Gestão Financeira

CMV: o que é e como calculá-lo corretamente?

CMV: o que é e como calculá-lo corretamente?

Existem diversos fatores que influenciam no lucro de um negócio. Um deles é o Custo da Mercadoria Vendida (CMV), um indicador que auxilia no entendimento do lucro bruto de uma empresa.

Basicamente, ele ajuda a rastrear todos os custos envolvidos direta e indiretamente na produção e distribuição de produtos. Muitos gestores não têm uma noção exata do que é o CMV na contabilidade e nem como ele interfere nas finanças.

Para ajudar a mudar esse cenário, neste artigo explicamos tudo o que você precisa saber sobre o custo da mercadoria vendida.

O que é CMV?

CMV – Custo da Mercadoria Vendida – é um indicador que ajuda uma empresa a descobrir os custos por trás dos produtos vendidos. Ou seja, é a soma de todas as despesas necessárias para que uma determinada mercadoria saia da loja e vá para o cliente.

Isso inclui gastos como:

  • Compra de insumos e/ou materiais;
  • Produção da mercadoria;
  • Estoque;
  • Mão de obra;
  • Etc.

Em outras palavras, o CMV refere-se às despesas que uma empresa tem com um item até que ele seja vendido. Por isso, ele tem a ver com o preço de custo.

Para exemplificar, imagine uma loja virtual que vende roupas. A loja não confeccionou nenhuma das mercadorias, mas teve que comprá-las, armazená-las e enviá-las.

Assim que um cliente entra na loja e compra o produto, o valor referente à venda é indicado no faturamento. Contudo, essa mesma quantia não tem a ver com o lucro.

Para descobrir qual foi o lucro bruto, o negócio virtual do nosso exemplo precisa descontar os gastos que teve com a venda. E é aí que entra o CMV.

Para que serve o indicador CMV?

CMV é um indicador contábil e financeiro que serve para as empresas apurarem o resultado do lucro bruto. Isso porque, como comentamos, ele identifica qual foi a quantia que a empresa recebeu por uma venda após todas as deduções de custos de produção ou compra.

Com isso em mente, entenda que realizar o cálculo do CMV ajuda empresas a responderem uma pergunta crucial:

Meu negócio está ganhando dinheiro?

Além disso, existem outros motivos pelos quais sua empresa precisa conhecer o custo da mercadoria vendida:

  • Definição do preço ideal: de nada adianta vender bem, se no final do mês sua empresa termina sempre no vermelho. Conhecer o CMV é fundamental para determinar a precificação do mix de produtos.
  • Identificar tendências: existem produtos que podem ter um CMV maior em uma determinada época do ano. Descobrir essas variações pode resultar em uma informação útil para organizações se prepararem na gestão de estoque (como por exemplo, comprar determinado item ou insumo no período de baixa para revendê-lo quando a procura for maior).
  • Tomar melhores decisões: ao descobrir o CMV, gestores podem avaliar o que precisam fazer para reduzir custos. Exemplos incluem: investir mais em tecnologia, melhorar o gerenciamento do estoque, diminuir custos da folha de pagamento, mudar de fornecedor etc.
  • Fazer comparações com outros produtos: comparar os custos de mercadoria vendida de diferentes itens, ajuda a entender o que está funcionando e o que precisa ser mudado. Essa análise contribui para que gestores decidam sobre o mix de produtos e tomem as ações necessárias para melhorar determinadas situações.

Cálculo do CMV: aprenda como fazer

Agora que você entendeu o que é custo de mercadoria vendida, está na hora de aprender como calcular o CMV. A fórmula básica é a seguinte:

CMV = EI + C – EF

Sendo que:

  • EI = Estoque Inicial
  • C = Compras realizadas dentro do período analisado
  • EF = Estoque Final.

Sendo assim, para saber qual foi o CMV de um produto no último mês, basta pegar os valores do estoque no início do período e somá-los com as compras realizadas. Em seguida, é só subtrair o valor do estoque ao fim do período.

Destacamos que também podem ser utilizadas diferentes fórmulas, como:

  • Cálculo em porcentagem
  • Cálculo por produto
  • Cálculo por saldo

A seguir detalhamos melhor:

Cálculo do CMV em porcentagem

Para realizar o cálculo do custo da mercadoria vendida em porcentagem é preciso saber qual é o índice médio de custos sobre o valor total.

Logo, a fórmula do CMV é:

CMV% = (Custo Médio ÷ Faturamento Médio) x 100

Cálculo por produto

Nesse caso, o CMV é calculado para saber o custo do produto unitário. Isso significa pegar cada item da sua loja e analisá-lo separadamente.

