As ofertas imperdíveis que aparecem enquanto você navega pela internet, a imagem de um cachorro inocente e uma notícia com uma manchete chamativa podem levar a violações de segurança da informação e ao roubo de dados.
Um servidor proxy atua justamente para procurar evitar que isso aconteça, pois oferece limites adicionais de segurança. Com isso, protege os usuários de atividades maliciosas na Internet.
Quer saber mais? Neste artigo, explicamos o que é proxy, como funciona e os tipos disponíveis, incluindo web proxy e servidor proxy SSL, além das vantagens dessa tecnologia. Aproveite!
O que é Proxy?
Na rede e no tráfego da Web, um proxy, ou servidor proxy, faz a ponte entre o dispositivo do usuário e os sites que ele acessa, e executa uma ação. Sua função principal é a de garantir privacidade durante a navegação. Além disso, os proxies aceleram a navegação, dão mais segurança e diminuem o tempo de carregamento das páginas.
Um servidor proxy pode:
- Alterar seu endereço IP, de modo que o servidor web não saiba exatamente onde você está;
- Criptografar seus dados, para que eles fiquem ilegíveis em trânsito;
- Bloquear o acesso a determinadas páginas da web, com base no endereço IP. Por exemplo, pode bloquear o acesso às redes sociais para os funcionários de uma empresa durante o expediente;
- Hospedar firewall.
Como funciona o Proxy?
Antes de qualquer coisa, entenda que cada computador tem um endereço IP exclusivo (que é o Endereço de Protocolo da Internet). Ele é como se fosse o endereço da sua casa.
Na prática, do mesmo modo que os correios sabem como entregar uma correspondência para o seu endereço, a internet sabe como enviar os dados corretos para o seu computador pelo endereço IP.
O proxy é uma espécie de computador na internet com um endereço IP que o seu computador conhece. Para entender melhor como ele funciona, imagine o seguinte: um usuário deseja entrar na home page da empresa XYZ. Ao enviar essa solicitação, veja o que acontece:
- O usuário insere o URL do site em seu navegador;
- O servidor proxy recebe a solicitação;
- O proxy encaminha a solicitação para o servidor web;
- O servidor web envia uma resposta (dados do site) de volta ao servidor proxy.
- O proxy encaminha a resposta ao usuário.
Explicando de outra maneira, o tráfego flui por meio do proxy até o endereço solicitado. Assim, é ele que recebe e repassa todas as requisições ao site sendo acessado.
Confira quais são os tipos de Proxy
Além de saber o que é proxy e como ele funciona, vamos entender os tipos existentes:
Proxy anônimo
Ele se identifica como proxy, mas não transmite o endereço IP do usuário ao site (ele usa um IP falso). Isso é extremamente útil para prevenir roubo de identidade, garantir a privacidade de navegação e até impedir conteúdo de marketing direcionado com base na localização.
Com servidor proxy anônimo, o usuário pode estar em um local, mas parecer estar em outro e, dessa maneira, conseguir acessar conteúdos de uma região que estaria bloqueada.
Proxy transparente
É o tipo mais básico. Além de informar aos sites que é um servidor proxy, ele ainda transmite seu endereço IP. Ou seja, ele identifica o computador para o servidor web.
Normalmente, esse tipo é usado em empresas, bibliotecas públicas e escolas para filtragem de conteúdo.
Proxy altamente anônimo
Este tipo não apenas oculta o IP, como não fornece a informação de que o usuário está utilizando um proxy. Adicionalmente, ele altera periodicamente o endereço IP que apresenta ao servidor web.
Essa característica torna muito mais difícil o monitoramento do tráfego. Por conta disso, é considerada a forma mais privada e segura de navegar pela Internet.
Proxy reverso
Um proxy reverso é usado não para proteger clientes, mas os servidores. Ele normalmente fica na frente dos servidores web e direciona as solicitações do cliente para o servidor web apropriado.
O proxy reverso funciona como um gateway entre clientes, usuários e servidores de aplicativos. Destacamos ainda que ele protege a identidade do servidor que realmente processa a solicitação e cuida do gerenciamento de políticas de acesso e roteamento de tráfego.
