A Transfeera não realiza empréstimos financeiros. Em caso de dúvidas, fale com nossa ouvidoria.

Gestão Financeira

Financeiro da empresa: como evitar os erros do Pix com a Transfeera

Financeiro da empresa: como evitar os erros do Pix com a Transfeera

“Fiz um Pix errado. E agora?”. Isso já aconteceu aí na sua empresa? Se sim, nem precisamos dizer a dor de cabeça que a necessidade de um estorno do Pix pode dar à área financeira (além da bagunça que podem causar ao fluxo de caixa).

Caso não tenha passado por essa situação, sempre é bom ficar preparado, concorda? Afinal, principalmente empresas que fazem muitos pagamentos estão suscetíveis a cometer erros quando o processo é manual.

Pensando em melhorar cada vez mais os processos de pagamentos, a Transfeera é sinônimo de segurança para empresas que utilizam nossa solução também para realizar pagamentos por Pix.

É isso mesmo que você leu! A validação das chaves do Pix antes dos pagamentos é mais uma funcionalidade da ContaCerta. A seguir, confira como podemos ajudar sua empresa a não precisar mais se preocupar em como solicitar estorno de um Pix errado. Ou, ainda, a correr o risco de efetuar o pagamento pelo Pix para a pessoa errada.

Banner Guia completo do Pix para empresas: tire suas dúvidas e comece a usar!

Como a Transfeera garante o fim da necessidade do estorno do Pix?

Primeiro, vale destacar que desde novembro de 2021 o Banco Central liberou o estorno do Pix de valores movimentados em casos de falhas operacionais ou suspeitas de fraudes. Porém, como comentamos na introdução, solicitar o estorno é uma tremenda dor de cabeça para o financeiro.

A boa notícia é que a Transfeera surge como uma solução para evitar Pix errados e estornados: a ContaCerta, um validador de conta bancária online.

A ferramenta faz com que os pagamentos online sejam mais eficientes e práticos. Em outras palavras, é a solução ideal para empresas garantirem que a rotina de pagamentos flua da melhor forma possível, evitando os estornos de pagamentos e falhas na operação.

O funcionamento da solução é simples:

  • Primeiro, você cadastra os dados bancários do seu recebedor;
  • Em seguida, a ferramenta valida se a conta está correta.

A funcionalidade está disponível para transferências bancárias via TED, DOC, e Pix. No último caso, a ferramenta valida a chave Pix dos seus recebedores e verifica se o titular está com o cadastro ativo.

Para que consiga evitar o estorno do Pix e reduzir o número de pagamentos inválidos, a solução conta com até 4 camadas de segurança que as empresas podem contratar. São elas:

  • Validação básica;
  • Validação com micro depósito;
  • Confirmação do documento para validar se a chave pertence ao mesmo titular e
  • Envio de mensagem junto com o depósito.

Entenda a seguir:

1 – Validação básica do Pix

Por meio de uma integração API é possível validar os dados bancários do recebedor. Para isso, o sistema realiza uma validação nos dados da chave Pix (e-mail, telefone, CPF, CNPJ ou a chave aleatória).

A solução faz a verificação do documento também junto à Receita Federal. Assim, verifica o número da conta, da agência e do banco, como também se o documento do titular está ativo – CPF (pessoa viva) ou CNPJ (empresa ativa). Além disso, verifica se aquele tipo de conta está correto também, informando o usuário na própria tela de cadastro em tempo real.

2 – Validação por Micro Depósito Pix

Para evitar necessidades de estornos do Pix, além da validação da chave Pix do recebedor, com esta outra camada de segurança pode ser efetuado um pagamento para validação.

Explicando melhor: a solução realiza um micro depósito de R$ 0,01 – ou outro valor escolhido – na conta do recebedor, trazendo uma camada adicional de segurança e validação. Caso o depósito seja realizado com sucesso, a conta é considerada válida.

Este processo traz a certeza de que o titular da conta é realmente quem deverá receber o pagamento, bem como que a conta está aberta e funcionando para receber pagamentos.

Confira, no vídeo abaixo, sobre as duas formas de validação de dados bancários:

3 – Documento do titular

Além da realização da validação pela chave Pix, é possível informar o documento do titular da conta para que seja verificado se corresponde ao “dono da chave”. Assim, o sistema garante que o pagamento será feito para uma conta bancária da empresa/pessoa desejada.

4 – Mensagem junto ao micro depósito

Na validação com micro depósito, além da realização da validação pela chave Pix é possível adicionar uma mensagem personalizada que aparecerá no extrato do recebedor, como um código ou identificação do depósito.

Com essa camada de segurança, sua empresa, como pagadora, tem a garantia de que o Pix não precisará ser estornado, pois não irá para uma conta errada, uma vez que o titular recebeu a mensagem e lhe informou.

O que mais você terá com a ContaCerta para evitar estornos do Pix

Evitar um Pix errado garante um processo financeiro sem atrasos e não gera custos desnecessários para a empresa. Além disso, com a ContaCerta da Transfeera você não perde tempo validando cada Pix, pois nossa solução permite que tudo seja automatizado.

É igualmente importante lembrar que a automatização dos pagamentos via Pix garante informações centralizadas. A partir do momento que uma ferramenta facilita o controle e a visualização das informações em um único lugar, a comunicação com fornecedores e parceiros fica muito mais clara.

Sem contar que o processo de pagamentos por Pix é todo padronizado. Assim, podemos dizer também que o contas a pagar ganha em produtividade e melhora o relacionamento com fornecedores.

E o mais importante: tudo isso com segurança nas transações bancárias e garantia de que os estornos do Pix não serão mais um problema. Então, que tal aumentar a capacidade da sua empresa de fazer transações em escala também via Pix e tornar os processos de pagamentos mais ágeis, seguros e eficientes?

Conheça agora mesmo nossa solução de Validação Pix.

Produto - API Pix

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!