). Mas, sem dúvidas, a pandemia acelerou o processo.

A razão é fácil de entender, pois de um lado temos clientes que passaram a procurar ainda mais por serviços digitais, enquanto de outro estava a nuvem com toda a sua escalabilidade.

Para 2022, a tendência deve se manter, afinal, a tecnologia em cloud torna mais simples a criação de outros projetos inovadores listados aqui.

Além disso, serviços baseados em nuvem são vistos como uma maneira de as empresas do setor financeiro cumprirem seus compromissos ambientais, sociais e de governança (ESG), uma preocupação que está na pauta da agenda de muitas empresas.

7 – Dark Analytics

Dark Analytics refere-se às informações que podem ser encontradas na deep web e na dark web, isto é, compreende tudo aquilo que não é indexado pelos mecanismos de busca. Colocando em outros termos, são os dados não-estruturados.

Em um primeiro momento o conceito faz referência aos dados brutos baseados em texto, como documentos, e-mails e mensagens de texto. Porém, os avanços da ciência de dados agora permitem a análise de vídeo, áudio, imagens e, em alguns casos, a exploração da deep web.

Ao analisar essas informações, o mercado financeiro consegue reconhecer oportunidades ainda não exploradas, principalmente analisando insights de comportamento do cliente.

8 – Reconhecimento facial como tendência de tecnologia para pagamentos

A tecnologia de reconhecimento facial já é popular na China. Por lá, quem impulsionou a tendência foi o Alipay, o serviço de pagamento operado pelo gigante do comércio eletrônico Alibaba Group.

Apesar do sucesso no país oriental, somente agora é que este tipo de pagamento começou a ganhar força em outros países. Sem dúvidas, a ampliação do método se deu com a pandemia e a necessidade de tecnologias touchless (sem contato) para tornar a relação entre empresa-cliente mais segura.

Para realizar um pagamento por reconhecimento facial não há necessidade de utilizar um smartphone, cartão de banco ou qualquer forma de identificação.

9 – Novas tendências de tecnologias de pagamentos

A adesão em massa ao Pix no Brasil mostrou que estamos preparados para deixar de utilizar (ou pelo menos reduzir o uso) dos cartões de crédito e débito. Por isso, em 2022 espera-se que novas tecnologias de pagamentos surjam como novas tendências.

Em nosso país, a aposta está no Real Digital, a moeda virtual brasileira que deve começar a ser testada este ano pelo Banco Central (Bacen).

10 – Automatização

Já temos visto o quanto o mercado financeiro vem ganhando com automatização e tecnologia. Dos principais benefícios para as empresas, destacamos os ganhos em produtividade e redução de custos.

É por essa razão que esta é uma tendência de tecnologia que seguirá em 2022, comprovando o fato de que estamos falando de um caminho sem volta. Quer um exemplo?

A automatização é essencial para empresas que buscam escalar os pagamentos aos fornecedores. Se este é o seu caso, o material abaixo apresenta 5 pontos para ganhar escala nos pagamentos da sua empresa:

Banner Infográfico: 5 pontos para ganhar escala nos pagamentos da sua empresa

Melhorando a experiência do cliente com tendências de tecnologia

Já que falamos sobre automatização, por que não mostrarmos na prática seus benefícios para as empresas?

Começamos pela Quero Delivery, uma das maiores empresas de delivery do nordeste do país, mas que possui operações em outras regiões também, totalizando presença, atualmente, em 180 cidades e 13 estados.

A empresa conta com 15 mil parceiros cadastrados na plataforma, que inclui parceiros de supermercado, restaurantes, atacarejos, farmácias e outros. No entanto, antes de ocupar a posição de destaque que se encontra hoje, a Quero Delivery sabia que, para que o pagamento funcionasse no aplicativo, precisaria automatizar os processos de cash out.

“Imagine você fazer transferências todos os dias. Você não consegue fazer isso de forma trivial, entrando em cada internet banking. Imagine o custo da Ted”, destaca Miguel Neto, CEO e idealizador da Quero Delivery, neste webinar.

A resposta veio com a automação da solução da Transfeera. Com a ferramenta, a Quero Delivery conseguiu processar 4 vezes mais pagamentos sem precisar aumentar a equipe ou investimento.

Outro exemplo vem da Psicologia Viva, maior plataforma de psicologia da América Latina. A empresa conta com a automatização das soluções da Transfeera para acelerar e organizar os processos de pagamentos, passando de 3 dias de trabalho para poucos minutos de gestão.

Para conhecer essa história, convidamos você a ler o case completo. Clique no banner e veja como a Psicologia Viva reduziu em até 77% os gastos com taxas bancárias para efetuar todos os pagamentos dos psicólogos.

Banner Case de sucesso Psicologia Viva

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!