A Transfeera não realiza empréstimos financeiros. Em caso de dúvidas, fale com nossa ouvidoria.

Gestão Financeira

API Pix: por que integrar com a API da Transfeera?

API Pix: por que integrar com a API da Transfeera?

Para empresas, a modalidade de pagamentos instantâneos criada pelo Banco Central do Brasil, o Pix, se mostra muito vantajosa. Dentre os motivos, está a compensação instantânea, a qual proporciona um aumento na eficiência na gestão de fluxo de caixa e ajuda a reduzir a inadimplência comum aos pagamentos via boleto. Mas os benefícios não acabam aí. Além de permitir instantaneidade nas transações, graças à API Pix a geração de cobranças Pix torna-se ainda mais transparente, segura e agilizada.

Na Transfeera, a ContaPix é uma de nossas soluções que integra as rotinas de pagamentos e recebimentos das empresas, eliminando a necessidade do contato operacional com os bancos. A solução privilegia a facilidade e a transparência em todo o processo e o foco em tecnologia, à medida que segue a tendência dos conceitos de “invisible bank” e “conta transparente”.

Com ela, você não precisa mais se preocupar com bancos e um relacionamento complexo, nem em utilizar o Internet Banking para efetuar e confirmar as transações. A gestão de pagamentos pode ser feita diretamente pela plataforma, você também pode fazer os  pagamentos e os recebimentos por meio de integrações com nossa API.

Para explicar a você um pouco mais sobre a integração da API Pix da Transfeera, preparamos este post. Boa leitura!

O que é API Pix?

Para contextualizar, API, sigla para Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicação, em português) é um conjunto de protocolos, rotinas e ferramentas para a construção de aplicações de software.

Conforme explicamos em API de pagamento: tudo que você precisa saber, o objetivo dessas aplicações é o de permitir o intercâmbio de informações entre diferentes linguagens de programação e sistemas.

Quando o assunto é API Pix, estamos falando de uma Interface de Programação de Aplicação padronizada pelo Banco Central do Brasil. Ou seja, é o BC que determina que os PSPs (sigla para Provedor de Serviços de Pagamento) respeitem um padrão ao desenvolver a API. O processo para reconhecimento como Instituição de Pagamentos (IP) também acontece junto ao BC.

Dentre os objetivos da API Pix estão:

  • Tornar a integração com soluções de automação de pagamentos mais facilitada;
  • Reduzir os custos aos usuários finais;
  • Ampliar a concorrência no setor de pagamentos.

Pelo fato de o Banco Central padronizar a API do Pix é que instituições de pagamentos autorizadas, como a Transfeera, podem desenvolver integrações que façam a comunicação de empresas com instituições financeiras.

Colocando em outros termos, a fim de oferecermos aos nossos clientes a possibilidade de cobranças e recebimentos via Pix, somos participantes indiretos do Pix, dentro do Sistema de Pagamentos Instantâneos Brasileiro (SPI).

Banner Conheça as principais APIs e integrações para agilizar os processos financeiros

Por que fazer a integração com a API Pix da Transfeera?

Atualmente, clientes do ContaPix da Transfeera realizam mais de 10 mil Pix diários. A Pay4Fun, fintech 100% brasileira do setor de métodos de pagamento, é um desses clientes.

Hoje a empresa utiliza, por meio de API, duas soluções da Transfeera, a de gestão e processamento de pagamentos (cash out) e a ContaPix (cash in). Assim, a empresa consegue pagar e receber em um único sistema.

Neste case, mostramos os resultados da automatização de pagamentos e da inserção do Pix cobranças na Pay4Fun.

Para empresas que fazem a integração com nossa API Pix, destacamos vantagens como:

  • Pagamentos e recebimentos em um só lugar e sem o Internet Banking;
  • Controle total de seu fluxo de caixa;
  • Organização dos recebimentos e seus pagamentos com agilidade e transparência;
  • Envio de alerta a cada nova entrada de valor na conta;
  • Comprovante de recebimento do cliente ou parceiro em tempo real;
  • Emissão de QR Codes estáticos ou dinâmicos para fazer cobranças com Pix;
  • Redução de custos operacionais bancários;
  • Integração com o ERP;
  • E outras.

Como funciona a integração da API Pix da Transfeera?

Primeiramente, destacamos que a autenticação e a autorização seguem o padrão OAuth2. Ele permite ao usuário conceder acesso limitado a seus recursos para terceiros, sem precisar expor suas credenciais. Em outras palavras, não é necessário que o cliente compartilhe login e senha com ninguém.

Indo para a integração propriamente dita, o primeiro passo é habilitar a sua conta Pix na Transfeera.

A chave é criada dentro do Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT) associado à conta Pix na Transfeera. Além de permitir o recebimento de terceiros, possibilita pagamentos usando os dados da empresa do usuário como pagador.

Os tipos de chaves disponíveis são:

  • CNPJ
  • EMAIL
  • TELEFONE
  • CHAVE_ALEATORIA

Feito isso, o usuário já pode começar a receber pagamentos de terceiros utilizando a sua chave Pix registrada na Transfeera. Do mesmo modo, consegue gerar QR Codes para o seu cliente poder fazer o pagamento utilizando o app do banco ou no formato “copia e cola”.

Para receber pagamentos de terceiro, pode-se utilizar o QR Code Pix, podendo gerar cobranças com valores pré-definidos ou QR Codes estáticos que permitem o envio de  qualquer valor. Todos os pagamentos aparecerão para o usuário como destino a sua conta Pix na Transfeera com os seus dados.

Tipos de QR Code disponíveis

  • ESTATICO
  • COBRANCA_IMEDIATA
  • COBRANCA_COM_VENCIMENTO

APIs de chave PIX e APIS de QR Code

As APIs relacionadas com as operações envolvendo chaves Pix são:

As APIs relacionadas com as operações envolvendo QR Code são:

Para mais informações sobre APIs de chaves Pix e de APIs de QR Code, acesse a documentação utilizada para integração.

Aproveite que está aqui e veja algumas funcionalidades ao receber via Pix pela solução para gestão de pagamentos da Transfeera!

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!