Gestão Financeira

Projeção financeira: o que é e como projetar corretamente?

Projeção financeira: o que é e como projetar corretamente?

Nenhum dono de negócio sabe o que o futuro reserva, ainda mais considerando um ambiente cada vez mais volátil. No entanto, com a ferramenta de gestão certa, é possível fazer algumas estimativas. E é exatamente para isso que serve a projeção financeira.

Por meio dela, gestores conseguem melhor se preparar para cenários futuros, além de melhor compreender a posição que a empresa ocupa no presente. Então, nas próximas linhas apresentamos a você como fazer projeção financeira, os tipos possíveis, como montar uma planilha e o que considerar na elaboração da mesma.

O que é projeção financeira?

Projeção financeira é uma previsão do fluxo de caixa de uma empresa para o futuro. Ou seja, diz respeito a quanto de dinheiro entrará e sairá do caixa em um determinado período.

Ao fazer essa estimativa, gestores têm uma melhor ideia da quantia que terão para aplicar em suas áreas. Não apenas isso, mas são mais capazes de aplicar os recursos de modo mais eficaz, evitando desperdícios e otimizando operações.

Além disso, o cálculo de projeção financeira ajuda a planejar o orçamento e a criar planos de contingência para os períodos de dificuldades financeiras. Falando em planos, graças a essa estimativa a administração se mune das informações necessárias para tomadas de decisão estratégicas.

Em suma, a planilha de projeção financeira é usada para diversos fins, como:

  • Criar um plano de negócio;
  • Estudar a viabilidade de projetos;
  • Dar uma visão mais precisa sobre como alocar recursos financeiros;
  • Elaborar o planejamento financeiro;
  • Descobrir o potencial de lucratividade;
  • Avaliar desvios de crescimento para mitigar com eficiência quaisquer problemas;
  • Melhor planejar os próximos passos em termos de investimentos e orçamento de modo geral;
  • Ajudar gestores na criação de metas mais realistas;
  • Entre outros.

Destacamos ainda que, para empresas que estão começando, a projeção é importante na hora de buscar investimentos, pois ela mostra aos investidores o crescimento estimado.

Como fazer projeção financeira?

A projeção financeira é uma ferramenta indispensável para entender a situação financeira real de uma empresa no presente e seu potencial para o futuro. Para criar uma, sugerimos estes passos:

1 – Faça um levantamento de dados

A projeção financeira deve ser realista, do contrário, a empresa corre um sério risco de ter um caixa com problemas. Para negócios que já estão em operação, vale analisar o histórico de gastos e receitas dos meses anteriores (o recomendado é coletar as informações dos últimos 12 meses).

Essa análise possibilitará aos gestores saírem do achismo e fazerem uma projeção mais precisa.

2 – Projeção de gastos e vendas

Toda empresa possui gastos para operar. Na projeção das saídas, identifique todos eles, setor por setor. Inclua desde as despesas recorrentes, como folha de pagamento, aluguel, matéria-prima, contas gerais, até as despesas únicas planejadas, como um novo design no site da loja virtual, o investimento de determinada tecnologia etc.

E se todo negócio precisa considerar os gastos, deve também projetar as receitas. É ela que determinará a base da previsão financeira para sua empresa e possibilitará decisões em diferentes frentes, como precificação, estoque e produção.

As projeções de entradas e saídas podem ser feitas para um período de 12 meses, por exemplo.

3 – Analise o fluxo de caixa

Falando sobre o que entra e sai da empresa e sobre a utilização de dados passados, o fluxo de caixa é bastante útil. Sua análise contribui para um melhor entendimento dos valores que a organização contará nos próximos meses, seja para cumprir com suas obrigações ou realizar investimentos.

4 – Planeje-se para o inesperado

Esse passo diz respeito à criação de um plano de contingência. Por exemplo, o que precisaria ser feito se as operações tivessem que ser interrompidas por conta do cenário externo (como no caso da pandemia do Covid)?

Na projeção financeira, considere ter uma reserva financeira para os tempos de crise tanto por precaução quanto para que seu negócio tenha recursos para se manter durante o período que as vendas caírem, ou a produção tenha que ser interrompida.

Uma recomendação é pensar em três cenários: pessimista, realista e otimista, sendo que:

  • O cenário pessimista considera um baixo crescimento de vendas, margens de lucro reduzidas etc.;
  • O cenário otimista considera crescimento e margens de lucro acima da média;
  • O cenário base leva em conta o crescimento e margens de lucro iguais à média histórica.

5 –  Analise o ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio, ou Break Even Point, é o momento em que o que sai da empresa é igual ao que entra. Em outras palavras, ela não tem nem lucro ou prejuízo.

