Provavelmente, você já viu uma mensagem no WhatsApp hoje. Também já ouviu falar da Tesla e, quem sabe, de vez em quando faz uma compra na Amazon. Precisou fazer uma pesquisa? Com certeza acessou o Google. Poderíamos continuar com outros exemplos, mas o que queremos mostrar é que, mesmo sem saber, você usa produtos/serviços de big techs.
Assim, já podemos chegar a uma conclusão: esse tipo de empresa tem um grande impacto nas nossas vidas. Mas o que é big techs exatamente? Além de explorarmos o seu significado, neste artigo, você verá quais os seus principais impactos no setor de tecnologia.
O que são big techs?
Big techs são grandes empresas de tecnologia que contribuem para trazer inovação ao seu setor de atuação. Também é comum, ao tratar de big techs e seu significado, fazermos referência às Tech Giants, que são as Big Five: Alphabet, Amazon, Meta (antigo Facebook), Microsoft e Apple.
Outra característica de big techs é que elas dominam o mercado no segmento em que atuam, isto é, são conhecidas por serem gigantes globais. A maior parte dessas empresas se encontra no Vale do Silício, mas, claro, isso não é uma regra.
Destacamos ainda que uma big tech não nasce do dia para a noite. Ela começa pequena, como uma startup, e desenvolve produtos/serviços baseados em três pilares: escalabilidade, inovação e disrupção.
Diferença entre fintechs, startups e big techs
Já que mencionamos as startups, vamos dar uma olhada na diferença entre elas e as big techs e fintechs. Para isso, veja abaixo o significado de cada uma:
- Startup: são empresas que que desenvolvem produtos/serviços de tecnologia, estão no estágio inicial de desenvolvimento, possuem alto potencial de crescimento, são escaláveis e cujo portfólio costuma ser inovador.
- Fintech: é a junção de duas palavras, que são “financeiro” e “tecnologia”. Em outras palavras, são startups do setor financeiro. Existem vários tipos de fintechs, como de seguros, empréstimos e de pagamento (como a Transfeera).
- Big tech: como vimos, são as gigantes de tecnologia. Conforme comentamos, elas são escaláveis e visam à inovação. Por essa razão, elas nasceram a partir de uma startup.
Como uma big tech funciona?
A espinha dorsal de uma big tech é a inovação. Sendo assim, inovar faz parte da agenda de desenvolvimento de produtos e serviços das gigantes que, para isso, investem em pesquisa e tecnologia.
Além da inovação, uma big tech que já atingiu um patamar elevado precisa estar sempre atualizada para continuar no topo.
Por ter essa inovação contínua, as big techs revolucionam todo um mercado. Basta pegarmos o exemplo da Uber e da Netflix para entendermos.
Ressaltamos que termos como machine learning e inteligência artificial fazem parte do dia a dia dessas empresas. Além do mais, elas utilizam toda a tecnologia disponível para desenvolver soluções inteligentes e para cada vez mais melhorar, inovar e mudar a forma com que fazemos negócios, compramos, ouvimos música, assistimos a um filme, nos comunicamos etc.
Quais os principais produtos ou serviços feitos pelas big techs?
Conforme comentamos, elas oferecem produtos e serviços inovadores e transformam o setor em que atuam. Portanto, não é exagero dizer que o céu é o limite para uma big tech.
Cada uma tem um mercado de atuação e apresenta seu próprio aplicativo, plataforma, ecossistema etc. Normalmente, as gigantes oferecem mais de um produto ou serviço. Por exemplo:
A Amazon começou como uma livraria online e hoje é a maior plataforma de comércio eletrônico, oferecendo os mais variados tipos de produtos. Adicionalmente ao site, existe a Amazon Web Services (AWS), uma plataforma de serviços de computação em nuvem.
A empresa também desenvolveu o Kindle, leitor de e-books, e a linha Echo (com a assistente virtual Alexa). Existe ainda o streaming de vídeo e música, a Amazon Prime.
Outro exemplo é a Apple, que além dos dispositivos eletrônicos (como iPhone, iPad, e Apple Watch), desenvolveu sistemas operacionais (iOS, por exemplo) e serviços como iCloud, Apple Pay e outros.
