Vários negócios migraram para o online porque perceberam que se não o fizessem, muito provavelmente não durariam muito tempo no mercado. Foi, portanto, um movimento necessário para continuar atendendo a um perfil de consumidor que mudou. Nesse cenário, o marketplace no Brasil começou a ganhar força.
Como estamos lidando com um mercado em expansão e com um público cada vez mais exigente, para que seu negócio tenha sucesso é fundamental ficar de olho nas tendências. Separamos para você as principais. Aproveite!
Marketplace no Brasil: conheça o consumidor digital antes de tudo
Para entendermos sobre as tendências do marketplace no Brasil, precisamos conhecer quem é o consumidor digital. Via de regra, ele valoriza a experiência online e realiza pesquisas antes de realizar uma compra. Outras características os definem, como:
Grande usuário de tecnologia
Em poucos segundos, pense em você como consumidor. É bem provável que você faça compras pela internet e utilize a rede para pesquisar preços. É exatamente esse o perfil do consumidor digital do marketplace no Brasil.
Em outras palavras, estamos falando de pessoas que estão o tempo inteiro conectadas na web e que até preferem realizar suas compras no ambiente online.
Mobilidade
Um estudo realizado pela Visa identificou que as compras efetuadas por dispositivos móveis aumentaram em 30%, sendo que de todos os mercados analisados, o Brasil é o que mais faz uso de dispositivos móveis para compras online.
No nosso país, a relação é de 20% mobile versus 10% computador. Já no Reino Unido o estudo mostrou a relação de 17% versus 22% respectivamente, enquanto nos Estados Unidos é de 16% – 25%. Com isso, temos a mobilidade como outra característica do consumidor do marketplace no Brasil.
Protagonismo
Tempos atrás, as empresas desenvolviam produtos e serviços para os consumidores. Hoje o centro das atenções passou a ser os clientes, pois tudo gira em torno de suas necessidades. Ou seja, não são mais os consumidores que precisam se adaptar às ofertas das empresas, mas o contrário.
Experiência
Não basta oferecer os melhores produtos e serviços e/ou praticar os melhores preços do mercado. O consumidor digital quer ter também uma boa experiência em todos os pontos de contato da jornada de compras.
Ativo
O consumidor do marketplace no Brasil busca recomendações nas redes sociais, pergunta aos amigos se eles conhecem a empresa e deixam reviews com suas impressões. Por isso, ao mesmo tempo que influenciam, são também influenciáveis.
Quais as principais tendências de marketplace para os próximos anos?
M-commerce
M-commerce, também conhecido por mobile commerce, é o comércio via dispositivos móveis. Trata-se, portanto, da compra e venda de bens e serviços por meio de smartphones e tablets. Compras em aplicativos são exemplos de m-commerce.
Marketplaces verticais
Enquanto os marketplaces horizontais focam em diferentes mercados (como é o caso da Amazon), os verticais vendem para um nicho específico. São plataformas que tendem a agregar muito mais valores aos clientes.
Um exemplo de marketplace vertical são os marketplaces banking.
Inteligência artificial
Empresas de outros setores têm recorrido à Inteligência Artificial para melhorarem seus fluxos de processos e atendimentos. No marketplace no Brasil isso não é diferente. Para entendermos, basta olharmos o uso de chatbots no domínio do e-commerce.
A implementação desses bots permite transformar a experiência do cliente. Alguns são tão sofisticados que conseguem criar conversas e respostas mais complexas.
Realidade aumentada e virtual
Uma das razões pelas quais algumas pessoas não fazem suas compras online é porque não podem tocar, sentir, cheirar ou provar um produto. A realidade aumentada e virtual surge para acabar com esse problema.
Um exemplo clássico de empresa que se destacou nesse nicho foi a Ikea, especializada na venda de móveis domésticos de “baixo custo”. Com o uso da realidade aumentada, ela permitiu a seus clientes “levarem” os móveis para suas casas para verificar como eles ficariam. Dá uma olhada neste vídeo para entender:
https://www.youtube.com/watch?v=vDNzTasuYEw&feature=emb_imp_woyt
Novas opções de pagamento
Os tempos em que o boleto ou o cartão de crédito eram os únicos métodos de pagamento já ficaram para trás. No Brasil, muitos negócios online já incluíram os pagamentos por Pix e é importante que os marketplaces se atentem a essa forma de pagamento para atraírem mais clientes.
Leia também: Quais as melhores formas de pagamento para e-commerce?
Vendas omnichannel
A abordagem omnichannel significa vender produtos e serviços em diferentes canais, como por exemplo, site e redes sociais. No marketplace, a principal característica dessa tendência é a estreita conexão entre todos os canais.
Personalização
A personalização é considerada como a principal tendência digital. Graças à Inteligência Artificial, as empresas conseguem reunir informações sobre os comportamentos, as necessidades e preferências dos seus clientes.
Na verdade, a maioria dos serviços que utilizamos já reúnem informações sobre nós, divulgando, por exemplo, ofertas de itens que pesquisamos.
Invista em APIs financeiras!
Uma outra tendência de marketplaces no Brasil é utilizar softwares que resolvam problemas de pagamentos. É aí que entram as APIs financeiras, cuja proposta nada mais é do que uma integração entre duas plataformas com o objetivo de automatizar os pagamentos.
Essa solução existe para acelerar e evitar falhas na operação que muitas vezes acontecem pelo alto volume de pagamentos que precisam ser executados todos os meses. Na prática, com uma API seu marketplace pode ter à disposição serviços que antes eram somente prestados pelos bancos, e que agora você pode ter com menos burocracia e menor custo.
É o caso de:
- Controle contábil
- Gestão de processamentos de pagamentos
- Validação de dados bancários
- Pagamentos e recebimentos via Pix
- Relatórios e indicadores
- Split de pagamentos
- E muito mais
Ao integrar a APIs financeiras ao sistema de finanças do marketplace, o tempo gasto nessas atividades reduz significativamente. Além disso, as APIs garantem menos falhas na operação e mais segurança.
Como uma integração via API pode fornecer todos os recursos de que o financeiro de seu marketplace precisa, preparamos um podcast com algumas dicas para ajudar você a saber como identificar uma boa API no sistema financeiro.