Gestão Financeira
Black Friday 2022: como preparar o seu financeiro

Black Friday 2022: como preparar o seu financeiro

A Black Friday 2022 acontecerá no dia 25 de novembro e promete ser um sucesso. Só para você já ir se preparando, segundo a NielsenIQ|Ebit, no ano passado as vendas no e-commerce brasileiro durante o período totalizaram R$ 4,2 bilhões. O número representa um crescimento nominal de 5% em relação a 2020.

A NielsenIQ|Ebit é referência de mensuração e análise do comércio eletrônico no Brasil, e ainda de acordo com ela, o ticket médio em 2021 subiu para R$ 753 (um aumento de 16%).

Com relação às formas de pagamento, de acordo com esta matéria, no ano anterior 59,3% das lojas virtuais ofereceram o Pix. Para a Black Friday 2022 as expectativas são de que a modalidade instantânea de pagamentos seja ainda mais utilizada no marketplace e e-commerce.

Já que é fato que não podemos imaginar uma Black Friday sem Pix, nossa pergunta para você é: sua empresa tem capacidade para receber um alto fluxo de pagamentos instantâneos?

Banner Guia completo do Pix para empresas: tire suas dúvidas e comece a usar!

Por que utilizar o Pix na Black Friday 2022?

Utilizar a modalidade instantânea de pagamentos na Black Friday 2022 é contar com benefícios como:

  • Diminuição da taxa de abandono de carrinhos: a transação ocorre instantaneamente, por isso, o tempo para o cliente desistir é muito menor. Para fins de comparação, no caso dos boletos bancários existe a possibilidade de a pessoa emiti-lo, mas não fazer o pagamento. Já se a compra for por cartão, o comprador, ao começar a preencher os dados, pode começar a ter dúvidas e não finalizar o processo.
  • Rapidez nas entregas: um dos grandes chamarizes da Black Friday é o prazo de entrega. Como no Pix os pagamentos são confirmados praticamente em tempo real, as etapas que se seguem à confirmação (tais como emissão de NF e envio do produto à transportadora) são agilizadas.
  • Melhora no fluxo de caixa e capital de giro: pagamentos via boleto bancário podem levar até 3 dias para compensar. Por sua vez, o pagamento por Pix é confirmado rapidamente. Consequentemente, o Pix para negócios virtuais se traduz em um grande benefício na saúde do fluxo de caixa e no capital de giro.
  • Mais vendas (e menos reserva de estoque): boletos gerados e não processados significam a reserva do produto. Mas, o que acontece se o cliente desistir da compra? A resposta é uma só: sua empresa deixa de ganhar dinheiro. Com o Pix isso não acontece justamente porque sua maior característica é a instantaneidade das transações.

Banner Três cases de sucesso com o Pix

Além desses benefícios do Pix na Black Friday 2022, vem outro ainda mais importante para a data. Estamos falando dos descontos oferecidos. Entenda a seguir:

Pix é sinônimo de mais descontos na Black Friday 2022

Uma Black Friday de sucesso é aquela que oferece o que seus clientes mais esperam: os descontos.

Por conta das vantagens que citamos, algo que muitos negócios virtuais começaram a fazer é incentivar o pagamento por Pix oferecendo redução de preços para quem opta pela modalidade.

Como suas taxas são menores daquelas cobradas por outros meios de pagamentos e modalidades de transações bancárias, negócios virtuais têm uma margem maior para trabalhar preços mais atrativos para clientes que pagam com Pix.

Caso queira se inspirar em empresas que já adotam a estratégia e planejar ações para a Black Friday 2022, recomendamos a leitura:

Desconto com Pix: como usar a estratégia no seu negócio online

Como preparar a sua empresa para a Black Friday 2022

Além de já planejar as formas de pagamentos oferecidas e os descontos, é importante estar preparado para a Black Friday 2022 observando questões como:

Defina os KPIs

Os indicadores financeiros – como de liquidez, de estrutura de capital, de lucratividade e de rentabilidade – serão importantes para a definição das metas a serem atingidas e das estratégias que serão tomadas.

