A Transfeera não realiza empréstimos financeiros. Em caso de dúvidas, fale com nossa ouvidoria.

Tecnologia

Inovação aberta: o que é, quais os tipos e como implementar?

Inovação aberta: o que é, quais os tipos e como implementar?

A era da transformação digital trouxe diversas mudanças nas empresas, como a automação de processos. Ela também provocou a entrada de um conceito, o de inovação aberta (ou open innovation).

Na verdade, não se trata de algo novo. Mas as alterações no comportamento do consumidor ajudaram a destacar a estratégia de inovação aberta (e as startups contribuíram também para a difusão da ideia).

Neste artigo, conheça sobre essa maneira diferente de apresentar ideias novas ou melhores para um negócio.

O que é inovação aberta?

Inovação aberta é um modelo de gestão no qual todos os processos de inovação são baseados em compartilhamento e colaboração com fontes externas a uma empresa. Significa que a organização não se fecha em si mesma no seu processo de investigação e desenvolvimento.

Pelo contrário, pois como o termo “aberta” sugere, é possível encontrar boas respostas quando a empresa se conecta com outro conjunto de talentos que está além de suas paredes.

A inovação aberta pode acontecer também entre funcionários de departamentos diferentes. Assim, quebrando silos organizacionais que muitas vezes limitam o surgimento de ideias inovadoras.

Henry Chesbrough, professor da American University of Berkeley, é a pessoa que cunhou o termo. Em um artigo publicado na Forbes, ele descreve a estratégia de inovação aberta como “o uso de entradas e saídas propositais de conhecimento para acelerar a inovação interna e expandir os mercados para uso externo da inovação, respectivamente”.

De onde veio o conceito de inovação aberta?

O conceito não é novo. Basta pensarmos nas épocas das grandes navegações, nas quais era preciso envolver pessoas de diferentes especialidades para desenvolver um cálculo preciso e uma rota.

Contudo, como comentamos, foi Henry Chesbrough que deu o nome de “inovação aberta” a essa ideia. O termo se popularizou em 2003, quando ele publicou o livro Inovação Aberta: Como criar e lucrar com a tecnologia.

Por isso, apesar de a ideia por trás do open innovation não ser nova, podemos dizer que Chesbrough é o “pai da criança”.

Inovação aberta: como funciona?

A inovação aberta parte do princípio que existem profissionais e equipes de outras empresas que podem ter – e provavelmente têm – ideias e soluções melhores e mais inovadoras. Em outras palavras, baseia-se no compartilhamento e na cooperação entre organizações .

Para que isso funcione, claro, é fundamental ter um clima de confiança.

Portanto, perceba que o objetivo da inovação aberta é o de incentivar e promover o compartilhamento de inovação tecnológica ou inovação societal, por exemplo.

Mas, como saber quando é preciso procurar fora da empresa e quando a solução está dentro? Quem dá a resposta é o próprio Chesbrough, no artigo da Forbes mencionado mais acima:

“Seu modelo de negócios determina a resposta a essa pergunta. Você procura ideias e tecnologias que se encaixem no seu modelo de negócios. E suas ideias e tecnologias internas que não se encaixam são candidatas lógicas para ir para o exterior. Portanto, o modelo de negócios é outro elemento-chave do conceito de inovação aberta.”

Bom, mas além da cooperação entre empresas, existem outras maneiras de adotar o conceito de inovação aberta em prática. Como exemplos, existem os hackathons e crowdsourcing.

Simplificadamente, o primeiro é um evento no qual acontece uma disputa de ideias, em um modelo de maratona. Já o segundo é quando uma empresa lança um desafio e abre-o para o mercado. Também acontece no clima de competição, pois normalmente oferece-se recompensas a quem trazer as melhores soluções.

Outro jeito de colocar em prática a estratégia de open innovation é por meio de financiamento de instituições de ensino, think thanks, conhecidos também por laboratórios de ideias, e incubadoras de startups.

Seja qual for a maneira, tenha em mente que o objetivo da inovação aberta é fazer algo em conjunto para atingir resultados que seriam impossíveis sozinho (ou que levariam mais tempo).

Quais as diferenças entre inovação aberta e inovação fechada?

Inovação aberta e fechada são dois conceitos que se opõem. A diferença primária é a maneira pela qual a inovação é gerada. Vamos dar uma olhada nos dois conceitos para entendermos melhor:

  • A inovação fechada é o modelo tradicional de ideação, pesquisa e desenvolvimento. Ela é inteiramente dependente da equipe interna ao longo de cada etapa do processo criativo, isto é, para gerar, gerenciar e sustentar novas ideias de negócios.
  • A inovação aberta acolhe talentos, profissionais de pesquisa e especialistas de fora da empresa. Parte da ideia de que o aumento do compartilhamento e colaboração de informações invariavelmente produzirá melhores resultados.

Sendo assim, entre inovação fechada e aberta, a principal diferença é que em um ambiente fechado todas as informações estão contidas na empresa e não há compartilhamento com terceiros.

Isso porque há a convicção de que as soluções surgem dos recursos internos disponíveis. Por conta disso, note que uma estratégia de inovação fechada precisa garantir a contratação e retenção dos melhores talentos, o que muitas vezes custa caro.

Tipos de inovação aberta

São três modalidades de inovação aberta que existem. Confira:

Inbound

Significa buscar conhecimento e tecnologia fora da organização. Empresas que adotam este modelo encontram inovações externas para serem implementadas em suas próprias operações.

O inbound open innovation é a estratégia adotada para acelerar os esforços internos de inovação. Um exemplo é quando a organização recorre a um hackathon ou uma incubadora para encontrar melhores maneiras de solucionar algum problema.

