A Transfeera não realiza empréstimos financeiros. Em caso de dúvidas, fale com nossa ouvidoria.

Tecnologia

PDV: quais os tipos e como escolher um software PDV ideal?

PDV: quais os tipos e como escolher um software PDV ideal?

Você vai em uma loja e, na hora de pagar, percebe que tem uma caixa registradora e um livro de registros no qual são anotadas todas as transações de compras e vendas. Nos dias atuais o cenário é no mínimo absurdo, concorda?

Se no passado era isso o que ocorria, hoje muitos lojistas contam com sistemas que eliminam boa parte do trabalho manual. Assim, ao chegar na última etapa da jornada de compra, clientes do comércio varejista podem se deparar com a etapa de frente de caixa (PDV) online.

Neste artigo, explicamos a você o que é PDV em vendas e por que ele se trata de um artifício importante para o seu negócio.

O que é PDV?

A sigla PDV significa Ponto de Venda e pode se referir tanto ao ambiente físico quanto ao online. Tem a ver com a etapa final do processo de compra de um cliente, ou seja, é onde ele realiza o pagamento dos produtos adquiridos.

Chamado também de sistema de frente de caixa, o PDV nada mais é do que uma ferramenta que registra todas as vendas e emite boletos, notas fiscais e cupons. Em outras palavras, é uma solução que busca otimizar a rotina de vendas.

Antes de seguirmos, é importante entender que a sigla PDV pode ter diversas definições, como:

  • Display de mercadorias dentro de um estabelecimento comercial;
  • Ambiente onde as vendas são realizadas (ou seja, o local onde o cliente faz o pagamento);
  • Quiosques em shopping centers.

Perceba que todas as definições estão corretas, mas para este artigo nos referimos ao sistema PDV, o qual reúne todas as informações que estabelecimentos comerciais precisam obter para concluir suas transações.

Como funciona um PDV?

Em termos práticos, quando a pessoa decide pagar pela mercadoria, o sistema PDV faz o fechamento automático da venda.

Esse sistema é operado pelo profissional que está no caixa e pode ser acessado via mobile ou por um computador. Dessa maneira, quando o cliente decide realizar o pagamento, as principais informações referentes à venda são automaticamente registradas.

E que informações são essas? Elas podem variar de sistema para sistema PDV, mas de forma geral a ferramenta realiza as seguintes funções:

  • Registro da venda, com informações sobre o pagamento;
  • Emissão de boleto;
  • Emissão da nota fiscal;
  • Controle de estoque;
  • Fechamento de caixa.

Tudo isso ocorre em questões de segundos e o próprio sistema envia as informações às áreas correspondentes.

Por exemplo, quando uma compra é concluída a solução automaticamente envia uma notificação da mercadoria adquirida para um melhor controle de estoque. Do mesmo modo, o setor de contas a receber tem a informação da entrada que acabou de acontecer (ou que está prevista a acontecer).

Tipos de sistema PDV

Existem dois tipos de sistema PDV disponíveis atualmente no mercado. São eles: PDV online e PDV fixo. Confira logo abaixo mais detalhes sobre cada um.

PDV online

Diferentemente do PDV fixo, o online é um sistema baseado na nuvem e que pode ser utilizado tanto para o atendimento de clientes na frente de caixa, como para e-commerces e marketplaces.

Outro item importante para entender o que é PDV online, é que ele se refere a um sistema que compila todas as funcionalidades que são necessárias para o fechamento de uma venda, que são: registro da venda, emissão do comprovante fiscal etc.

Leia também:

PDV fixo

O PDV fixo engloba todas as máquinas que completam a frente de caixa, como: leitor de código de barras, impressora, máquina de cartão, entre outras.

Existem vários estabelecimentos comerciais que ainda adotam o PDV fixo, mas com a transformação digital sendo uma tendência cada vez mais forte no varejo, muito provavelmente a maioria dos PDV fixos serão substituídos pelos PDVs online ao longo do tempo.

Sistema PDV: qual a sua importância?

Reforçamos que o PDV é a última etapa da jornada de compras. Logo, é o momento em que o pagamento é realizado. Consequentemente, é um instante crucial para qualquer negócio, pois pode representar entrada de caixa.

Desse modo, o sistema PDV é sinônimo de faturamento. Além disso, a frente de caixa é também o momento no qual muitos estabelecimentos comerciais coletam dados de clientes e podem trabalhar com campanhas de fidelização.