Vantagens do Servidor Proxy
O servidor proxy pode trazer uma série de benefícios. Confira os principais:
Aumento de velocidade de conexão
Os servidores proxy podem armazenar os dados em cache. Isso reduz a necessidade de download, o que melhora a velocidade de conexão. Dessa maneira, quando centenas de pessoas acessam um mesmo endereço ao mesmo tempo, e com o mesmo servidor proxy, o proxy envia apenas uma solicitação ao site.
Para as empresas, há economia de largura de banda e melhora no desempenho da rede.
Mais privacidade
Dentre outros motivos, o servidor proxy é utilizado para navegar pela internet com mais privacidade. Como você viu, há tipos de servidores que alteram o endereço IP e outras informações de identificação contidas na solicitação da web.
Graças a isso, as informações pessoais e os hábitos de navegação podem ser mantidos de forma mais privada.
Mais segurança
É possível configurar o servidor proxy para impedir que sites de malware conhecidos sejam acessados por meio dele. Somado a isso, você pode acoplar o servidor proxy a um VPN. Dessa maneira, obtém-se ainda mais segurança.
Leia também:
- Data Mining no combate a crimes financeiros: entenda como evitar fraudes
- Segurança cibernética: por que ela é tão importante para os negócios
- Transação financeira em lote: como ter segurança e agilidade
- Pagamento de fornecedores: como ter segurança em operações online
- Segurança do PIX: entenda porque ele é um meio de pagamento confiável
Diferença entre Servidor Proxy e VPN
VPN (Virtual Private Network ou Rede Virtual Privada) é uma tecnologia cuja função é criptografar o tráfego de internet e proteger a identidade do dispositivo do usuário. Assim como um servidor proxy, o VPN também oculta o endereço IP e redireciona o tráfego da Internet através de um servidor remoto.
Entretanto, na comparação entre ambos, o proxy é uma camada mais simples de proteção. Já uma VPN, ao criptografar os dados, oferece uma proteção adicional.
Além do mais, a VPN possui uma abrangência maior, pois protege todo o tráfego de Internet.
Impactos do Proxy nos sistemas de pagamento
O proxy pode ser configurado para analisar o tráfego em busca de padrões suspeitos ou atividades maliciosas. Sendo assim, ele ajuda a reduzir riscos de segurança em sistemas de pagamentos, bloqueando tentativas de fraude, por exemplo.
Com o proxy HTTPS os usuários acessam a internet com o protocolo SSL (Secure Socket Layer). Significa dizer que há uma comunicação segura de ponta a ponta. Para operações que fazem uso de dados sigilosos, como de pagamentos e transferências, ele garante confiabilidade para a troca de dados e a qualidade da conexão.
Vale pontuar ainda que o servidor proxy pode ser configurado para controlar o acesso ao sistema de pagamento somente por usuários autorizados, exigindo autenticação e autorização antes que eles possam acessar a plataforma.
Conclusão
Para negócios online, saber o que é proxy e entender melhor sobre ele permite melhorar a conexão e proporcionar mais segurança aos clientes. Em especial, na etapa de pagamentos é imprescindível ter uma camada de proteção adicional para evitar roubo de dados bancários e fraudes.
Uma opção segura para os seus clientes na hora de pagar, e para a sua empresa na hora de receber, é a plataforma da Transfeera. O sistema possibilita que cada usuário da solução receba um nível de acesso. Além disso, há a autenticação de dois fatores no login.
Outro detalhe importante: as operações da Transfeera estão sujeitas à política de privacidade e todos os protocolos de Cyber Security, além de estarmos totalmente em conformidade com a LGPD e possuirmos a certificação PCI DSS (a mais reconhecida do mercado de pagamentos).
Internamente adotamos o processo Know Your Customer (KYC), garantindo ainda mais segurança para o mercado e nossos usuários.
Não perca tempo! Clique aqui e conheça a plataforma de pagamentos da Transfeera.