A fórmula do cálculo para CMV por produto é:

CMV = EI + C + DC – DV – EF

Sendo que:

  • EI (Estoque Inicial)
  • C (Compras)
  • DC (Devoluções de compras)
  • DV (Devoluções de vendas)
  • EF (Estoque Final)

Cálculo por saldo

Esse cálculo considera o fluxo de caixa total de um negócio durante um período determinado. A fórmula é exatamente a mesma que apresentamos mais acima, isto é:

CMV = EI + C – EF

O que não entra no cálculo do CMV?

O CMV refere-se ao preço do custo. No entanto, existem alguns custos que não são utilizados para descobrir o lucro bruto, o que significa que eles não incidem sobre o custo dos itens.

Entenda quais são eles:

  • Impostos sobre as vendas, como como ICMS, PIS e Cofins;
  • Despesas operacionais, como é o caso do frete;
  • Despesas com venda,  como as comissões;
  • Despesas financeiras, como juros sobre empréstimos
  • Despesas administrativas, como internet e aluguel.

CMV e gerenciamento de estoque: como se relacionam?

Utilizar o indicador para o gerenciamento de estoque significa entender qual a quantia gasta para adquirir e manter cada produto até que ele se transforme em caixa (ou seja, tenha sido vendido).

Sabendo disso, gestores podem tomar decisões muito melhores embasadas sobre os produtos menos rentáveis e aqueles que tem um giro mais baixo, mas que ocupam espaço de armazenamento (e representam gastos)

Conhecer o CMV também é importante para definir estratégias de negociação com fornecedores. Falando em estratégias, o indicador apresenta informações valiosas sobre os custos relativos às devoluções.

No caso de um produto ter um índice alto de devoluções, a empresa pode avaliar o que pode estar acontecendo de errado. Muitas vezes, o problema é em algum processo ou pode ser que o próprio item não corresponda à expectativa dos clientes.

Seja como for, a análise do CMV é um primeiro passo para que gestores consigam fazer uma análise mais aprofundada e tomar as decisões necessárias.

Como saber se o CMV é alto ou não?

Cada empresa possui uma realidade específica. Via de regra, o CMV deve ser o mais baixo possível. Mas para dar um número, de maneira geral o CMV ideal deve girar entre 30% e 40%. Acima disso é preciso acender um alerta.

Lembre-se que o CMV tem a ver com a viabilidade do negócio. Por essa razão, ficar de olho nele e analisar o quanto ele está interferindo no lucro é algo fundamental para, dependendo do caso, tomar ações como:

  • Reavaliar a precificação;
  • Reavaliar o portfólio de produtos;
  • Incentivar cross-sell ou up-sell para aumentar o ticket médio;
  • Fazer controle de qualidade (como no armazenamento dos produtos);
  • Planejar os volumes corretos de compras.

Afinal, CMV é ativo ou passivo?

O CMV é um indicador relacionado ao lucro bruto das vendas. Desse modo, ele entra no cálculo de ativos.

Dica Transfeera: já que falamos em ativo ou passivo, não deixe de ler o artigo Plano de Contas: Como funciona e de qual forma calcular?. Nele, além de outras coisas, explicamos como são classificados os ativos e passivos.

Por que a planilha de cálculo de CMV é importante para o seu negócio?

A fórmula do CMV não tem mistério e é bem simples. Uma planilha pode ser uma boa ferramenta para quem possui todas as informações em mãos e se estivermos falando de uma empresa menor.

Porém, como já comentamos sobre as planilhas de orçamento empresarial, à medida que o negócio cresce, processos manuais, como de inserção de dados, deixam de ser eficientes, ocupam um tempo precioso dos profissionais e são passíveis de erros.

Entenda que não somos contra planilhas. O que queremos dizer é que elas são uma solução eficiente em um primeiro momento. Todavia, depois de um tempo elas podem representar problemas.

Conclusão

Fazer uma boa gestão do seu negócio significa conhecer diversos indicadores, como o CMV. Neste artigo, mostramos a sua importância para o caixa de uma organização, uma vez que ele influencia no lucro.

Também como vimos, a métrica fornece informações valiosas que servem para avaliar a precificação de produtos, a viabilidade do negócio e as ações necessárias para redução de custos.

Sobre esse último, que tal agora você rever os custos da sua empresa e conhecer algumas estratégias para reduzi-los? Confira o guia mais completo de redução de custos! Clique no banner e acesse-o gratuitamente.

Guia: redução de custos nas empresas

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!