Pagamentos

Cross border: como garantir pagamentos seguros nessa operação?

Cross border: como garantir pagamentos seguros nessa operação?

O cross border trade, ou seja, o fluxo de produtos e serviços entre diferentes países, não é algo novo, especialmente se falarmos de grandes empresas e corporações. O que é mais recente, é a atuação de negócios menores nesse tipo de transação.

Um dos facilitadores para isso foi a expansão do mercado de e-commerce e marketplace, modelos de negócio que não precisam mais ficar restritos a apenas um país. Mas, como funciona o processo de pagamento em uma transação comercial que ultrapassa fronteiras?

Para responder a essa pergunta, preparamos este artigo especial, no qual tiramos outras dúvidas sobre o assunto.

O que é cross border?

Cross border pode ser traduzido como comércio transfronteiriço. Significa, portanto, a compra e venda de produtos e serviços entre diferentes países.

Sendo assim, quando um negócio digital está localizado em um determinado país e/ou jurisdição, e vende para clientes que estão em outros países, temos configurada uma operação de cross border.

Existem diversos motivos pelos quais uma empresa, seja digital ou não, opte por esse tipo de comércio. Um deles é a saturação do mercado local, o que a impede de crescer. Outro é a necessidade de atingir novos mercados e aumentar as possibilidades de lucro.

Há casos ainda de empresas que comercializam produtos ou oferecem serviços cuja oferta é baixa em um determinado país, mas que há uma demanda justificando o investimento. O cross border pode ser ainda um modo de proteger um negócio.

É o caso de quanto há problemas políticos e econômicos que podem impedir a empresa de se desenvolver em seu país de origem. Ao atuar em outros mercados, ela pode equilibrar as eventuais perdas.

Como funciona o cross border?

Toda transação comercial que acontece dentro de um mesmo território possui diversas regras e deve seguir legislações específicas. O mesmo se aplica quando ocorre o comércio transfronteiriço, com o agravante de que existem outras variáveis no processo.

Em outras palavras, não basta apenas querer vender um produto online para outro país. É preciso conhecer detalhes como:

  • Questões regulatórias e jurídicas;
  • Quais são as limitações de venda;
  • As formas de pagamento utilizadas (por exemplo, uma empresa estrangeira que vende no Brasil precisa conhecer o Pix);
  • Logística e logística reversa.

Banner Guia completo do Pix para empresas: tire suas dúvidas e comece a usar!

E como funciona o processo de pagamentos cross border?

Existem diversos pontos que devem ser levados em consideração em um cross border trade. Como aqui na Transfeera nosso foco é no processo de pagamentos, precisamos entender como ele funciona nesse tipo de operação.

Na verdade, o processo, em si, é simples de entender. De um lado, temos uma empresa online localizada em um país que vende um produto. Do outro, temos um cliente, em outro país, que faz a compra.

Esse cliente precisa fazer o pagamento, enquanto a empresa precisa receber por ele. Como você deve imaginar, tudo isso deve ocorrer no ambiente online. Do contrário, o cross border é impossibilitado.

No entanto, se o entendimento do processo é simples, colocá-lo em prática pode ser um pouco mais complicado.

Pense o seguinte: quando alguém faz uma compra, um sistema transfere o dinheiro da conta do comprador para a conta do comerciante. Nos pagamentos que ultrapassam fronteiras, essa transação fica mais complexa.

O motivo é que em transações internacionais temos mudança de moeda e taxas como as de transação estrangeira e de câmbio. Para transitar por esses canais e realizar as transferências de dinheiro,  bancos e entidades domésticas trabalham juntos.

Para tornar tudo mais fácil, uma plataforma de cross border payment pode conduzir todo esse processo.

Como implementar o pagamento cross border?

Tenha em mente que um pagamento cross border precisa ser muito bem estudado, pois ele precisa, em primeiro lugar, atender às necessidades do público-alvo.

Em alguns países, o pagamento via cartão de crédito é mais utilizado, enquanto em outros pode haver a preferência pelas carteiras digitais ou pagamento digitais, como PagSeguro ou WhatsApp Pay, por exemplo.

Além de saber as preferências do público na hora de pagar, é importante estudar o tipo de checkout que deve ser adotado. Não podemos esquecer ainda da própria plataforma de pagamento utilizada.