Considerar o ponto de equilíbrio na projeção financeira contribui na hora de definir estratégias de faturamento e redução de despesas para atingimento do break even point.

[e-book] redução de custos

6 – Monitore

Conforme os meses forem passando, compare as projeções com os resultados atuais e verifique se a empresa está no caminho previsto. Caso percebam desvios no fluxo de caixa, os gestores poderão agir prontamente para corrigi-los.

Ressaltamos que, se os dados financeiros mudarem significativamente, é recomendado revisar suas projeções.

Tipos de projeção financeira

Uma projeção financeira pode considerar o curto, o médio e o longo prazo. Conheça a seguir mais informações sobre cada tipo de estimativa que sua empresa pode fazer:

Projeção a curto prazo

É o tipo de projeção feita para o período de 12 meses. Ela costuma ter como objetivo gerenciar o fluxo de caixa, alocar recursos e prestar contas para sócios e acionistas.

Também serve como um instrumento para aumentar a transparência por meio do compartilhamento de informações com colaboradores e investidores.

Projeção mensal de médio prazo

Cobre o período de três anos e tem como principal objetivo apresentar a saúde financeira esperada para que gestores possam melhor acompanhar o crescimento da empresa. Geralmente, essa projeção busca guiar a empresa para o atingimento do ponto de equilíbrio.

É igualmente usada para o cálculo da necessidade de capital de giro e, consequentemente, tomadas de decisões estratégicas.

Neste tipo de projeção recomenda-se uma revisão semestral. Caso haja mudanças nas premissas, a revisão é recomendada o mais rápido possível.

Projeção a longo prazo

A projeção financeira de longo prazo contempla um período maior, de 5 anos. Esse tipo de estimativa é mais utilizado para a construção de cenários e, portanto, ajuda gestores a criarem estratégias considerando cada um deles.

Além disso, serve para calcular o valuation da empresa, conduzir melhores negociações com investidores, mostrar o potencial de crescimento do negócio, apoiar tomadas de decisão e planejar a estratégia.

Por que o fluxo de caixa é tão importante para a projeção financeira?

A projeção financeira está 100% ligada ao fluxo de caixa, pois ela deve apresentar como as entradas e saídas o afetarão no futuro.

Do mesmo modo, como comentamos, o fluxo de caixa serve como uma base histórica para ajudar na criação das projeções, sejam elas de curto, médio ou longo prazo. Por exemplo, ao analisá-lo, a empresa pode verificar os períodos de sazonalidade e melhor projetar compras de estoque ou até mesmo definir descontos ou mudar a precificação.

O que considerar na construção da projeção financeira?

Você viu como fazer a projeção financeira de uma empresa. Apenas para deixarmos ainda mais claro, queremos reforçar que vários itens interferem na sua construção. Destacamos os principais:

  • Sazonalidade;
  • Comportamento do mercado num determinado período;
  • Demonstração de Resultado do Exercício (DRE);
  • Projeção de fluxo de caixa;
  • Balanço Patrimonial; e
  • Ciclo financeiro;
  • Análise do plano de contas.

Como montar uma planilha de projeção financeira?

Na hora de montar uma planilha de projeção financeira, tenha em mente que ela deve constar:

  • A projeção das principais contas do DRE: entram aqui itens como: receitas operacionais, impostos, despesas fixas e variáveis, impostos, Custo dos Produtos vendidos (fixo e variáveis), receitas não operacionais, impostos sobre o lucro e EBITDA
  • A projeção do balanço patrimonial: considere as aplicações financeiras, as contas a receber, o estoque, o patrimônio líquido, os financiamentos de curto e longo prazo, o contas a receber etc.
  • A projeção do fluxo de caixa: entradas e saídas para o período.

A planilha pode ser criada no Excel ou no Google Sheets e também pode ser feita de modo mais otimizado, com um software. Hoje em dia, existem no mercado diversas soluções financeiras que ajudam na criação de projeções.

Conclusão

A projeção financeira é um dos exercícios mais importantes que a equipe de finanças deve fazer, pois contribui para que a empresa se prepare de forma mais assertiva para o futuro.

Neste artigo, mostramos quais são as etapas da projeção financeira, mas queremos destacar que, muito mais do que conhecer um passo a passo, essa previsão deve ser feita com base em análises. Isso porque ela norteia tomadas de decisão que levam a empresa rumo ao atingimento de seus objetivos.

Gostou deste artigo? Para mais conteúdos que envolvem tópicos de gestão financeira, acesse o blog da Transfeera.

Banner Conheça as principais APIs e integrações para agilizar os processos financeiros

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade