Tecnologia
O que é Internet das Coisas e como pretende revolucionar o setor financeiro?

O que é Internet das Coisas e como pretende revolucionar o setor financeiro?

Relógios, smartphones, carros inteligentes, sistemas automatizados de pagamento e aparelhos por comando de voz são alguns dos casos do que é a Internet das Coisas (Internet of Things).

Há alguns anos isso era impossível de imaginar. Lembra de quando a soma de uma venda era feita manualmente?

Atualmente tudo é mais prático, transações bancárias são feitas em um instante e há cada vez mais facilidade nesse processo.

Um sistema de gestão financeira é um exemplo disso. Cada vez mais, empreendedores buscam soluções que simplifiquem sua rotina financeira.

Na sua empresa, como você aplica essas inovações na prática? Há um cadastro automatizado dos clientes com todo o seu histórico de compra?

Confira aqui tudo sobre IoT e como usar a tecnologia a seu favor.

O que é Internet das Coisas e como funciona?

A Internet das Coisas é um conceito caracterizado pela criação de uma grande rede de dispositivos interligados. Através da tecnologia, esses objetos – como computadores, smartphones, tablets, set-top box, etc – trocam informações entre eles próprios, sensores, softwares e sistemas.

Com essa interação entre dispositivos, a Internet das Coisas propõe conectar objetos do nosso dia a dia “offline” (carro, sistemas de iluminação, termostatos, etc) com a rede.

Como consequência, as atividades diárias podem ser realizadas de maneira automatizada e programada previamente pelo software.

E esse conceito pode ir do micro ao macro. Apesar de geralmente ser associado ao uso doméstico, a IoT é uma tecnologia que traz diversos benefícios para as instituições se utilizada da maneira correta.

Que benefícios essa tecnologia traz?

A Internet das Coisas é um conceito baseado em dois pilares principais: praticidade e agilidade. A tecnologia permite que as atividades do cotidiano sejam realizadas automaticamente com o auxílio da rede.

Além de otimizar a rotina das pessoas e empresas, a IoT também reduz consideravelmente as chances de problemas que poderiam ser causados por falhas humanas, por exemplo.

Através da IoT há a possibilidade da simplificação de diversas atividades que antes seriam realizadas manualmente, permitindo que os gestores possam destinar o tempo exclusivamente em questões mais estratégicas.

Seguindo a lógica, os benefícios trazidos pela Internet das Coisas consequentemente vão reverberar na experiência final do cliente. 

Afinal, a IoT traz mais segurança, precisão nas transações e flexibilidade durante a jornada do consumidor em sua empresa.

Exemplos de Internet das Coisas

Vimos acima o que é Internet das Coisas e como essa tecnologia pode ser útil para o mercado financeiro de uma maneira geral.

Mas afinal, como a IoT é colocada em prática no cotidiano de uma empresa?

Quando falamos de Internet das Coisas, as possibilidades envolvem carros inteligentes, smartwatches, aparelhos por comando de voz, etc

Além disso, os chatbox (ou assistentes virtuais) também são facilidades trazidas pela IoT. Eles são ferramentas fundamentais que funcionam como um canal de comunicação da empresa com o cliente. É através dele que dúvidas e problemas são solucionados por meio de inteligência artificial.

Especialmente para gestores de marketplaces e e-commerces, a presença de um chatbox nas atividades é providencial para o sucesso dos negócios.

Afinal, a ferramenta garante um suporte ao cliente durante toda sua experiência de compra, fornecendo atendimento personalizado 24 horas por dia, 7 dias por semana. Essa personalização dos serviços pode acabar reverberando na fidelização de seus consumidores.

Especificamente no setor financeiro, a possibilidade de realizar pagamentos remotos também abre um grande leque de possibilidades. Confira:

Pagamentos Contactless

A pandemia do COVID-19 trouxe consideráveis impactos e mudanças para o mercado financeiro. Dentre eles, um dos mais significativos foi o surgimento de novas formas de realizar transações sem contato direto com a maquininha ou dinheiro físico. 

Nesse cenário, o pagamento contactless por aproximação tornou-se muito recorrente no setor financeiro. O método funciona graças ao sistema NFC (“Near Field Communication”, ou “comunicação por campo de proximidade”). Para realizar uma transação, basta que os dois dispositivos, geralmente o cartão e a máquina, estejam próximos.

Além do método de aproximação, o Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, também ganhou muita popularidade, se tornando o segundo método de pagamento mais popular do Brasil com pouco mais de um ano de existência.

Banner Guia completo do Pix para empresas: tire suas dúvidas e comece a usar!

Como ela promete revolucionar o setor financeiro?

A área financeira é certamente uma das mais movimentadas em uma empresa. Afinal, estamos falando de um setor que recebe diariamente grandes volumes de pagamentos e garante a saúde econômica do negócio.

Qualquer erro, mínimo que seja, pode trazer prejuízos para as finanças no fim do mês. Uma informação errada na hora de fazer uma transferência já é o suficiente para trazer problemas. Pensando nisso, toda forma de evitar esses contratempos é bem vinda. 

No cenário citado acima, uma solução de automatização de transferências e validação de contas bancárias como a Transfeera ContaCerta, é uma demonstração de como a IoT pode ser funcional para a empresa. Além disso, através dessa solução é possível realizar todos os pagamentos em em um só lugar, apresentando também relatórios e indicadores da sua operação, dentre outras funcionalidades.

Atendimento personalizado ao cliente

Uma das funcionalidades da IoT é permitir que as empresas reúnam dados sobre seus clientes. Isso facilita o processo de personalização dos serviços prestados pelo negócio.

Em outras palavras, ao conhecer melhor um cliente específico, a empresa poderá destinar produtos e serviços considerando as necessidades e requisitos do mesmo. Todos os lados saem ganhando nesse cenário.

Melhoria na tomada de decisão

A IoT pode fornecer ao gestor diversas informações valiosas para o negócio. Dados sobre clientes, estatísticas sobre vendas, quais produtos ou serviços saem com mais facilidade, pontos de melhoria, etc.

Ao considerar essas informações recebidas, o gestor terá uma base mais sólida para tomar suas decisões.

Coleta de dados em tempo real

Através das facilidades trazidas pelo IoT, o gestor pode aproveitar uma coleta contínua de dados de seus clientes em tempo real. 

Essas ferramentas permitem que as empresas visualizem instantaneamente as informações de seus consumidores, garantindo que possam oferecer o melhor serviço aos seus clientes, desde o atendimento até a venda do produto efetivamente.

Interações mais inteligentes

Como uma consequência direta das possibilidades citadas acima, as ferramentas da IoT poderão trazer interações mais dinâmicas entre empresa e consumidor. 

Com o auxílio da tecnologia, empresas poderão acompanhar de perto as atividades dos seus consumidores online.

Essa observação permitirá que o gestor conheça cada vez melhor o perfil dos clientes. Como consequência os serviços poderão ser mais personalizados e inteligentes.

Processos automatizados

A interação entre dispositivos é uma das características mais populares da Internet das Coisas. Através dessa comunicação, pagamentos automatizados sem dinheiro em espécie poderão ser possíveis, por exemplo.

Além disso, empresas seguradoras também poderão utilizar a tecnologia IoT para fornecer consultoria financeira para seus clientes considerando os seus hábitos de consumo.

Segurança bancária aprimorada

A IoT também pode ser uma grande aliada no campo da segurança em diversos sentidos. Em primeiro lugar, falando sobre questões relacionadas com os próprios processos financeiros.

As ferramentas da Internet das Coisas garantem o pleno funcionamento das atividades operacionais do setor. Sendo assim, problemas como informações bancárias desatualizadas ou depósitos feitos para contas erradas serão evitados.

Aplicativos de operações online já fazem parte do nosso cotidiano, mas como de fato proteger essas informações? Percebe-se que cada vez mais há etapas anti-fraude nesses acessos, como por exemplo verificação em duas etapas, ou ainda a validação por SMS.

Isso garante a segurança do usuário e todos os possíveis envolvidos em uma operação bancária. Além disso, dispositivos IoT podem ajudar na segurança física de lojas. Com o auxílio dessas ferramentas, é possível acompanhar em tempo real as atividades presenciais do estabelecimento através de sensores, câmeras e fortes sistemas de monitoramento.

Caixas eletrônicos inteligentes

Por fim, a Internet das Coisas também trará mudanças significativas nas operações de caixas eletrônicos (conhecidos também como “ATM”, ou “Automatic Teller Machine”). 

A criação de ATMs inteligentes integrados com dispositivos móveis traz diversos benefícios e facilidades para os clientes.

Através dessa inovação, será possível, por exemplo, realizar ações desde transferências de fundos entre contas até depósitos em dinheiro. Como resultado, a experiência do cliente será muito mais otimizada. 

Utilize a IOt em seu negócio

Entender o que é a Internet das Coisas é fundamental para todo gestor que procura inovar as atividades de sua companhia. 

Afinal, cada dia mais empresas buscam inovações e soluções para facilitar as operações diárias. Ignorar essas tecnologias é perder espaço no mercado para suas concorrentes.

Procure sistemas que lhe ofereçam resultados como: API de pagamentos, transações em lote, relatórios, indicadores e com toda a tecnologia desenvolvida para proporcionar benefícios ao seu cotidiano.

Quer descobrir outras tecnologias para o seu empreendimento? Acesse nosso blog e conheça mais a respeito da importância dessas tecnologias para o negócio!

Guia: redução de custos nas empresas

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!