Outbound

O tipo outbound é o oposto do modelo inbound. Ou seja, ao invés de trazer um conhecimento de fora, a empresa transfere esse conhecimento ou ideia a um terceiro.

Essa transferência pode ser de tecnologia, processos ou qualquer outra coisa que crie vantagem competitiva fora de sua empresa.

A inovação aberta do tipo outbound possibilita à empresa ganhar dinheiro com a concessão de patentes e licenças, por exemplo.

Coupled

É a combinação dos dois tipos. É o modelo adotado quando o fluxo de conhecimento é bidirecional.

Isso significa que, se de um lado a empresa vai ao mercado em busca de ideais, soluções e tecnologia, do outro ela também colabora com outras organizações. Dito de outra maneira, trata-se de dar e receber conhecimento.

Importância da inovação aberta dentro das empresas

Agora que você entendeu bem o que é inovação aberta, qual é a importância da estratégia para as organizações? Respondemos à pergunta em três itens principais:

1 – Redução de riscos e custos

A colaboração com outros players do mercado significa que não é preciso começar do zero. Não há necessidade, por exemplo, de montar uma equipe totalmente dedicada a isso e de treiná-la, ou de exigir dos colaboradores algumas horas para se focar na tarefa.

Além disso, trabalhar com outras empresas é também uma maneira de dividir os custos.

Os riscos também caem, pois na estratégia de inovação aberta recorre-se a especialistas no mercado. Isso quer dizer que a definição da solução ou da ideia, por exemplo, é dada por pessoas que possuem conhecimento e uma vasta experiência que agrega valor ao processo.

2 – Time-to-market acelerado

Delegar tarefas e dividir responsabilidades acelera todo o processo. Do mesmo modo, não é preciso perder tempo descobrindo como fazer um produto, realizando treinamentos ou comprando equipamentos.

Na inovação aberta a colaboração ocorre com uma empresa que já possui tudo isso, o que garante um produto ou uma solução no mercado em um tempo mais curto do que no caso do modelo fechado.

3 – Melhores produtos ou serviços

A inovação aberta também pode ocorrer quando a empresa vai até os seus clientes e pede um feedback a eles, ou os convida para ajudar no desenvolvimento de uma ideia.

No crowdsourcing, por exemplo, as organizações podem obter insights de forma rápida e eficiente e que podem ajudar na identificação de áreas de melhoria.

Adicionalmente, uma análise exterior à empresa pode trazer uma visão totalmente diferente e que a equipe interna pode não ter se dado conta.

Importante ressaltar aqui que uma das grandes vantagens da inovação aberta é que o processo é contínuo. Em outras palavras, ela tem como princípio o fato de que é sempre possível melhorar.

Como implementar a inovação aberta nos negócios?

Qualquer negócio pode adotar a estratégia de inovação aberta, mas é importante que a cultura corporativa incentive essa mentalidade.

Muitas organizações já possuem um programa de inovação aberta que permite que clientes ou membros do público em geral tenham suas ideias ouvidas. Para que a sua também consiga colocar a ideia em prática, além da mudança de cultura é preciso:

  • Definir um objetivo: antes de partir para o mercado atrás de um conhecimento para alguma solução ou ideia, o foco deve ser “o que queremos com a inovação aberta? Melhorar um produto? Desenvolver uma solução nova?”;
  • Acesse novas perspectivas: partindo do objetivo, onde as respostas serão encontradas? Conforme apresentamos mais acima, é possível optar por hackathons, incubadoras, crowdsourcing, grupos de clientes, universidades, entre outros.
  • Estimule a curiosidade: a inovação aberta olha para fora, mas isso não significa dizer que a curiosidade dos talentos internos não deva ser estimulada. Muito pelo contrário, pois isso impulsiona a empresa a inovar e a buscar por inovações ainda melhores.
  • Defina métricas de inovação: elas são importantes para mensurar os esforços. Alguns exemplos são: número de parcerias de negócios x redução de custo a partir da inovação, entrega das atividades por ciclo de trabalho, quantidade de ideias x velocidade de implementação.

Vantagens e desvantagens da inovação aberta

Falamos dos benefícios mais acima, mas para entendermos bem o conceito de inovação aberta precisamos olhar para as suas vantagens e desvantagens:

Vantagens da inovação aberta

  1. Traz novas perspectivas à solução de um problema ou desenvolvimento de uma ideia;
  2. Aumenta a capacidade de aprendizado por meio do compartilhamento;
  3. Permite um fluxo de entrada e saída de inovações;
  4. Ajuda a atrair novos talentos;
  5. Possibilita novas oportunidades comerciais até então não exploradas.

Desvantagens da inovação aberta

  1. Alta dependência de fatores externos para a inovação;
  2. Perda do controle do conhecimento;
  3. Risco de vazamento de informações;
  4. Risco de disputa sobre direitos de propriedade;
  5. Dificuldade em transformar ideias apresentadas em algo viável.

Conclusão

A inovação aberta pode ser uma ótima maneira de levar novas ideias, visões e insights para uma empresa. Ela valoriza a sabedoria de fontes externas e permite melhorias na estrutura e nos processos de uma organização.

Sabe aquela frase que diz que “dois é melhor que um”? Pois é, é mais ou menos assim que a open innovation enxerga as coisas. Em vez de limitar o progresso da empresa com um foco interno tradicional, as portas passam a abrir para parcerias, ideias e conhecimentos valiosos em seu setor.

E aí, gostou deste artigo? Então, continue aqui no nosso blog e acesse mais conteúdos como este!

Banner Case de sucesso Psicologia Viva

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!