Processamento de Pagamentos Como uma fintech de pagamento automatiza as rotinas do financeiro

Como uma fintech de pagamento automatiza as rotinas do financeiro

Guilherme Verdasca

Guilherme Verdasca

O setor de fintechs tem apresentado rápido crescimento no Brasil. Em um ano, o número de fintechs brasileiras aumentou 33%, saltando de 453 empresas em agosto de 2018 para 604 em junho de 2019, segundo a pesquisa Radar Fintechlab. Do total, 529 fintechs são integralmente dedicadas a finanças, sendo 151 (29%) fintechs de pagamento.

Esses números crescentes revelam o quanto o setor é promissor no Brasil, especialmente no segmento de fintech de pagamento. 

Isso porque, a regulamentação do Open Banking facilitou a  disponibilização e integração de novas de tecnologias, democratizando o acesso a serviços que antes eram oferecidos apenas por grandes bancos.

Contar com o apoio de uma fintech de pagamento é fundamental para garantir agilidade e segurança para as transferências em lote de empresas de diferentes setores. A automação de pagamentos online traz mais eficiência e segurança operacional às rotinas do contas a pagar.

No entanto, dúvidas ainda são comuns e talvez você até já tenha se perguntado: como uma fintech de pagamento pode auxiliar a minha empresa? 

Responder a essa pergunta é o objetivo deste artigo. Continue a leitura e entenda como funciona.

Como uma fintech de pagamento pode ajudar minha empresa?

Podemos dizer que uma fintech de pagamento vai fazer sua empresa ganhar muito tempo em todas as tarefas de pagamentos. 

A automação vai evitar, por exemplo:

  • As falhas de tarefas manuais repetidas; 
  • Os custos e os atrasos dos estornos;
  • As taxas abusivas de transferências para diferentes bancos.

Além de proporcionar um melhor relacionamento com seus fornecedores e clientes.  

Vamos usar como exemplo um aplicativo de delivery de comida, em que o número de restaurantes cadastrados é enorme. Você consegue imaginar o trabalho que é transferir os valores referentes às vendas para cada um desses estabelecimentos?

Nesse exemplo, uma fintech de pagamento seria muito útil para automatizar todas essas transferências, bastando criar (ou importar) o lote de pagamentos e realizá-los sem qualquer esforço, de maneira muito rápida e extremamente segura.

Pra você ter uma ideia do quanto esse exemplo é real: O Aiqfome, terceira maior plataforma de delivery do Brasil, procurou uma fintech de  serviços financeiros – no caso, nós, da Transfeera – para ajudá-lo nos processos de pagamentos referentes às vendas aos restaurantes.

Conteúdos Relacionados:

O número de estabelecimentos cadastrados vinha aumentando e a empresa não conseguia mais fazer a gestão de pagamentos manualmente. Então, com o apoio da nossa plataforma open banking de gestão e processamento de pagamentos, o Aiqfome conseguiu automatizar o contas a pagar.

“Como o nosso volume de transferências é grande e precisamos pensar em escala, entendemos que a Transfeera era a melhor solução por todos os benefícios oferecidos e pela facilidade de operação”, explicou Gustavo Rangel, gerente financeiro do AiqFome, sobre a escolha da Transfeera como a fintech de pagamento para ajudá-lo nesses processos.

Essa mudança levou não apenas mais agilidade para os processos, mas garantiu também: 

  • Redução das taxas de operações bancárias;
  • Redução das demandas de suporte;
  • Mais transparência nas informações referentes aos pagamentos para os favorecidos;
  • Mais valor agregado para a plataforma de delivery, que ganhou mais confiabilidade por parte dos estabelecimentos.

Veja o case completo e entenda como o AiqFome ganhou eficiência nas suas transferências bancárias

Como as rotinas do financeiro são automatizadas?

Agora que você já conhece uma empresa que usa a nossa solução, entenda como funciona a solução da Transfeera.

1. Criação ou importação do lote de pagamentos

Primeiro, você cria seu lote de pagamentos na plataforma, que tem interface bem simples e intuitiva. Se preferir, você pode importar uma planilha ou integrar a Transfeera ao seu sistema financeiro por meio de API.

2. Envio do dinheiro

O segundo passo é fazer uma única transferência do seu banco, com o valor referente ao montante total do seu lote de pagamentos.

3. Realização dos pagamentos

Assim que é confirmado o crédito referente ao seu lote, os pagamentos são iniciados automaticamente, com a validação de dados dos seus favorecidos.

Em seguida, são anexados os comprovantes para você ter fácil acesso, a qualquer hora. Você também poderá gerar relatórios para acompanhar a eficácia dos seus pagamentos, corrigir dados incorretos e minimizar as perdas por pagamentos errados.

7 motivos para usar a Transfeera

  1. Ajudamos a simplificar as suas rotinas operacionais com segurança.
  2. Reduzimos o seu esforço e o seu risco operacional.
  3. Aumentamos a sua eficiência com agilidade e transparência.
  4. Gerenciamos e automatizamos todas as suas rotinas de contas a pagar.
  5. Oferecemos facilidade de integração: você pode importar sua planilha de pagamentos ou integrar a Transfeera por meio de API.
  6. Recebemos seus lotes de pagamentos e enviamos um único arquivo de retorno com todos os comprovantes e status de pagamentos.
  7. Já processamos com sucesso mais de 1 milhão pagamentos de fornecedores, payout, cashback e reembolsos.

Somos uma fintech as a service que já ajudou mais de 150 empresas a ganhar eficiência nos processos de pagamento. Entre em contato conosco e solicite uma demonstração.

Quero transformar minha rotina de pagamentos com a Transfeera!