Os principais requisitos de um cross border payment é que essa plataforma possibilite transações internacionais de modo ágil, seguro, transparente e com taxas reduzidas.

Como se proteger de fraudes em pagamentos cross border?

Fraudes acontecem em todo lugar, em qualquer tipo de transação. Com pagamentos cross border isso não podia ser diferente. Para proteger sua empresa, preste atenção em quatro pontos principais:

1 – Experiência do usuário sem fricção

Fricção no pagamento é quando o cliente precisa passar por diversas etapas antes de concluir uma operação. Cada etapa dessa pode ser vista como um obstáculo para fraudadores e golpistas, o que é um ponto positivo para a segurança do processo.

Contudo, cada etapa é também um motivo para o cliente desistir de concluir a compra. Ou seja, o negócio digital precisa encontrar um equilíbrio. Soluções que oferecem validação do usuário e que contam com camadas de segurança, sem deixar de lado a facilidade no cadastro, são as melhores opções para se proteger de fraudes e garantir a venda.

2 – Análise de dados

Outra maneira de ter um pagamento cross border seguro é investindo na análise de dados relacionados aos hábitos de compra do usuário. Em termos práticos, sempre que uma transação suspeita é identificada, pois não corresponde aos hábitos do comprador, ela é interrompida.

Isso é possível com as tecnologias de machine learning e inteligência artificial, que podem ser utilizadas para detectar padrões de transação suspeita e sinalizar possíveis fraudes.

3 – Medidas de cibersegurança

As medidas de cibersegurança contribuem para evitar fraudes nos pagamentos cross border e outras ameaças.

Dentre essas medidas, citamos a adoção de uma abordagem de segurança multicamadas que incorpora monitoramento de transações em tempo real, criptografia e métodos de autenticação seguros.

4 – API de pagamento

Para agilizar e automatizar processos de pagamentos, bem como reduzir a intervenção manual e erros humanos, é indicado contar com uma API voltada para pagamentos internacionais.

Com ela, há troca de dados contínua, o que consequentemente melhora a rastreabilidade das transações e a velocidade. Não podemos deixar de mencionar que uma API robusta reforça as medidas de segurança durante todas as etapas de pagamento.

Material API Pix

Dicas para garantir sucesso no cross border

Você entendeu sobre cross border, o que é, e como funcionam os pagamentos nesse tipo de operação. Isso já dá uma base para ter sucesso nas vendas transfronteiriças, mas existem outras dicas que podem ajudar. Confira:

  • Estude bem o mercado para saber o perfil do consumidor. Por exemplo, procure saber seus hábitos de consumo, seus anseios e valores, como os produtos ou serviços da sua empresa podem melhorar a vida dessas pessoas etc.
  • Invista em uma plataforma de e-commerce/marketplace bem estruturada e que permite personalização. Além disso, verifique como o checkout é realizado e se ela é integrada com algum intermediador de pagamentos (e se oferece possibilidade de recebimentos do exterior). Não esqueça de certificar-se sobre os certificados de segurança da ferramenta.
  • Conheça o idioma do país em que atuará e tenha um plano de marketing para atrair sellers e clientes.
  • Procure assessoria jurídica para entender os detalhes relacionados à legislação do país em que deseja atuar.
  • Considere contar com especialistas em inteligência de mercado para apoiar no desenvolvimento do projeto de internacionalização das operações.

Conclusão

Operações de cross border podem ser o próximo passo de empresas que já esgotaram suas opções no mercado local e/ou que encontram um nicho em outros países. A decisão de tomar esse passo não é fácil e engloba muitas variáveis, além de requerer uma investigação aprofundada sobre como o processo deve ocorrer.

No entanto, isso não deve ser visto como uma barreira para o seu negócio digital. Pelo contrário, pois é possível ter muito sucesso na estratégia.

E para garantir que seu negócio cresça, conte com a plataforma de pagamentos da Transfeera. Graças a nossa tecnologia de ponta, oferecemos automação de pagamentos via interface ou API. Em ambas as opções, garantimos segurança e agilidade na gestão do processo de pagamentos.

Transforme sua rotina de pagamentos! Conheça agora mesmo a solução da Transfeera.

[banner_form type=”signup” title=”Conheça agora mesmo a solução da Transfeera” subtitle=”Solicite uma demonstração gratuita com o nosso time”]

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!