Uma boa dica para defini-los é se basear nos valores de referência de anos anteriores. Com essa informação em mãos, sua equipe pode definir uma meta realista e alcançável.

Seja criativo e desperte interesse

Na semana que anteceder a Black Friday 2022, envie e-mails de teasers e faça postagens nas redes sociais para que seus clientes saibam que bons descontos estarão a caminho.

Do mesmo modo, planeje seu marketing de conteúdo, faça divulgações via WhatsApp e chatbots, e prepare seu site com banners e popups para chamar a atenção do seu cliente.

Garanta que seu site suportará um aumento no tráfego

A pior coisa que pode acontecer – e como consumidores sabemos disso – é o site ficar fora do ar quando estamos inserindo os dados de pagamento na página de checkout. Ou, pior, quando o site nem chega a abrir (ou parece demorar séculos para carregar).

Falando nisso, você sabia que, segundo o Google, um site que demora mais de três segundos para carregar resulta na saída de 53% dos visitantes? Por esse motivo, para conseguir lidar com um alto pico de tráfego na Black Friday 2022, verifique o quanto seu provedor suporta. Se for o caso, veja como melhorar isso.

Gestão do estoque e logística

Se negócios virtuais esperam um aumento de vendas na Black Friday 2022, o portfólio de produtos precisa ser capaz de acomodar essa previsão de demanda. Afinal de contas, estar despreparado resultará em clientes decepcionados e, consequentemente, lucros perdidos.

Ainda, é com base no estoque que a área financeira poderá determinar a precificação. Um exemplo é oferecer um desconto menor para produtos que já têm saída e descontos mais altos para aqueles que deseja queimar.

Caso seu negócio não tenha estoque parado, você pode conversar com o fornecedor e negociar um lote maior do que está habituado a vender por um preço mais baixo. Assim, sua margem de lucro aumentará.

Por fim, mas não menos importante, não esqueça de verificar a logística, pois os clientes esperam que os prazos de entrega sejam cumpridos.

Planejamento da área financeira para Black Friday 2022

A área financeira é primordial para garantir que a data seja um sucesso. De nada adianta aplicar descontos que farão a empresa vender mais, mas que, no final, resultará em prejuízos. A fim de evitar esse cenário, não esqueça que suas vendas precisam cobrir os custos de despesas na operação.

Outro ponto é que, embora tanto os marketplaces como os e-commerces costumam ganhar no volume das vendas na Black Friday, é importante se preparar para diferentes cenários como:

  • Quais níveis de receita, lucro e vendas podem ser alcançados por meio da estratégia de preços?
  • Quais efeitos as altas taxas de vendas podem ter nas semanas após a Black Friday 2022?
  • As vendas altas em um curto período de tempo podem levar à escassez de mercadorias? Se isso ocorrer, como manteremos o negócio?

Tenha em mente que apesar de os descontos agressivos chamarem a atenção, para garantir sustentabilidade financeira é fundamental planejar promoções de maneira inteligente.

Cuidados na Infraestrutura de Pagamentos

A diversificação dos meios de pagamento é um grande atrativo para atrair os consumidores, além de ser uma maneira de expandir seu negócio.

Por essa razão, como seu negócio deve estar preparado para receber via Pix se deseja atrair clientes e vender mais, é preciso ter uma boa infraestrutura para dar conta do aumento do fluxo de entrada de dinheiro.

Uma forma de automatizar os recebimentos por Pix é utilizar a solução de pagamentos da Transfeera. Com a ferramenta, sua empresa tem benefícios como:

  • Recebimento em qualquer dia ou horário;
  • Sem taxas de antecipação de recebíveis;
  • Sem custos de emissão de boletos;
  • Split de pagamentos (algo essencial para marketplaces fazerem os repasses das vendas na Black Friday 2022);
  • Criação de contas digitais;
  • Integração com seu sistema financeiro para centralizar tudo em um único lugar;
  • Emissão de QR Codes estáticos ou dinâmicos.
  • E muito mais.

A integração da nossa solução pode ocorrer via API Pix. Clique no banner e descubra as possibilidades que uma API Pix oferece aos negócios – e como a sua empresa pode fazer essa integração

Material API Pix

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!