A Transfeera não realiza empréstimos financeiros. Em caso de dúvidas, fale com nossa ouvidoria.

Tecnologia

O que é BaaS e como possibilita a inovação nas empresas?

O que é BaaS e como possibilita a inovação nas empresas?

O BaaS (Bank as a Service) é um conceito que ganha cada vez mais força no mundo empresarial. Em resumo, ela é uma tecnologia que possibilita que as instituições, de diferentes setores de atuação, entreguem produtos financeiros sem a interferência externa de um banco ou organizações da área.

Em outras palavras, serviços (como cartões, contas digitais, pagamentos, etc) que antes poderiam ser feitos apenas com intermédio de bancos digitais, agora são abertos para outros negócios.

Mas afinal, por que será que essa tecnologia mostra-se como uma aliada tão importante para gestores do Brasil e do mundo? Nesse artigo, iremos explicar detalhes sobre a origem, as vantagens e funcionalidades da fintech BaaS. Siga a leitura!

O que é Baas?

BaaS (ou, como vimos, Banking as a Service) é um tipo de tecnologia financeira que possibilita que empresas não financeiras ofereçam aos seus clientes serviços financeiros. Também como comentamos na introdução, tudo isso sem que seja necessário haver interferência de um banco ou instituição.

Por isso, não é exagero dizer que a tecnologia Bank as a Service muda a forma com que as empresas lidam com o dinheiro.

Como o Banking as a Service funciona?

O BaaS é uma ferramenta que atua como intermediária entre empresas que desejam oferecer seus produtos financeiros para seus clientes. Em outras palavras, através desse método, a instituição identifica alguma necessidade entre seu público-alvo e mostra benefícios por meio de um serviço financeiro.

Mas afinal, qual é a base do funcionamento do Banking as a Service? Os grandes responsáveis são as APIs (Interface de Programação de Aplicações), plataformas que permitem a interação entre diversos softwares simultaneamente.

Basicamente, as APIs fazem uma ponte entre a instituição bancária ou fintech, por exemplo, e a empresa que deseja oferecer os serviços financeiros aos seus clientes.

BaaS e Open Banking ou Open Finance: como se relacionam?

Uma das principais inovações trazidas pelo BaaS é o Open Banking ou Open Finance. Através dessa ferramenta, um usuário poderá utilizar APIs para navegar em uma plataforma bancária online e realizar suas transações na plataforma da própria empresa.

Já o Open Banking regula as formas de como as instituições devem agrupar e consumir as informações do cliente. Tudo de maneira segura e autorizada previamente pelo consumidor.

Sendo assim, a principal semelhança existente entre o Baas e o Open Banking é a possibilidade de que soluções bancárias sejam oferecidas para os consumidores através de APIs abertas.

Entretanto, o ponto de divergência entre os dois conceitos está no fato de que o Open Banking é encabeçado pelo Banco Central. Assim, informações poderão ser oferecidas para um volume mais extenso de organizações.

Produtos básicos de uma plataforma de Banking as a Service

Uma plataforma de Bank as a Service geralmente oferece serviços relacionados com contas de pagamento (ou conta digital). E não apenas isso. Essa tecnologia também tem como feature básica no Brasil:

  • P2P (peer-to-peer);
  • Transferência entre contas;
  • Geração de boletos;
  • Geração de cartões físicos/virtuais bandeirados;
  • Pagamento de contas;
  • Pix;
  • Sistemas de Cashback;
  • Serviços satélites, como recarga de celular;
  • Integração com soluções de crédito.

Banking as a Service no Brasil

Conforme documento da Deloitte, o bank as a service no Brasil facilita a entrada de novas empresas no sistema financeiro “ao permitir que essas instituições ofereçam soluções ao mercado de forma extremamente ágil, poupando tempo e recursos dos processos de desenvolvimento, refinamento e homologação de produtos e serviços”.

Aliás, a própria Transfeera, uma FaaS (Fintech as a Service), surgiu no mercado como uma consequência do BaaS, visto que o sistema permitiu o Open Banking e inovações financeiras desatreladas dos bancos comerciais.

Sobre empresas não financeiras oferecendo – ou que desejam oferecer – serviços bancários (como times de futebol que desejam lançar a abertura de contas), temos diversos exemplos em nosso país.

Um deles é o Ifood. A marca, especializada em delivery de comidas, criou a Conta Digital Ifood. A plataforma foi desenvolvida para dinamizar a rotina dos donos de restaurantes, sendo 100% digital.

Outro exemplo é a Magazine Luiza, que oferece uma conta digital para seus clientes e cartões de crédito com vantagens exclusivas. A responsabilidade dos serviços, porém, fica por conta do Banco Itaú.

Vantagens do BaaS para as empresas

Mas agora que você entendeu sobre fintech BaaS, o que é e como funciona, muito provavelmente você quer saber quais os principais benefícios que ele pode trazer para as empresas. Confira abaixo:

Atração e retenção de clientes

Oferecer facilidades e vantagens nas transações é um fator que pode elevar a relação de cliente e instituição a outro patamar. Pensando nisso, o primeiro benefício do BaaS é a atração e retenção que poderá ser firmada com o consumidor.

Graças às facilidades proporcionadas por essa tecnologia, lojas virtuais conseguem fidelizar seus clientes.  Como consequência, as chances de retornarem para novos negócios serão mais altas.

Personalização dos serviços

O BaaS oferece ao usuário a possibilidade de personalizar os produtos da empresa. Sendo assim, o gestor poderá ter os recursos suficientes para entregar somente aquilo que pode ser útil para o cliente, fornecendo um serviço mais assertivo e personalizado. Assim, a chance do negócio ter sucesso será maior.

Facilitação de pagamentos

Contando com o BaaS, o gestor não precisará depender de instituições bancárias para fazer suas transações. Assim, atividades operacionais como pagamento de boletos e transferências poderão ser feitas com mais facilidade.

Praticidade

A tecnologia é a chave para a eficiência do BaaS. Através dessa ferramenta, a empresa poderá contar com processos de ponta a ponta otimizados, práticos e simples de compreender.

Como consequência dessa praticidade, os gestores também poderão ter mais segurança nas atividades operacionais, visto que as APIs são programadas para trabalharem sem falhas.

Melhor experiência ao usuário

Todos esses benefícios somados resultam neste último: uma experiência final do usuário impecável. Oferecer ferramentas que estreitam a relação entre a instituição e seu público pode ser o fator vital para sua empresa se manter relevante.

Conclusão

O Bank as a Service abre um leque de possibilidades para que empresas não financeiras aumentem seu portfólio com produtos bancários. Como você viu, a tecnologia funciona graças às APIs, pois elas possibilitam a oferta de soluções bancárias por terceiros.

Aliás, as APIs tornam as integrações mais simples e contribuem para uma rotina financeira mais inteligente e eficaz. A tecnologia oferece diversas possibilidades (como oferecer o Pix como meio de pagamento da sua loja virtual).

Para saber quais são essas possibilidades, as vantagens de uma integração via API e em qual investir, recomendamos um e-book especialmente dedicado ao tema.

Clique no banner, baixe o material gratuitamente e conheça como as APIs podem agilizar os seus processos financeiros.

Material - Banking as a Service - BaaS

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!