Note que os dois exemplos que demos são de empresas de setores de atuação diferente, mas que compartilham algo em comum: o fato de oferecer tecnologias que trazem praticidade e agilidade e resolvem problemas de uma maneira mais inovadora.
E qual os principais impactos das big techs na sociedade atual?
O impacto mais evidente é a disrupção. Quando a Uber despontou com o novo modelo de se locomover, impactou diretamente a indústria de taxistas. A Netflix desafiou a programação de TV tradicional e fez o modelo de assinatura ficar mais evidente.
Por serem pioneiras e por terem o foco em inovação, elas trazem um avanço para a sociedade. Isso porque elas abrem caminho para que novas empresas nasçam e para que mais produtos e soluções inovadores surjam.
Outro impacto das gigantes é o de resolver problemas reais de forma simples, facilitando a rotina pessoal e/ou profissional. Assim, elas também influenciam o nosso dia a dia, algo que é visto como um aspecto negativo por muitas pessoas.
Quais as maiores big techs do mercado?
As maiores big techs do mercado são as Big Five, isto é, as cinco gigantes de tecnologia. São elas:
- Alphabet: holding responsável por administrar todos os serviços da Google.
- Amazon: gigante do comércio eletrônico, oferece também serviços de streaming, e-books, soluções inteligentes e outros.
- Apple: conhecida principalmente pelos seus smartphones, a Apple investe em inovação e experiência do usuário. Possui em seu portfólio outros produtos e serviços, como iMac, Ipad, Apple Music e outros.
- Meta (anteriormente Facebook): conhecida por suas redes sociais – Facebook e Instagram – e pelo WhatsApp. A empresa também está na área de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) por meio do Oculus.
- Microsoft: desenvolveu os populares Microsoft Office e Windows, além de desenvolver notebooks, servidores e serviços de nuvem. A Microsoft é também a dona da rede social LinkedIn.
Como as big techs se relacionam a big data e machine learning?
Se, como podemos ver todos os dias, os produtos/serviços desenvolvidos pelas big techs são utilizados globalmente e por uma grande parcela da população, é porque elas “acertaram em cheio”, concorda?
Isso não acontece por acaso e nem em um passe de mágica. Pelo contrário, além de ser fruto do trabalho de pessoas com visão inovadora e potencial para enxergar o futuro, tudo acontece somente após muita pesquisa e análise.
Machine learning e big data são tecnologias centrais nas soluções que essas empresas oferecem. É utilizando os dados coletados e analisando os algoritmos de machine learning que elas conseguem explorar e oferecer serviços e produtos inovadores.
Adicionalmente, são os milhares de dados que as possibilitam tomarem decisões relacionadas à experiência do usuário e até mesmo com relação ao portfólio. Aliás, é graças à Big Data que as big techs são capazes de ser mais resilientes em momentos de incerteza, de agir proativamente e de identificar padrões e tendências emergentes.
Conclusão
As big techs são empresas do setor de tecnologia e que lideram um segmento de mercado, transformando-o. Elas também mudam o comportamento do consumidor, que passam a buscar em outras empresas as mesmas comodidades e inovações que as gigantes oferecem.
Elas são pautadas na inovação e possuem um modelo escalável, como as startups. Falando nisso, neste artigo também vimos as diferenças entre big techs, startups e fintechs. Em comum, todas têm um direcionamento focado em inovação, como é o caso das empresas classificadas como fintech as a service (FaaS).
Para entender, uma FaaS desenvolve tecnologia financeira como serviço. Suas soluções ajudam outras fintechs, startups ou até mesmo empresas de diferentes setores a acrescentarem serviços financeiros aos seus negócios.
Como exemplo, a Transfeera, uma FaaS, desenvolveu uma plataforma de pagamentos com uma infraestrutura de pagamento instantâneo e inteligente.
A empresa também oferece a funcionalidade de validação de dados bancários, para evitar as falhas nas transações com dados incorretos, e um Hub de Contas, infraestrutura com agência bancária que permite que empresas criem contas para seus clientes na plataforma da Transfeera.
Solicite agora mesmo uma demonstração da nossa plataforma de pagamentos e conheça sobre a Transfeera!