Por exemplo, ao ter os dados de seus clientes, a loja pode enviar ofertas personalizadas, oferecer descontos especiais, entre outras ações visando também aumentar as vendas.

O sistema PDV igualmente contribui para o varejo se adequar à realidade omnichannel. Como comentamos neste artigo, omnichannel é uma estratégia que tem como objetivo unificar todos os canais de venda.

Um PDV fornece informações atualizadas que podem ser acessadas de qualquer lugar com acesso à internet e que ajudam na unificação dos diferentes pontos de contato.

Frente de caixa e PDV: tem diferença?

Se você observou bem, neste artigo mencionamos o termo “sistema de frente de caixa (PDV)”. Apesar de isso não estar errado, pode causar uma certa confusão, pois existe uma variação que precisamos destacar. Observe:

  • Frente de caixa: é o último momento da jornada de compra, sendo o ponto em que o cliente paga pela mercadoria que escolheu.
  • PDV: no marketing, o Ponto de Venda é um display em estabelecimentos comerciais (lojas, quiosques, supermercados) que apresentam os produtos da sua empresa. Ou seja, é o local onde o cliente consegue encontrar os itens que uma empresa produz ou disponibiliza.

Como escolher um software PDV?

As opções de softwares para frente de caixa (PDV) são muitas e, por isso, tudo depende das necessidades da sua empresa. Por essa razão, uma boa maneira de começar a buscar pela ferramenta ideal é elencar os problemas que sua empresa precisa resolver.

A questão da segurança é outro item que deve ser avaliado, especialmente porque um sistema PDV coleta e armazena dados sensíveis. A solução também precisa ser flexível para que possa crescer junto com a sua empresa.

Por exemplo, se no futuro você precisar aumentar o número de usuários, isso é possível? Ou se o seu negócio no futuro precisar de uma funcionalidade que não é urgente no momento, é fácil incluí-la?

Uma outra dica é verificar se é possível testar a solução por um período para melhor conhecer suas funcionalidades e os aspectos de usabilidade.

Benefícios de investir no sistema PDV

Investir em um sistema PDV pode trazer muitas vantagens no dia a dia. Selecionamos quatro para você:

Redução de custos

Uma solução PDV realiza os cálculos de fechamento de forma automatizada e sem margens para erros. Exemplificando, dar o troco errado ou calcular um imposto de forma incorreta são duas coisas que deixam de acontecer com um sistema de frente de caixa.

Com a diminuição de erros humanos vem a redução de custos (e o aumento da eficiência).

Integração com o financeiro

Muitos PDVs online oferecem integração com o financeiro, algo que no dia a dia facilita a vida do time de finanças. Um exemplo prático: assim que uma venda é concluída o sistema automaticamente envia os dados da venda e faz o controle de caixa. Isso garante uma melhor gestão do contas a pagar e a receber.

No caso de vendas realizadas a prazo, a ferramenta ajuda ainda a evitar um alto índice de inadimplência, uma vez que facilita o controle dos pagamentos.

Leia também:

Melhora a experiência do cliente

O sistema PDV agiliza os pagamentos e, por consequência, reduz consideravelmente o tempo de espera de um cliente na loja física.

Vale destacar que, com tantas empresas oferecendo produtos e serviços similares, a agilidade operacional pode ser o motivo de uma pessoa optar por uma organização em detrimento de outra.

Precisão em análises

O sistema PDV coleta dados de clientes e das transações realizadas. Ele também emite relatórios e gráficos que possibilitam o acompanhamento em tempo real das vendas.

Tudo isso contribui para que gestores possam fazer análises mais precisas de diversas frentes, como: meios de pagamento sendo utilizados, controle de estoque, pagamentos em atraso, pagamentos adiantados etc.

Conclusão

Um sistema de frente de caixa (PDV) serve para aprimorar a jornada de compra na última etapa. Como vimos, se trata de algo de extrema importância quando pensamos na experiência do cliente.

Destacamos que a hora de pagar é um momento crucial, pois é a etapa em que o cliente ainda pode desistir da compra. Além do mais, é fundamental pensar em tudo o que ocorre nessa fase, já que a experiência de compra impacta diretamente na satisfação do cliente.

Infelizmente, muitas empresas negligenciam a etapa de pagamentos e esquecem que para conquistar a eficiência precisam ter uma infraestrutura de pagamentos funcional e otimizada.

Com isso em mente, criamos um passo a passo para ajudar seu negócio virtual nos processos de cash in e cash out. Clique no banner e saiba mais:

Material - infraestrutura de pagamentos

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!