Gestão Financeira Agilidade financeira: empresa de logística de entrega aposta na Transfeera

Agilidade financeira: empresa de logística de entrega aposta na Transfeera

Fernando Nunes

Fernando Nunes

Empresas que precisam realizar muitos pagamentos geralmente sofrem com a demora nos processos. Quando são feitos manualmente, podem tomar tempo demais da equipe, além de estarem suscetíveis a constantes erros, normais em procedimentos repetitivos. Por isso, é tão importante contar com sistemas que possibilitem agilidade financeira.

As rotinas de pagamentos da Flight Cargo, empresa de transporte aéreo rodoviário, viviam esse problema até outubro de 2020, quando foi adotada a solução de automação de pagamentos da Transfeera.

A empresa precisava reduzir as tarefas manuais da equipe financeira, otimizar tempo e diminuir os custos das transferências TED, além de proporcionar uma melhor experiência para os motoristas e encontrou a solução para tudo isso na nossa plataforma.

Entenda como se deu essa parceria e quais foram os resultados dela em relação à agilidade financeira para a Fligh Cargo.

Leia também: Automação financeira: reduza custos e ganhe eficiência agora!

Banner Infográfico: 5 pontos para ganhar escala nos pagamentos da sua empresa

Os desafios da falta de agilidade financeira para a Flight Cargo

A Flight Cargo é parceira do Mercado Livre desde 2019 e capta motoristas para fazer entregas, administrando os profissionais desde o ponto em que retiram a carga dos centros de distribuição até a entrega da mercadoria para o cliente, acompanhando todo o processo em tempo real.

Hoje a empresa trabalha com cerca de 4 mil motoristas e, em meio a uma escalada rápida, entendeu que seus processos de transferências bancárias referentes aos pagamentos dos motoristas não podiam mais ser feitos manualmente.

Inicialmente, a empresa fazia cerca de 100 transferências TED manualmente por semana, mas, logo, a quantidade já ultrapassava 500.

Foi necessário encontrar uma solução para o nosso problema, porque teríamos a Black Friday e, logo em seguida, o Natal. Então, já visualizávamos um aumento no número de motoristas e, por consequência, no número de transferências”, Gabriela Mendes, sócia e gerente financeira da Flight Cargo.

A equipe precisava cadastrar os dados dos motoristas em seu próprio banco de dados e no site do banco que a atendia até então. Na hora de transferir, era necessário fazer uma a uma e, mesmo que fosse em lote, não existia agilidade financeira, porque era preciso explicar o motivo da transferência de cada um dos pagamentos. E isso tomava muito tempo do departamento financeiro.

A empresa realiza as transferências dos pagamentos semanalmente, às quintas-feiras. A jornada de TEDs começava às 6h e seguia até as 19h. Ou seja, 13 horas de intenso trabalho para que todos os pagamentos fossem feitos a tempo.

Foi nesse momento que a empresa encontrou a solução da Transfeera e entendeu que poderia ser a saída que precisava para ganhar agilidade financeira.

Leia também: Os passos para integrar uma API de pagamentos confiável, segura e escalável

Conteúdos Relacionados:

Como a solução da Transfeera resolveu os problemas da Flight Cargo

A Flight Cargo tinha como dia de pagamentos semanais a quinta-feira justamente para que, se a equipe não conseguisse realizar todas as transferências, ainda pudesse ter a sexta-feira para trabalhar.

Quando a empresa migrou para a solução processamento e gestão de pagamentos da Transfeera para gestão e processamento dos pagamentos, finalmente foi eliminada essa tarefa manual e a equipe financeira passou a ganhar tempo para administrar outras pendências do setor.

A fintech open banking foi escolhida por atender a necessidade de agilidade financeira da empresa, já que a equipe precisaria enviar apenas uma planilha padrão com dados dos motoristas favorecidos para a plataforma de automação de pagamento.

Em janeiro de 2021, a Flight Cargo precisou fazer a transferência normal das quintas-feiras mais um pagamento de bônus em uma sexta-feira, totalizando 1,2 mil TEDs. Com a Transfeera, a equipe financeira conseguiu efetuar todas elas em cerca de 10 minutos. No cenário anterior, teriam sido horas preenchendo e conferindo dados.

Além da agilidade financeira, muitos outros benefícios foram possíveis a partir da parceria entre Transfeera e Flight Cargo. Um deles é a possibilidade que a empresa passou a ter de acessar relatórios detalhados das transações financeiras. Ou seja, consegue rastrear possíveis erros, encontrando responsáveis por atrasos, por exemplo.

Outro importante diferencial da Transfeera é o Conta Certa,  solução de validação de contas bancárias, que faz uma varredura com o número de agência e conta, nome do titular e CPF/CNPJ. Se houver algum dado incorreto, a plataforma emite um alerta indicando onde pode estar o erro, e o cadastro nem é finalizado se a informação não estiver correta.

Através de um micro depósito a solução de validação de dados bancários também verifica se a conta é válida e se ela ainda se encontra disponível para receber pagamentos.

Isso permite que a correção dos dados seja feita antes de efetuar as transações online, evitando que elas sejam estornadas e que haja necessidade de pagar tarifas por operações que não foram realizadas com sucesso. Dessa forma, a empresa deixa de ter gastos com retrabalho e com pagamento de taxas referentes a transações equivocadas.

A qualidade do suporte oferecido pela fintech e a transparência no relacionamento com os motoristas também foram vantagens importantes alcançadas por essa parceria entre Transfeera e Flight Cargo.

A sua empresa também enfrenta dificuldades por falta de agilidade financeira? Saiba como a solução da Transfeera pode ser útil nos processos de pagamentos do seu negócio. Fale com um dos nossos especialistas e entenda como podemos te ajudar.

Quero experimentar a Transfeera na minha empresa

Banner solicite uma demonstração

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!